Os colaboradores são os principais agentes para alavancar bons resultados num mercado competitivo. São várias as vantagens que a formação dos talentos traz para a organização, beneficiando indicadores de crescimento do negócio, assim como retenção, a satisfação e o envolvimento dos colaboradores com a organização.
Os desafios de um mercado em mudança
A aceleração tecnológica e a digitalização do mercado têm contribuído para o crescimento do setor das TI. Mas a par desse desenvolvimento surgem diversos desafios para organizações e profissionais.
Para as organizações que operam no mercado das TI, a escassez de talento é um dos obstáculos a superar para assegurar a competitividade da organização. Mesmo para os negócios que operam noutros mercados, o conhecimento de diferentes ferramentas das TI, ainda que a um nível introdutório, é cada vez mais uma necessidade incontornável.
Ao mesmo tempo, as novidades que surgem de forma acelerada catapultam as organizações e os profissionais para um cenário onde é preciso atualizarem conhecimentos, descobrir novas soluções e dominar as mais recentes ferramentas para se manterem relevantes.
Neste sentido, a formação dos colaboradores na organização revela-se um fator chave para responder aos desafios que surgem. A aposta na aprendizagem dos seus talentos tem diversas vantagens, assumindo um papel fundamental no crescimento da organização e distinção no mercado.
Benefícios de oferecer formação aos colaboradores
De acordo com um estudo da Association for Talent Development a 2500 organizações, concluiu-se que aquelas que desenvolvem programas abrangentes de formação registaram um índice de receita por colaborador 218% superior e ainda uma margem de lucro 24% mais alta.
Surpreendido? A verdade é que a formação tem um grande potencial para auxiliar a evolução das organizações.
Retenção de talento
Enfrentar a crise de talento em TI passa por investir na formação dos colaboradores.
A atualização e aquisição de conhecimentos permite dotar os profissionais das competências essenciais procuradas pelo mercado. Assim, a organização consegue criar equipas preparadas para responder aos desafios atuais com o talento já disponível in house.
Além disso, está comprovado que a aposta na formação é um fator relevante para a permanência dos talentos nos projetos. De acordo com o estudo Workplace Learning Trends by LinkedIn, cerca de 90% dos colaboradores permanece mais tempo nas organizações que oferecem formação contínua.
Motivação e proatividade
O compromisso dos talentos com a organização, o projeto e os resultados aumenta significativamente quando se aposta na sua especialização.
Há uma maior motivação para produzir quando a organização valoriza cada um dos seus talentos. Os profissionais reconhecem essa valorização por parte da organização e, de modo geral, a proatividade aumenta.
Produtividade e crescimento de resultados
A somar à motivação sentida, também a produtividade cresce nas equipas. Com conhecimentos atualizados de acordo as exigências do mercado, os talentos são melhor preparados para responder aos desafios e apresentar uma melhor performance.
Por consequência, também os resultados globais da organização são potenciados com esse aumento de produtividade. Equipas especializadas respondem de forma mais assertiva e acertada às mudanças e desafios no mercado, contribuindo para o crescimento da organização.
Atualização e competitividade
Numa era de rápida transformação, manter a atividade atualizada com as práticas e as tecnologias mais recentes é fundamental. Através da formação, a organização mantém as equipas a par e passo com as tendências do mercado e exigências dos clientes.
O mundo das TI é pautado por grande transformação e volatilidade, onde a atualização de competências e a inovação são a chave para alcançar poder de competitividade.
Diferenciação no mercado
Entre tantas organizações e soluções, é através da formação que a organização consegue um maior destaque.
Por um lado, consegue mostrar um espírito resiliente e capaz de responder aos desafios que surgem.
Por outro, capta a atenção de candidatos e mostra a valorização dos colaboradores, o que confere à organização uma posição distinta no mercado de trabalho e contribui para reter talentos.
Apostar na aprendizagem
Há diferentes modalidades a seguir para potenciar a formação dos colaboradores. Oferecer várias opções, horários e formatos é a chave para captar o interesse dos seus talentos.
Desenhar um plano de ação para a formação não tem de ser “um bicho de sete cabeças”. Na Olisipo, tratamos cada desafio de capacitação de Recursos Humanos de forma única, criando a solução formativa que mais se adequa aos objetivos de cada cliente e dos colaboradores.
Conte connosco para dar resposta aos seus desafios. Aposte na formação dos seus colaboradores para potenciar os melhores resultados, enquanto alavanca a distinção da sua organização no mercado.