7 conselhos para todos os programadores

Tempo de Leitura: 2 minutos
Advice

Numa entrevista recente ao site CIO.com, um grupo de programadores veteranos (pelo menos 10 anos de experiência) respondeu à seguinte pergunta:

“O que gostaria de ter sabido na altura em que começou a ganhar a vida a programar?”

Eis os 7 conselhos de quem já passou por muitos desafios e programa há muitos anos:

1 – Aprende sobre os sistemas que estão subjacentes à programação

O ponto de partida para o desenvolvimento de software é o conhecimento de uma linguagem de programação. No entanto também é importante que odeveloper perceba o que está a acontecer por baixo do “capô”. Especialmente quando encontramos obstáculos e bugs medonhos é que faz falta conhecer um pouco melhor o sistema base e como aquele pedaço de código está a interagir com ele.

2 – Conhece as ferramentas da linha de comandos

Embora na programação se passe muito tempo a trabalhar com um qualquer editor de código “xpto”, dá muito jeito saber desempatar algumas coisas directamente na linha de comandos. Ferramentas como “find”, “comm”, “diff”, “vi/vim”, “sed” e “awk” são essenciais para resolver embrulhos de última hora.

3 – O debugger é teu amigo

Perder um dia ou dois a configurar o debugger compensa largamente quando, de repente, os resultados do código não são os esperados. Para além de ajudar a minimizar a frustração, pode ajudar a aprender coisas sobre código só são possíveis graças às soluções de código apresentadas por terceiros.

4 – Aprende a fazer os teus próprios testes

A maioria dos programadores mais experientes concorda que programar testes para validar que uma unidade de código está a fazer o que deve, é provavelmente um dos melhores conselhos que se pode dar. Aprender a programar bons testes e implementá-los bem cedo no processo é crítico para uma boa produtividade.

5 – Planeia a mudança e aprende novos sistemas

O ritmo acelerado de mudança tecnológica também se aplica aos sistemas, linguagens de programação e ferramentas utilizadas pelos programadores. Um dos programadores entrevistados aconselha uma aprendizagem nova a cada 4 anos. “Os projectos de hoje em dia já não são escritos em apenas uma linguagem ou framework. Habitua-te a mudar de projecto em projecto e de linguagem/tecnologia em linguagem/tecnologia”.

6 – Trabalha bem com os outros

Apesar do estereótipo do programador que trabalha sozinho com os seus headphones na cabeça, a verdade é que os programadores são cada vez mais requisitados para o trabalho em equipa. Ter excelentes capacidades de relação interpessoal pode ser um trunfo que facilita muito a vida na hora de programar.

7 – Evita a programação defensiva

Procura sempre a forma mais fácil de resolver os problemas e faz com que o teu código seja robusto, claro e livre de manutenção. Desta forma vão dar-te sempre mais e mais trabalho e até pedir-te para ensinar. Programar defensivamente para proteger o teu conhecimento acaba sempre por bloquear a tua progressão.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs

Disponível para novos projetos?

Envia-nos a tua candidatura!

Preferes escrever-nos um email? Envia a tua candidatura para: recrutamento@olisipo.pt