Como deixar de procrastinar

Tempo de Leitura: 3 minutos

É um palavrão que até dá preguiça de ler. O problema aqui é esse mesmo. Às vezes demoramos mais tempo a evitar as coisas que temos para fazer, do que, de facto, a fazer as ditas cujas.

If you want to change the world, start off by making your bed,” disse William McRaven a uma turma de finalistas da Universidade do Texas, em 2014. O que a marinha considera “fazer a cama” – cantos direitinhos, almofada centrada, manta dobrada aos pés da cama – é Idiossincrático. Mas o que o Almirante queria transmitir com a sua frase é universal: quer sejas um marinheiro, um programador ou um CEO, “se fizeres a tua cama todos os dias, já cumpriste a primeira tarefa do dia”. Este discurso tornou-se viral. 

Apesar de ser um ótimo discurso, milhares de camas ficam por fazer por este mundo fora, todos os dias. Muitos de nós ainda batalham todos os dias – ou já desistiram por completo – contra a inércia de fazer as coisas. Apesar disso, seguem aqui algumas dicas para lutar contra o – inspira fundo – procrastinador dentro de todos nós. 

A melhor forma de fazer alguma coisa é começá-la

Quando começamos algo, já estamos a criar um ritmo, um ímpeto, que nos empurra para a frente e nos impede de parar. Obviamente que falar é fácil, e nem todas as tarefas são prazerosas. Quanto menos positiva for a tarefa em mãos, mais tempo passamos a pensar no quão chato será fazê-la. E mais tempo demoramos a dar aquele primeiro passo, em começar. Estar ciente deste facto não é suficiente para quebrar o ciclo, mas é um começo.   

Não deixes emails por ler

Em termos práticos, começar algo pode significar simplesmente abrir um email. Ou um novo documento e dar-lhe um título. No seu livro de 2001 (não sabemos como, mas 2001 já foi há mais de 20 anos) “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity”, o autor e consultor de gestão de tempo americano David Allen alerta para o facto de a caixa de entrada do email ser uma “estação de processamento” e não um arquivo. Esta caixa de entrada, cujo conteúdo felizmente (ou infelizmente) não se acumula na nossa secretária, é mais fácil de ignorar que uma carta ou um ficheiro em papel. O email (ou qualquer outro tipo de correspondência eletrónica) é o ponto de partida da maior parte dos projetos em que trabalhamos, especialmente na época do trabalho remoto.

Envolve outras pessoas no processo

Se ainda vires que continuas a fazer de tudo, até ir arrumar a casa, para evitar a tua lista de “to-do” , envolver outras pessoas no processo pode ser uma solução. Conversar sobre o assunto com outras pessoas pode ajudar-te a chegar a conclusões ou formas de fazer as coisas em que ainda não tinhas pensado antes, dividir tarefas com alguém ou até mesmo ter um “accountability buddy” que não te deixe atrasar nos teus deadlines. 

Divide o trabalho em secções mais facilmente exequíveis

Depois de começar uma tarefa, considera os pontos de passagem. Divide o trabalho em secções. É mais fácil cumprir várias pequenas tarefas do que uma tarefa grande que pode parecer demasiado longa ou complicada. Um estudo de 2005 do MIT examinou como é que o conhecimento conceptual é processado pelo nosso cérebro. Descobriu-se que ele – o cérebro – prefere tarefas concretas e discretas a tarefas abrangentes e abstratas. Por exemplo, prefere terminar um documento primeiro, do que desenhar uma estratégia completa. 

A procrastinação encontra-se entre a lógica e a emoção, entre a ambição e a conquista. Não é fácil fazer uma ponte entre esses dois lados, mesmo quando sabemos, de forma racional que se o fizéssemos, aquela ansiedade da tarefa por fazer deixaria de estar ali, no canto, a assombrar-nos. O progresso rápido não é algo fácil, mas é recompensador, e dá-nos um “rush” de satisfação que quem deixa tudo para a última hora nunca vai sentir. 

Deixar algo para depois não o faz desaparecer

É importante ler novamente, porque esta é aquela verdade que todos sabemos mas não queremos admitir. E esperar que toda a gente se esqueça que a tarefa existe, também não é uma boa estratégia. Pouco a pouco, todos os dias, vamos cumprindo pequenas tarefas, umas a seguir às outras, e um dia, já nem nos vamos lembrar que um dia fomos procrastinadores. 

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs

Disponível para novos projetos?

Envia-nos a tua candidatura!

Preferes escrever-nos um email? Envia a tua candidatura para: recrutamento@olisipo.pt