Programação: Porque todos devem aprender e como começar

Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas pessoas aprendem a programar porque são entusiastas da Informática e procuram uma carreira a construir web sites ou aplicações mobile. Mas a programação não é só para informáticos, geeks ou nerds: todos podem sair a ganhar.

Saber programar: Tão importante quanto saber ler?

Muitas das plataformas que utilizamos hoje podem ser programadas de alguma forma. O Excel, por exemplo, já nos deixa criar um conjunto de comandos para nos ajudar a gerir e trabalhar com as folhas de cálculo.

Por isso, aprender a programar pode tornar-nos mais produtivos e eficientes no nosso dia-a-dia. Mas não só: programar é ter a oportunidade de ver o mundo a partir de uma nova perspetiva.

Ainda não estás convencido? Eis algumas das vantagens em aprender mais sobre programação:

  1. Aprender a resolver problemas melhor

Escrever um código é como estar numa aula de matemática: Começamos com um problema que precisa de ser resolvido para obtermos uma solução. Depois testamos essa solução para encontrar falhas ou melhorias e, a partir daí, podemos criar uma solução ainda melhor. Esta estratégia de “problem-solving” pode ser aplicada em praticamente todos os aspetos da nossa vida. Saber como agir perante um problema e testar diferentes abordagens para o solucionar pode fazer uma diferença incrível na nossa carreira e vida pessoal.

  1. Ser um líder melhor

Enquanto líder de uma equipa ou empresa, é crucial saber trabalhar com as pessoas que estão ligadas à área da tecnologia. É muito comum haver uma barreira entre os engenheiros e os gestores, principalmente pela falta de noção em relação ao que cada um faz e os processos que isso envolve. Conseguir criar uma ponte entre estes dois mundos é, sem dúvida, o caminho certo para o sucesso.

  1. Aumentar o nosso potencial

A capacidade de participar de forma ativa, mesmo em situações que não façam parte da nossa área, é vista como uma grande mais-valia. Ter know-how na área da programação poderá dar-nos a capacidade de entender melhor como as peças do puzzle se encaixam no negócio, transformando-nos num ativo realmente valioso para qualquer empresa.

  1. É quase como um “super-poder”

Num mundo rodeado quase somente de software, apps e web sites, saber criar essas coisas pelas nossas próprias mãos é verdadeiramente poderoso. Aprender pode nem sempre ser fácil, mas será sempre uma experiência gratificante, que pode até mudar a nossa vida.

É de pequenino que “se torce o pepino”

Há muito que a tecnologia invadiu as salas de aula dos mais pequenos. As crianças já aprendem a utilizá-la, mas será que também aprendem como funciona?

É este o objetivo do programa “Iniciação à Programação”, que já arrancou o ano passado em 630 escolas em todo o país. A iniciativa já pôs crianças do Ensino Básico a dar os primeiros passos no mundo da Programação através de plataformas como o Kodu – que lhes ensina a criar um jogo de raiz – e o Scratch, uma nova linguagem criada pelo MIT, que dá liberdade às crianças para criar as suas próprias animações, músicas e histórias interativas.

Isto não quer dizer que estamos a formar as nossas crianças para serem a próxima geração de engenheiros informáticos. Este tipo de programas ajuda-as a resolverem problemas mais rapidamente, a saberem lidar com os seus erros, a trabalharem em equipa e aprenderem a olhar para as coisas sob uma perspetiva diferente – qualidades fundamentais para terem sucesso em qualquer carreira.

Por enquanto, cabe às escolas a decisão de se envolverem na iniciativa. Mas acreditamos que, no futuro, a programação será ensinada nas escolas lado a lado com outras disciplinas importantes, como a Matemática.

Por onde começar?

Já entendemos a importância que a programação pode ter na nossa vida. E agora, qual é o passo seguinte?

Felizmente, nunca foi mais fácil aprender a escrever uma linha de código. Existem tantas plataformas – muitas delas gratuitas – que nos ajudam a aventurar neste mundo.

Eis alguns exemplos:

  1.  Codecademy – No website interativo desta startup podemos aprender a programar em HTML/CSS, Javascript, Python e Ruby on Rails, criando e executando os nossos próprios projetos. Até têm uma aplicação – Hour of Code – que nos permite programar e utilizar um programa criado por nós, tudo a partir do iPhone. A melhor parte? Todos os conteúdos são fáceis de aceder e completamente gratuitos.
  2. Code.org – Apoiada por empresas como o Facebook, o Google e a Apple, a Code.org oferece uma grande quantidade de tutoriais para iniciantes que querem aprender a programar. Podemos até criar a nossa própria versão do Flappy Bird com o nosso toque personalizado.
  3. Code Avengers – O Code Avengers foi criado para nos fazer adorar a programação. Apesar de não oferecer uma grande variedade de linguagens, os cursos têm uma abordagem de ensino divertida enquanto desenvolvemos as nossas skills informáticas sem qualquer esforço.
  4. Code School – Esta plataforma é ideal para quem quer alargar o seu conhecimento depois de completar os cursos para iniciantes da CodeAcademy ou Code Avengers. Ao contrário destas plataformas, a Code School oferece cursos mais aprofundados para nos tornarmos verdadeiros experts em programação.
  5. Treehouse – Os cursos da Treehouse são mais orientados para projetos específicos do que para a linguagem em si, o que significa que é a ferramenta perfeita para o novato que já tem um projeto em mente, como criar uma aplicação ou um web site.

“Acho que qualquer pessoa deveria aprender programação, porque ensina-nos a pensar.”

Steve Jobs

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs