Os novos talentos do mundo digital que as empresas precisam de atrair

Tempo de Leitura: 2 minutos
curso liderança

A Mckinsey publicou recentemente um artigo acerca da forma como um ambiente de rápida mudança digital está a alterar o tipo de competências de TI que são fundamentais nas empresas. As organizações que souberem adaptar-se a estas novas necessidades irão certamente ganhar uma vantagem competitiva em relação às restantes.

O tipo de talento que as empresas digitais precisam pode variar de acordo com o mercado, mas existem alguns traços comuns cruciais a qualquer negócio digital: opera rapidamente, é ágil, responsivo, focado no cliente e capaz de criar insights. Eis alguns dos talentos que reúnem esse tipo de competências:

  • Experience designers e engineers

Investir em talento TI que permita proporcionar uma boa experiência ao cliente é fundamental. Estes profissionais estão particularmente focados em criar insights através da análise de dados do cliente e interpretar comportamentos do consumidor através de métodos test-and-learn, traduzindo estes insights e ideias em soluções que utilizem ferramentas de design.

  • Scrum masters e agility coaches

Dentro da metodologia “scrum” (que impõe a auto-organização e capacidade da equipa para fazer mudanças rapidamente), o scrum master assegura a gestão das equipas durante o processo de desenvolvimento. São indivíduos com grandes capacidades de liderança e para resolver problemas rapidamente. Por outro lado, os agility coaches têm o papel de “agentes da mudança” que transformam a forma de pensar e agir da empresa. Têm fortes skills de comunicação e persuasão, criam planos que sustentam os processos ágeis da organização e determinam os KPIs e métricas para analisar o progresso.

  • Product owners

Este papel é por vezes referido como o mini-CEO de um produto digital. Os product owners definem a visão do produto, têm autoridade para tomar decisões de grande valor para o negócio e estão altamente focados nos KPIs que quantificam o progresso. Para desempenhar este papel é fundamental ter visão estratégica, foco no valor quantificável do produto para o negócio, capacidade de decisão e experiência em gestão de produto.

  • Arquitectos full-stack

Este profissional deverá não só estar familiarizado com todas as componentes tecnológicas que incluem a interface web/mobile do utilizador, micro-serviços de middleware e bases de dados back-end, como ser um perito em pelo menos uma destas áreas.

  • Machine-learning engineers de nova geração

Este novo tipo de inteligência artificial que concede aos computadores a habilidade para aprender por si mesmos requer um novo tipo de software engineer que saiba utilizar conjuntos de dados, programar em ambientes de programação escaláveis (Cloud, Hadoop, etc) e perceba como refinar os algoritmos utilizados nos seus códigos de software.

  • “DevOps” engineers

As organizações precisam de DevOps (integração de development operations) engineers para navegar num ecossistema de programação baseado em infraestruturas cloud em rápida mudança. Estes podem criar ferramentas que permitam às equipas de desenvolvimento automatizar os processos através de acesso a recursos de infraestrutura (servidores, aplicações, armazenamento, etc) à distância de um clique.

O sucesso de uma empresa numa era de transformação digital não passa apenas pela componente tecnológica. Mas saber reconhecer que novos talentos de TI são necessários e entender que métodos de recrutamento são eficazes na sua atração/retenção é fundamental para a mudança.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs

Disponível para novos projetos?

Envia-nos a tua candidatura!

Preferes escrever-nos um email? Envia a tua candidatura para: recrutamento@olisipo.pt