Numa entrevista recente ao site CIO.com, um grupo de programadores veteranos (pelo menos 10 anos de experiência) respondeu à seguinte pergunta:
“O que gostaria de ter sabido na altura em que começou a ganhar a vida a programar?”
Eis os 7 conselhos de quem já passou por muitos desafios e programa há muitos anos:
1 – Aprende sobre os sistemas que estão subjacentes à programação
O ponto de partida para o desenvolvimento de software é o conhecimento de uma linguagem de programação. No entanto também é importante que odeveloper perceba o que está a acontecer por baixo do “capô”. Especialmente quando encontramos obstáculos e bugs medonhos é que faz falta conhecer um pouco melhor o sistema base e como aquele pedaço de código está a interagir com ele.
2 – Conhece as ferramentas da linha de comandos
Embora na programação se passe muito tempo a trabalhar com um qualquer editor de código “xpto”, dá muito jeito saber desempatar algumas coisas directamente na linha de comandos. Ferramentas como “find”, “comm”, “diff”, “vi/vim”, “sed” e “awk” são essenciais para resolver embrulhos de última hora.
3 – O debugger é teu amigo
Perder um dia ou dois a configurar o debugger compensa largamente quando, de repente, os resultados do código não são os esperados. Para além de ajudar a minimizar a frustração, pode ajudar a aprender coisas sobre código só são possíveis graças às soluções de código apresentadas por terceiros.
4 – Aprende a fazer os teus próprios testes
A maioria dos programadores mais experientes concorda que programar testes para validar que uma unidade de código está a fazer o que deve, é provavelmente um dos melhores conselhos que se pode dar. Aprender a programar bons testes e implementá-los bem cedo no processo é crítico para uma boa produtividade.
5 – Planeia a mudança e aprende novos sistemas
O ritmo acelerado de mudança tecnológica também se aplica aos sistemas, linguagens de programação e ferramentas utilizadas pelos programadores. Um dos programadores entrevistados aconselha uma aprendizagem nova a cada 4 anos. “Os projectos de hoje em dia já não são escritos em apenas uma linguagem ou framework. Habitua-te a mudar de projecto em projecto e de linguagem/tecnologia em linguagem/tecnologia”.
6 – Trabalha bem com os outros
Apesar do estereótipo do programador que trabalha sozinho com os seus headphones na cabeça, a verdade é que os programadores são cada vez mais requisitados para o trabalho em equipa. Ter excelentes capacidades de relação interpessoal pode ser um trunfo que facilita muito a vida na hora de programar.
7 – Evita a programação defensiva
Procura sempre a forma mais fácil de resolver os problemas e faz com que o teu código seja robusto, claro e livre de manutenção. Desta forma vão dar-te sempre mais e mais trabalho e até pedir-te para ensinar. Programar defensivamente para proteger o teu conhecimento acaba sempre por bloquear a tua progressão.