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Analista de Negócio – Boas Práticas / Business Analyst – Best Practices

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Formação Avançada | 24 a 30 horas de formação

Apresentação

O BABOK® oferece uma excelente definição sobre o que é a Análise de Negócio: “É o conjunto de actividades e técnicas utilizadas para servir de ligação entre as Partes Interessadas, no intuito de compreender a estrutura, políticas e operações de uma Organização e para recomendar soluções que permitam que a Organização alcance as suas metas”.

Assim, o perfil do Analista de Negócio envolve o domínio das actividades de gestão estratégica de negócios, planeamento estratégico, balanced scorecard, cadeia de valor, business process management (BPM), gestão estratégica da informação, arquitectura corporativa de negócio, e frameworks de boas práticas, tais como BABOK®, BPM CBOK®, DMBOK®, PMBOK® e TOGAF®.

O Business Analyst é muitas vezes confundido como um profissional com uma carreira na indústria das TI’s, mas o mais bem-sucedido e valioso analista é aquele que entende a “Organização”.

Objetivos

  • Interpretar correctamente os problemas de negócio.
  • Compreender as oportunidades no contexto dos requisitos e recomendar soluções que permitam à organização alcançar os seus objectivos.
  • Fornecer uma visão abrangente dos conhecimentos, metodologias e práticas na área de Análise de Negócio.
  • Garantir a compreensão dos objectivos estratégicos e as prioridades da organização.
  • Determinar a viabilidade de cada solução proposta para endereçar a resolução de um problema de negócio, ou mesmo a procura de uma oportunidade.
  • Compreender a importância de validar e avaliar os resultados de acordo com os requisitos definidos.

Programa

Introdução/Conceitos Gerais:
• Problema de Negócio – Porque as Empresas Precisam de um Analista de Negócios?
• Key Concepts:
• Analista de Negócio
• O Que é Análise de Negócio?
• A Importância da Análise de Negócio.
• Ferramentas e Técnicas.
• Nível de Maturidade (Análise de Negócio).
• Melhores Práticas:
• International Institute of Business Analysis (IIBA®).
• IIBA/Business Analysis Body of Knowledge (BABOK®).
• IIBA/BABOK® – Relationship Between Knowledge Areas.
• IIBA/BABOK® – Relationship Between Knowledge Areas – Mind Map.
• IIBA/BABOK® – Business Analysis Core Concept Model (BACCM).
• IIBA/BABOK® – Um “Framework” para Análise de Negócio.
• IIBA/BABOK® – Business Analysis Beyond Project.

Scoring Model – Tabela de Ponderação:
• Objectivos Estratégicos.
• Atribuir Pontos de Importância – Definir Tabelas de Critérios.
• Método de Ponderação e Rateio:
• Atribuir Pontos de Importância – Definir Tabelas de Critérios.
• Classificar Cada Projecto.
• Fazer Análise por Tipo de Critério.
• Como Priorizar as Solicitações de Negócio – Boas Práticas.

Análise de Benefícios:
• Métodos de Captura de Benefícios – O Realmente Cria Valor?
• Visão Estratégica Para Um Negócio.
• Princípios da Análise SWOT.
• Princípios do Business Model CANVAS:
• Facilite o seu Cérebro.
• O Cérebro, o Modelo de Negócio e o Quadro CANVAS.
• Modelo de Gestão de Projectos (CANVAS) – Lógica na Construção.
• O Que é o Quadro do Modelo de Negócio (CANVAS)?
• Construção do Modelo.
• O Quadro do Modelo de Negócios (CANVAS).
• Modelo de Gestão de Projectos (CANVAS).
• As Quatro Etapas de Construção.
• Para Que se Usa o Quadro.
• Questões Fundamentais (Centradas em Si Com Vista à Proposta de Valor).
• Modelo de Negócios (CANVAS).
• Princípios da Análise da Cadeia de Valor (Porter).
• Balanced Scorecard (BSC):
• O que é realmente o Balanced Scorecard?”
• Definição; Conceito e Objectivo; Campo de Actuação.
• Porque as Organizações Necessitam de um BSC?
• Principais Desafios na Implementação do BSC.
• Como Traduzir Estratégia em Acção?
• Modelo de Sistematização Top-Down da Formulação da Estratégia.
• As Dificuldades na Execução da Estratégia.
• Falta um Processo para Gerir a Estratégia. Como Solucionar?
• Solução – Transformar a Estratégia em Processo Contínuo.
• Colocar a Estratégia como “Trabalho de Todos”.
• As Perspectivas do BSC: Quadro-geral; Agregação.
• A Organização Orientada para a Estratégia – Os Cinco Princípios.
• Os Benefícios da Implementação dos Cinco Princípios.
• Desenho – Painel de Desempenho.
• Mapa Estratégico.
• Análise de Confiança.

Gestão de Stakeholders:
• Identificar os Stakeholders.
• Análise dos Stakeholders:
• Perfil mais “Comum” de Apoio.
• Técnicas.
• Mapa de Registo e Avaliação.
• Matriz de Poder/Influência e Interesse.
• Planear a Gestão dos Stakeholders.
• Planear o Comprometimento dos Stakeholders.
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• Matriz do Nível de Comprometimento.
• Matriz de Actuação (“Comunicação e Tempo Atribuído ao Stakeholder”).
• Matriz de Responsabilidades (Responsible, Accountable, Consulted, Informed – RACI).
• Gerir o Comprometimento dos Stakeholders.
• Gerir o Comprometimento dos Stakeholders – Técnicas e Ferramentas Mais Comuns.
• Acompanhamento e Controlo do Comprometimento dos Stakeholders.

Levantamento de Requisitos:
• Requisitos:
• Enquadramento.
• Processo.
• Tipos.
• Classificação.
• Levantamento.
• Análise de Requisitos – Técnicas.
• Priorização de Requisitos.
• Matriz de Rastreabilidade de Requisitos.

Modelos Económicos (financeiros):
• Tipos de Negócios/Projectos de Investimento.
• Erros Frequentemente Cometidos.
• Ópticas de Avaliação dos Negócios/Projectos.
• Indicadores Económicos:
• Métricas Financeiras para Avaliação de Projectos.
• Cash Flow (Fluxo de Caixa).
• Cálculo do Cash Flow.
• Conceitos de “Amortização” e “Valor Actual”.
• Análise de Cenários.

Análise de Riscos:
• Riscos – Conceito Básico e Enquadramento Inicial.
• Categorias de Riscos – Fontes de Risco do Negócio/Projecto.
• Em Que Consiste Gerir os Riscos?
• Estratégias Para a Gestão dos Riscos.
• Etapas de Construção.
• Ferramentas de Apoio à Gestão dos Riscos – Árvore de Decisão.
• Estratégias Para Riscos Negativos – A Resposta aos Riscos (PMBOK).
• Planear a Gestão dos Riscos – Processo (PMBOK).
• Em Que Consiste o Processo de Planear a Gestão dos Riscos?
• Identificação dos Riscos.
• Avaliação dos Riscos – Estimativa.
• Análise Qualitativa/Quantitativa dos Riscos.
• Mitigação e Contingência dos Riscos.
• Acompanhar e Controlar os Riscos – Função.
• Matriz de Planeamento da Gestão dos Riscos.

Dimensões da Análise:
• Matrizes de Decisão.
• Factores Críticos de Sucesso.
Reflexão: Pontos-Chave para Reter.

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