Estamos a evoluir para um mundo cada vez mais acelerado e automatizado, reduzindo o peso de algumas tarefas e a probabilidade de erro humano. A qualidade dos resultados entregues não deve ser sacrificada neste ritmo e, por isso, a automação de testes e qualidade ganha maior relevância.
Independentemente da dimensão de uma empresa, a fase de testes é essencial no desenvolvimento de qualquer software. Nesse sentido, a forma como eles são realizados terá também impacto na qualidade do produto final e é aqui que automação de testes mostra os seus benefícios face aos testes manuais, pois permite testar de forma mais rápida e lançar o produto para o mercado, sem comprometer a sua qualidade.
Vantagens da automação
1. Feedback rápido
O processo de automação dos testes torna os ciclos de feedback mais curtos, identificando rapidamente potenciais falhas e corrigindo-as. Com ciclos de feedback mais curtos também a validação se torna mais rápida. Ao mesmo tempo melhora a comunicação entre equipas que necessitam da informação, como developers, designers e product owners, que podem consultar os logs e ter acesso à informação rapidamente.
2. Resultados imediatos
A rápida implementação da automação de testes permite também poupar tempo em sistemas complexos. Com o acelerar dos testes é possível realizá-los de forma repetida, entregando resultados mais rápido e cada vez com menos esforço.
3. Menos despesas
Uma vez que acelera a entrega dos resultados, a automação de testes permite poupar tempo e também reduz o investimento financeiro da organização. A qualidade do trabalho aumenta, reduzindo por sua vez a necessidade de correção após lançamento no mercado. No seu todo, a automação diminui os custos do projeto.
4. Maior eficácia
A fase de testes ocupa uma grande parte do ciclo de desenvolvimento. Assim, qualquer melhoria que se faça no sentido da eficiência pode ter um enorme impacto no tempo de criação do projeto. Ainda que a configuração inicial do processo exija tempo, a automação vai compensar de forma significativa o tempo dispensado em testes.
5. Abrangência alargada
Com a automação é possível realizar um maior número de testes relativos a uma aplicação. Deste modo consegue-se maior abrangência, ao contrário de um processo manual que implicaria uma equipa enorme e com grandes limitações de tempo. O alcance superior da automação de testes possibilita testar mais features e melhorar a qualidade.
6. Reutilização dos testes
Graças à natureza repetitiva dos casos de teste na automação, os developers têm a oportunidade de avaliar também a reação do programa – e não apenas a sua configuração inicial. Os casos de teste automatizados são reutilizáveis e, por isso, podem ser aplicados em diferentes abordagens.
7. Deteção antecipada de erros
Uma vez que o ciclo de feedback é mais rápido, também a deteção de potenciais erros e falhas é antecipada e simplificada para as equipas de testes. Desta forma é possível aumentar a velocidade de desenvolvimento sem comprometer a qualidade. Quanto mais cedo se identificar um erro, menos custos estão envolvidos na sua resolução.
8. Rigor nos testes
Em testes realizados manualmente, devemos contar com as diferentes abordagens que os responsáveis têm dependendo da sua área e conhecimento. Com o desenvolvimento da automação de testes é garantida a mesma abordagem em todas as áreas, assegurando a melhor qualidade possível.
9. Lançamento rápido no mercado
Com recurso à automação de testes é possível reduzir ainda o tempo de lançamento do produto no mercado, recorrendo à execução constante de casos de teste. Ao reduzir o tempo de testes, também se acelera o tempo para entrega e lançamento do resultado no mercado.
10. Segurança da informação
A eficácia dos testes dependerá em grande parte da qualidade dos dados a usar. Criar essa informação com qualidade requer tempo e, como resultado, os testes são muitas vezes corridos em cópias de bases de dados. A partir das soluções de automação de testes é possível criar, manipular e proteger as bases utilizadas, permitindo reutilizar os dados infinitamente. A poupança de tempo e custos é amplamente potenciada.
As vantagens da automação de testes trazem grande valor para todas as partes envolvidas no projeto, desde developers ao cliente. Apesar de um maior investimento inicial, permite reduzir custos a médio prazo, entregando também os resultados de forma mais rápida e com maior qualidade.
Formações Olisipo em Automação de Testes
Para responder às necessidades formativas dos colaboradores e do mercado nesta área, desenvolvemos os cursos: