Quais são as tendências de tecnologia a crescer em 2022?

Tempo de Leitura: 4 minutos

A digitalização do mercado está a trazer grandes transformações às Tecnologias de Informação. Para os profissionais e organizações que querem estar um passo à frente e ganhar destaque, é importante estar a par das tendências de tecnologia para 2022 e apostar na aquisição de competências para responder às novas exigências.

Entender as tendências

A pandemia teve um papel importante na transformação de uma série de setores. O mercado das TI está em constante mudança, onde surgem novas tecnologias, frameworks e métodos de trabalho. 

Embora seja sempre algo arriscado fazer previsões nas TI pelas mudanças dramáticas e desafios infinitos à inovação, como refere o report Tech Trends 2022 da IEEE, é possível identificar algumas tendências emergentes precisamente a partir das transformações já em curso.

Para preparar projetos e determinar objetivos é fulcral entender mudanças, novidades ou acelerações previstas para o próximo ano. Em simultâneo, torna-se essencial fazer planos de ação e de formação que respondam a essas exigências do mercado.

A especialização dentro destas tendências terá um peso importante no destaque de organizações e talentos, que mostra como se prepararam para o futuro e como conseguem responder de forma mais imediata e eficaz às necessidades.

Preparar uma resposta eficaz

Como se pode acompanhar tantas transformações? A resposta mais eficaz às exigências que surgem está na aposta em formação especializada, escolhendo as ações mais adequadas às necessidades emergentes no mercado.

Através da identificação das competências a desenvolver e dos conhecimentos a adquirir, é possível preparar cada talento para tratar as exigências que surgem com maior rigor e de forma dedicada.

1. Big Data

Há um grande potencial nos dados que atravessam o digital, sobretudo pela capacidade de deles se extraírem insights de grande importância para a tomada de decisões. 

A área de big data, que estuda formas de tratar, analisar e obter esses insights a partir de dados, vai continuar a ganhar um destaque crescente nas TI.

Em simultâneo, o uso de big data e Inteligência Artificial vai potenciar a área de decision intelligence. Segundo o estudo 2022 Top Technology Trends da Gartner, a congregação de dados, análise e IA, vão criar plataformas essenciais para apoiar, aumentar e automatizar a tomada de decisões relevantes para a organização.

Prepara-se para esta tendência com os cursos:

2. Segurança da informação

Num panorama onde os dados e a informação se assumem fundamentais para uma série de desenvolvimentos e decisões relevantes, revela-se muito importante assegurar a sua proteção. 

As ameaças de roubo, uso indevido de informações confidenciais e os escândalos que minam a credibilidade de organizações são constantes e as organizações e profissionais em TI devem preparar-se com rigor para prevenir e solucionar possíveis falhas de cibersegurança.

De acordo com o mesmo estudo da Gartner, vão emergir melhores redes de segurança (“cybersecurity mesh architecture”), criadas dentro das empresas. Com esta solução de arquitetura digital, será possível criar uma estrutura de segurança que se estende e integra todos os serviços de IT, colmatando as brechas que surgem na forma dispersa como se trabalha atualmente entre clouds e data centers.

Prepara-se para esta tendência com os cursos:

3. Blockchain

Cada vez mais a blockchain se estende a diferentes setores e mercados. Enquanto nova tecnologia, as maiores vantagens do uso de blockchain relacionam-se com a velocidade, baixo custo e alta segurança na partilha de dados, transações e informações.

Por este motivo, a blockchain está a demonstrar uma série de outros usos e potencialidades em diferentes serviços e produtos, e será uma das grandes tendências de crescimento.

4. IoT

O aumento contínuo de novos aparelhos conectados à internet está a crescer exponencialmente, transformando a forma como vivenciamos cada momento.

Desde roupas que conseguem monitorizar movimentos, a casas e cidades inteligentes, os equipamentos mais ou menos autónomos que funcionam através da internet expandem-se e potenciam uma conexão entre diversos aspetos das nossas vidas. 

Prepara-se para esta tendência com o curso:

5. Hiperautomação

As potencialidades da automação chegam a diferentes áreas, processos e funções, colocando em destaque a utilização de inteligência artificial para essa transformação. Esta hiperautomação, como mostra o estudo de tendências da Gartner, é uma abordagem que pretende identificar, vetar e automatizar todos os processos de negócio de TI possíveis.

Por um lado, a área de machine learning tem um papel cada vez mais importante nas nossas vidas, destacando as potencialidades de sistemas de IA. Deste modo, as soluções que recorrem a machine learning estão a expandir-se para diferentes setores, como consumo (sugerindo produtos) ou informação (organizando resultados de pesquisa).

Por outro lado, há cada vez mais tarefas a serem transformadas pela automação. Segundo o estudo da IDC, prevê-se que 45% das tarefas assentes em repetição vão estar automatizadas nas empresas em 2022. Isto significa uma grande transformação no mercado: enquanto algumas tarefas se tornam arcaicas e desaparecem, nascem outras funções e potenciam-se aspetos como produtividade das equipas, otimização de recursos e qualidade dos resultados entregues.

Prepara-se para esta tendência com os cursos:

Com talentos especializados, potenciam-se os resultados e o crescimento das organizações. Estar um passo à frente nas tendências tecnológicas é importante, mas dotar os profissionais das skills necessárias para as acompanhar é a chave para elevar o potencial e distinguir a empresa entre a concorrência.

De igual forma, os particulares precisam ainda mais de apostar na sua formação especializada. Só com esse conhecimento e competências podem enfrentar todas as incertezas e oportunidades que o futuro do mundo de trabalho nos oferece.

Partilha-me!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 27 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs