O foco na experiência de formação mais flexível

Tempo de Leitura: 2 minutos
foco na experiência de formação

A tecnologia e a digitalização são transversais a todos os mercados, ganhando força de forma rápida e constante. Depois da transformação em modelos de trabalho, consumo e serviços, também a área da formação valoriza cada vez mais a experiência de aprendizagem.

A digitalização da formação

Durante a pandemia, diferentes mercados se viram obrigados a adaptar de forma urgente a sua forma de funcionamento. A área da formação não foi exceção.

Com a disponibilização de novas plataformas tecnológicas, melhoria de ferramentas digitais e adaptação de formadores, os cursos e conteúdos passaram a ser transmitidos online de forma integral.

Num processo de teste e melhoria, foi possível encontrar respostas de sucesso para garantir a aprendizagem contínua dos profissionais no mercado, onde várias modalidades de formação remota proliferaram como:

  • Live Training (formação em direto online);
  • Video Learning (através de apresentação em vídeo);
  • E-Learning (assíncrono);
  • B-Learning (aulas em direto, presenciais ou online, e estudo assíncrono).

Durante a pandemia, formandos e formadores puderam testar e adotar as metodologias que preferiram e onde o remoto era a única solução. Regressando gradualmente à normalidade, como revela um artigo da eLearning Industry, a aprendizagem vai continuar a dar-se online e haverá uma preferência por regimes como os mencionados, que equilibrem as vantagens do presencial e do remoto.

Como a formação faz a diferença nas organizações

A aposta na formação dos colaboradores continua a ser uma das estratégias mais relevantes no mercado das TI.

Por um lado, a escassez de talento traz desafios acrescidos às organizações. Para dotar os colaboradores dos conhecimentos mais atualizados e assim alcançar ótimos resultados, a formação para aquisição de competências é fundamental.

Há transformações diárias no mercado, pelo que a atualização de conhecimentos é de extrema importância para que a organização responda aos desafios do mercado.

Por outro, é precisamente esse investimento nos colaboradores que distingue a organização. Num mercado com forte concorrência, a aposta na formação é um fator diferenciador e atrativo para novos talentos.

Percebendo a importância da formação, tanto as organizações como as entidades responsáveis pela área, devem entender a necessidade de valorizar, cada vez mais, a forma como os profissionais percebem a experiência formativa.

Flexibilidade e adaptação

Pela importância que a formação adquire, torna-se importante perceber como o momento de aprendizagem pode ser melhorado através das diferentes modalidades.

Enquanto espaço de aprendizagem, troca e partilha de conhecimentos, as ações formativas devem colocar cada vez mais o foco na experiência dos formandos e isso passa por adaptar várias componentes.

Oferecer um leque de diferentes modelos de aprendizagem, presenciais e remotos, será um fator diferenciador para organizações e entidades formadoras. Cada vez mais os profissionais valorizam essa oferta, potenciando o momento de aprendizagem pelo conforto e valorização das suas preferências.

Nesse sentido, as organizações e as entidades formadora devem, em conjunta, delinear as melhores ações, tendo em conta objetivos e constrangimentos de ambos os lados. É a resposta flexível que maior sucesso traz à formação.

Tal como se adotaram para o futuro modelos remotos (no trabalho e no consumo, por exemplo), também a área da formação verifica essa tendência de adaptação.

Para as organizações que querem um crescimento sustentado, que responda às exigências do mercado, a formação é o investimento certo a fazer.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs