Com a aproximação do novo ano, surge o momento de estudar as competências a desenvolver profissionalmente. Saiba quais são as soft skills a apostar no próximo ano, valorize a aprendizagem das suas equipas e faça evoluir as suas carreiras com os percursos customizados da Olisipo.
Reinvenção com o Live Training
Antes de avançarmos, é preciso recordar como a aposta na formação remota ganhou um boost pelo contexto pandémico. De opção pouco dinamizada para única solução possível em plena pandemia, as ferramentas e plataformas de formação remota desenvolveram-se largamente. Na Olisipo, demos especial ênfase ao Live Training, uma metodologia de formação online em tempo real, com inúmeras vantagens para os formandos.
O desafio foi ultrapassado com sucesso. Adaptaram-se cursos, recursos, formandos e formadores e o resultado é visível: excelente feedback por parte dos participantes, que puderam assim continuar o seu percurso formativo e desenvolvimento profissional.
Para 2021 a Olisipo irá continuar a apostar no desenvolvimento das suas formações em Live Training, mantendo o compromisso com os conhecimentos e as carreiras de todos os profissionais que nos escolhem.
Competências em destaque
O ano de 2020 prova-nos que, além das competências técnicas, é de extrema importância desenvolver soft skills. As competências comportamentais são fundamentais para a evolução na carreira de qualquer profissional. Cada vez, estas características intrínsecas dos elementos das equipas devem ser valorizadas e trabalhadas, conjugando-as para um crescimento alinhado.
As competências mais valorizadas para 2021 são aquelas que 2020 exigiu, quase de repente, de todos os profissionais. A capacidade de adaptação e de inovação, o espírito de resiliência, a boa comunicação e trabalho em equipa são algumas das soft skills em destaque.
Pensamento estratégico
É possível trabalharmos o pensamento orientado de forma estratégica? Sim, e é fundamental treinar esta competência para a gestão de trabalho em equipa.
O Design Thinking é um dos cursos que promove precisamente esse pensamento. Com esta abordagem, trata-se de pensar em resolução de problemas de forma coletiva e em colaboração, aproveitando os backgrounds diferentes de todos os formandos para encontrar uma solução.
Todos colaboram para o resultado final, uma solução conjunta, promovendo o espírito de equipa e a orientação para os mesmos objetivos, beneficiando a equipa e a organização.
Adaptação e resiliência
O contexto pandémico expôs medos e angústias para todos os setores, desafiando os profissionais ao transformar o seu dia a dia. A capacidade de adaptação e o espírito de resiliência são chave nestes momentos, sendo necessário entender como gerir emoções e tirar partido dessas mudanças para evoluir.
Liderança
A interação entre elementos de uma equipa foi desafiada com as mudanças em 2020. Cada team leader passou a fazer a gestão das suas pessoas à distância, acompanhando de uma forma diferente os processos e resultados. Mais que nunca, é importante desenvolver uma liderança atenta, com capacidade de motivar a equipa em todos os desafios.
Comunicação
Conseguir comunicar com clareza e assertividade é fundamental para todos os profissionais. A comunicação interpessoal é um elemento essencial no trabalho em equipa, garantindo a compreensão mútua, a clareza da mensagem transmitida, o alinhar de todos para um objetivo ou missão em comum.
Saber transmitir uma mensagem de forma clara, manter uma atitude confiante e desenvolver a escuta ativa são características muito valorizadas.
Gestão do tempo
Os níveis de produtividade foram transformados com a adaptação ao trabalho remoto. Desenvolver competências ao nível de gestão de tempo, de stress e de produção é essencial para obter bons resultados e, até, potenciar as novas ferramentas ao dispor dos profissionais.
Na Olisipo damos resposta às necessidades formativas técnicas e comportamentais de todos os profissionais, desenhando em conjunto um plano de formação à medida para as necessidades de cada equipa. Entre em 2021 com as ferramentas e formações certas para potenciar as competências mais valiosas na sua organização.