Este curso de avaliação financeira destina-se a chefes de projecto, chefes de equipa, gestores e utilizadores que desejem compreender e dominar o processo, as ferramentas e as técnicas da avaliação financeira de projectos.
Objetivos
Proporcionar as ferramentas financeiras indispensáveis aos chefes de projecto.
Preparar os chefes de projecto para construir o business case do projecto.
Centrar-se no saber fazer, através da resolução de um case study.
Programa – curso Avaliação Financeira
Introdução
Noções de finanças para chefes de projeto:
A informação financeira na empresa.
Regras financeiras e contabilísticas gerais. Balanços, balancetes e conta de exploração.
Aspectos financeiros específicos do trabalho por projetos.
Planificação financeira do projeto e conta de exploração.
Análise da Viabilidade de Projetos
Avaliação financeira de projetos.
Cálculo e desconto de fluxos de tesouraria.
Instrumentos de avaliação de projetos – VAL, TIR, payback period e ROI.
Construção do business case do projeto.
Exercício Prático. Construção do Business Case de um Projeto
Construção do business case de um projeto, em equipa.
Avaliação dos parâmetros financeiros do business case.