5 Vantagens de apostar na formação dos talentos da sua organização

Tempo de Leitura: 3 minutos
vantagens formação na empresa

Os colaboradores são os principais agentes para alavancar bons resultados num mercado competitivo. São várias as vantagens que a formação dos talentos traz para a organização, beneficiando indicadores de crescimento do negócio, assim como retenção, a satisfação e o envolvimento dos colaboradores com a organização.

Os desafios de um mercado em mudança

A aceleração tecnológica e a digitalização do mercado têm contribuído para o crescimento do setor das TI. Mas a par desse desenvolvimento surgem diversos desafios para organizações e profissionais.

Para as organizações que operam no mercado das TI, a escassez de talento é um dos obstáculos a superar para assegurar a competitividade da organização. Mesmo para os negócios que operam noutros mercados, o conhecimento de diferentes ferramentas das TI, ainda que a um nível introdutório, é cada vez mais uma necessidade incontornável.

Ao mesmo tempo, as novidades que surgem de forma acelerada catapultam as organizações e os profissionais para um cenário onde é preciso atualizarem conhecimentos, descobrir novas soluções e dominar as mais recentes ferramentas para se manterem relevantes.

Neste sentido, a formação dos colaboradores na organização revela-se um fator chave para responder aos desafios que surgem. A aposta na aprendizagem dos seus talentos tem diversas vantagens, assumindo um papel fundamental no crescimento da organização e distinção no mercado.

Benefícios de oferecer formação aos colaboradores

De acordo com um estudo da Association for Talent Development a 2500 organizações, concluiu-se que aquelas que desenvolvem programas abrangentes de formação registaram um índice de receita por colaborador 218% superior e ainda uma margem de lucro 24% mais alta.

Surpreendido? A verdade é que a formação tem um grande potencial para auxiliar a evolução das organizações.

Retenção de talento

Enfrentar a crise de talento em TI passa por investir na formação dos colaboradores.

A atualização e aquisição de conhecimentos permite dotar os profissionais das competências essenciais procuradas pelo mercado. Assim, a organização consegue criar equipas preparadas para responder aos desafios atuais com o talento já disponível in house.

Além disso, está comprovado que a aposta na formação é um fator relevante para a permanência dos talentos nos projetos. De acordo com o estudo Workplace Learning Trends by LinkedIn, cerca de 90% dos colaboradores permanece mais tempo nas organizações que oferecem formação contínua.

Motivação e proatividade

O compromisso dos talentos com a organização, o projeto e os resultados aumenta significativamente quando se aposta na sua especialização.

Há uma maior motivação para produzir quando a organização valoriza cada um dos seus talentos. Os profissionais reconhecem essa valorização por parte da organização e, de modo geral, a proatividade aumenta.

Produtividade e crescimento de resultados

A somar à motivação sentida, também a produtividade cresce nas equipas. Com conhecimentos atualizados de acordo as exigências do mercado, os talentos são melhor preparados para responder aos desafios e apresentar uma melhor performance.

Por consequência, também os resultados globais da organização são potenciados com esse aumento de produtividade. Equipas especializadas respondem de forma mais assertiva e acertada às mudanças e desafios no mercado, contribuindo para o crescimento da organização.

Atualização e competitividade

Numa era de rápida transformação, manter a atividade atualizada com as práticas e as tecnologias mais recentes é fundamental. Através da formação, a organização mantém as equipas a par e passo com as tendências do mercado e exigências dos clientes.

O mundo das TI é pautado por grande transformação e volatilidade, onde a atualização de competências e a inovação são a chave para alcançar poder de competitividade.

Diferenciação no mercado

Entre tantas organizações e soluções, é através da formação que a organização consegue um maior destaque.

Por um lado, consegue mostrar um espírito resiliente e capaz de responder aos desafios que surgem.

Por outro, capta a atenção de candidatos e mostra a valorização dos colaboradores, o que confere à organização uma posição distinta no mercado de trabalho e contribui para reter talentos.

Apostar na aprendizagem

Há diferentes modalidades a seguir para potenciar a formação dos colaboradores. Oferecer várias opções, horários e formatos é a chave para captar o interesse dos seus talentos.

Desenhar um plano de ação para a formação não tem de ser “um bicho de sete cabeças”. Na Olisipo, tratamos cada desafio de capacitação de Recursos Humanos de forma única, criando a solução formativa que mais se adequa aos objetivos de cada cliente e dos colaboradores.

Conte connosco para dar resposta aos seus desafios. Aposte na formação dos seus colaboradores para potenciar os melhores resultados, enquanto alavanca a distinção da sua organização no mercado.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs