A aprendizagem em modo Live Training surgiu de forma repentina para muitos. Com vídeos em direto e interação em tempo real, é uma opção de formação remota bastante vantajosa e já usada há largos anos em muitos países.
A Olisipo aposta na metodologia Live Training, com inúmeras vantagens para os formandos e para o seu percurso de aprendizagem. Seja em áreas técnicas ou no âmbito das soft skills, a formação remota é uma solução de futuro já disponível no presente.
Queremos responder às questões mais colocadas e aos mitos mais recorrentes sobre Live Training, de forma a desmistificar esta opção de formação remota.
Mito 1: Isto é e-learning
A formação remota em Live Training ocorre em direto. No fundo, os formandos estão presentes numa sala de aula virtual onde a formação decorre como em sala física: em tempo real. As aulas são dadas no mesmo momento para todos os formandos com interação entre todos os participantes.
Por outro lado, a formação em regime e-learning decorre de forma assíncrona. Assim, as aulas são gravadas previamente pelo formador, e são assistidas noutros momentos, ao contrário do Live Training.
Mito 2: A formação é uma leitura de slides
Os nosso formadores têm experiência em formação em direto, pelo que não serão horas perdidas a ouvir alguém ler uma apresentação. A experiência profissional dos nossos formadores faz com que a maior parte das nossas formações seja baseada em case studies, com adaptação à realidade profissional dos formandos.
Além disso, os formadores que trabalham com a Olisipo realizaram cursos de preparação para adaptarem os conteúdos e a forma de ensino ao formato Live Training.
Mito 3: Há pouca interação com os colegas e o formador
Uma das vantagens de Live Training é o potencial de comunicação em turma. As aulas decorrem em direto e ao mesmo tempo para todos os formandos, ligados a uma mesma plataforma.
Nesta sala de aula virtual é possível interagirem uns com os outros, durante a formação. Consegue garantir-se assim uma maior ligação entre toda a turma, que não acontece noutras formas de ensino à distância.
Também o contacto com o formador é feito em tempo real, sendo possível colocar e esclarecer dúvidas de imediato ou mesmo no final da formação.
Mito 4: Perde-se demasiado tempo a resolver falhas técnicas
Nas nossas formações Live Training asseguramos a boa qualidade de transmissão com preparação prévia. Antes das transmissões, preparamos as tecnologias necessárias para a formação e garantimos que a plataforma funciona sem falhas.
Depois, durante a formação Live Training há ainda uma pessoa destacada para supervisionar o desempenho das tecnologias e resolver eventuais problemas técnicos.
Mito 5: Vou esquecer a matéria que aprendi rapidamente
A nossa experiência diz-nos o contrário.
Os nossos formandos revelam uma alta taxa de sucesso na concretização das formações, avaliações e exames de certificação.
Os testemunhos de quem conclui os cursos, pouco tempo após a formação, mostram como a utilidade e retenção das matérias foram um boost para a sua carreira e até para novas oportunidades de emprego.
Para além destes indicadores, os nossos formadores são altamente especializados, com vários anos de experiência em terreno e de “mão na massa”.
Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em desenhar uma resposta às suas necessidades formativas.