Cada vez mais é essencial garantir a qualidade de software antes de lançar um produto no mercado. Investir na área de Quality Assurance é essencial para alcançar esse objetivo, potenciando os bons resultados.
A área de QA
Com o crescimento da era mobile e da literacia dos utilizadores nos meios digitais, a área de Quality Assurance (QA) viu um desenvolvimento exponencial. Hoje em dia, assume-se como essencial para o sucesso de qualquer produto ou serviço.
Em QA pretende garantir-se o funcionamento correto dos softwares antes de os lançar no mercado, utilizando para isso vários processos onde os testes são fundamentais. Através destes, sejam eles manuais ou automatizados, é possível testar comportamentos do produto, verificar potenciais defeitos e dificuldades e resolver com agilidade e rapidez.
Quanto mais rápido se testa, mais depressa se detetam defeitos e falhas e se resolvem, permitindo uma gestão eficaz de recursos financeiros, humanos e de tempo. É possível realizar diferentes tipos de testes nas várias fases de desenvolvimento do software, de forma a assegurar a sua qualidade em todas as etapas e no resultado final.
Três dos elementos fundamentais que devem entrar nos testes de software prendem-se com:
- Confiança: o sistema é resistente a falhas durante a execução, isto é, não entra em loop, não interrompe a execução por falta de recursos, nem apresenta outros problemas.
- Funcionalidade: o sistema comporta-se conforme o esperado e definido nos requisitos.
- Eficiência de desempenho: o sistema tem um tempo de resposta adequado e aceitável, mesmo quando submetido a um volume de processamento próximo de situações reais ou de pico?
Pelo facto de a área de testes seguir metodologias ágeis, tanto nos processos como na forma de trabalho dos seus profissionais, há maior capacidade de adaptação e correção sempre que necessário. No final, o objetivo mantém-se: assegurar a qualidade do software em questão.
A relevância dos testes
Falhas no produto lançado não passam incólumes para o utilizador, que exige qualidade e de imediato denuncia logo que esta esteja em falta. Quando há defeitos no que se apresenta põe-se em jogo a imagem e credibilidade da empresa, a satisfação do cliente e futuras oportunidades de negócio.
Num momento inicial, o investimento em QA pode parecer elevado mas colmata desde logo defeitos e falhas que podem custar a perda de clientes, potenciais negócios e outros recursos. A melhor estratégia passa por instaurar os processos de testes ao software em desenvolvimento desde a sua fase inicial.
Pela relevância que representa no resultado global para a empresa, é importante garantir que as equipas da empresa dedicadas à área de testes estão a par das tendências, ferramentas e conhecimentos mais atuais. Assim, é essencial identificar um bom parceiro de formação a quem confiar esta aprendizagem, como fazemos na Olisipo em parceria com a SQS Portugal, uma referência na área de QA.
Através da identificação das necessidades formativas dos profissionais e tendo em conta os objetivos da organização, na Olisipo trabalhamos no sentido de definir as melhores opções formativas e planos de desenvolvimento de carreira para as equipas dos nossos clientes. Com formação à medida, damos uma resposta mais precisa e que melhor satisfaz os requisitos para ótimos resultados.
Aposte na área de testes e QA para melhorar os seus produtos e serviços. Identificar defeitos e falhas rapidamente permite uma correção mais imediata, entregando resultados também de forma célere e lançando o produto que corresponde às expectativas tendo simultaneamente menor probabilidade de existência de defeitos.