A implementação dos valores e princípios ágeis na área de testes é a chave para que as equipas consigam responder às exigências atuais do mercado. Na prática, este Agile Testing torna os testes mais flexíveis, alcança resultados de forma mais rápida e de acordo com os requisitos, mesmo que estes se alterem durante o projeto, como é comum acontecer.
Valores e princípios ágeis
O desenvolvimento de software está sujeito às necessidades e exigências dos clientes, que podem sofrer alterações de forma rápida. Face à gestão tradicional mais rígida, torna-se cada vez mais relevante que as equipas trabalhem de modo flexível, colaborativo e dinâmico para alcançar alta produtividade e dinamismo no ciclo de desenvolvimento de software.
Criado em 2001, o Manifesto Agile explora diferentes valores e princípios essenciais para esse desenvolvimento mais ágil e que pode ser estendido a diferentes áreas da tecnologia. De forma iterativa e realizando etapas curtas para planear e desenvolver, entregam-se os resultados com maior qualidade.
O cliente pode, assim, ir acompanhando o progresso do seu projeto e dando feedback. Qualquer alteração pedida é implementada de forma mais flexível. A equipa ganha uma dimensão acrescida, mostrando resultados em conjunto e alcançando todo o potencial através do trabalho de colaboração e não individualmente.
Há diferentes metodologias e ferramentas que as equipas podem adotar, com vista a trabalhar segundo os valores e princípios ágeis. As metodologias mais conhecidas serão possivelmente o Scrum e o Kanban, com características diferentes dinâmicas.
No entanto, embora seja possível recorrer a diferentes metodologias e ferramentas, os fundamentos ágeis são os mesmos e o foco deverá ser sempre a entrega rápida e de qualidade ao cliente.
Testes em ambientes ágeis
Os fundamentos ágeis dizem respeito a uma postura de colaboração, marcada pela flexibilidade e adaptação de forma a responder o melhor possível às necessidades do cliente. Em detrimento de modelos mais tradicionais, onde cada fase depende da conclusão da anterior, as metodologias ágeis potenciam os ciclos de teste ao indicarem de forma rápida e imediata qualquer melhoria a ser feita.
A gestão de testes em ambientes ágeis (e respetivas ferramentas) traz uma maior relevância à atuação constante dos testers durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Para além disso, cada tester na equipa tem a responsabilidade de se orientar e de fortalecer e trabalhar a cultura coletiva de qualidade, marcada por diferentes características:
Foco no utilizador: trabalhando em conjunto com os product owners, os testers devem pensar em como a funcionalidade em causa será utilizada;
Prevenção de bugs: ao testar em ambientes ágeis, espera-se que os testers consigam contribuir fortemente para a antecipação de problemas que possam surgir; ao participar no planeamento das tarefas e contribuir com os critérios de aceitação e os respetivos casos de teste, os profissionais podem facilitar a prevenção de possíveis bugs ao identificar desde início, junto dos developers e produtct owners, o que pode ou não resultar;
Visão sistémica: os testers devem ter conhecimento da área de negócio em que se inserem tão bem como da sua área técnica; com esses pontos de vista em mente, conseguirão entender melhor os riscos envolvidos em cada entrega, trabalhando para responder às preocupações e necessidades dos envolvidos no projeto.
Sam Laing, formadora para a área de testes, criou um resumo que condensa os princípios para testar de acordo com os valores e princípios ágeis:
Para responder às necessidades atuais, marcadas pela constante mudança, e às exigências do cliente que se vão alterando, é necessário que os profissionais de testes tenham conhecimento de metodologias mais ágeis.
A formação nesta área é um passo importante para garantir a atualização dos profissionais com essas metodologias. A certificação ISTQB® Agile Tester desenvolve precisamente essas competências, dotando os profissionais de testes e QA dos conhecimentos e ferramentas essenciais para trabalhar segundo os valores e princípios Agile.
O mundo transforma-se, a competição cresce e é preciso entregar resultados de forma rápida para enfrentar desafios e concorrência. A implementação de Agile Testing traz maior produtividade às equipas e potencia resultados de alta qualidade, respondendo às exigências do cliente e do mercado.