CSD® Certified Scrum Developer

Print Friendly, PDF & Email

Em pré-inscrição. Entre em contacto para obter mais informações.

Nível Intermédio | 21 horas | Laboral: 3 dias

Apresentação

O Scrum é uma framework de gestão dinâmica de projetos, que é habitualmente aplicada no desenvolvimento ágil de software.

É uma framework simples que se destina a resolver o problema de longos ciclos de desenvolvimento de produtos e a incompatibilidade entre os requisitos do cliente e o produto final.

No Scrum são definidas as responsabilidade dos Developers, que são a junção de todos os profissionais da equipa de programação multidisciplinar e que são responsáveis pela conceção, construção e testes do produto.

A certificação Certified Scrum Developer® permite expandir as suas oportunidades de carreira, tornando-se num profissional relevante em todos os sectores da indústria na adoção e aplicação das práticas ágeis.

Pré-requisitos

Todos são bem vindos, embora grande parte da formação discuta aspectos técnicos mais ligados à programação, nenhum conhecimento prévio é exigido;
Para obter a certificação CSD ®, deverá frequentar pelo menos dois dias de formação (16h) administrado por um formador CSD aprovado pela Scrum Alliance;
Depois de concluir a formação (16h de formação), irá receber uma notificação/email, para aceitar sua licença CSD®;
A sua certificação CSD ® será adicionada ao seu perfil.

Objetivos

O mercado de trabalho de hoje é muito competitivo, e ter a certificação de Certified Scrum Developer vai, garantidamente, diferencia-lo.

Ao obter uma certificação Certified Scrum Developer ® estará a:
• Aprender os fundamentos do Scrum e a compreender o escopo da função do Certified Scrum Developer com as melhores mentes em agilidade de desenvolvimento;
• Demonstrar aos seus colegas e/ou colaboradores o seu conhecimento básico do Scrum;
• Expandir suas possibilidades de carreira ficando habilitado para trabalhar em todos os setores da indústria, adotando assim práticas ágeis;
• Envolver-se com uma comunidade de especialistas em Scrum reconhecidos que estão comprometidos com a melhoria contínua.

Programa

1- Introdução ao Scrum
Os participantes passam a entender, sob o ponto de vista dos Developers e de maneira prática, como uma Sprint funciona. As principais disfunções encontradas no mercado são discutidas em profundidade.

2- Interação com Product Owner e Scrum Master
Os Developers não trabalham sozinhos, e um bom entendimento das relações dentro de uma equipa Scrum é fundamental para se criar um produto de sucesso utilizando o framework. As responsabilidades de cada um durante a Sprint e cada um dos outros eventos Scrum é discutida detalhadamente através de atividades práticas com os participantes.

3- Decisões de arquitetura e documentação
O Scrum é incompleto por natureza, e muitas vezes as equipas acabam a tentar completá-lo com peças incompatíveis com a proposta de se adaptar rapidamente à mudanças. Durante a formação os participantes participam de discussões sobre Sprints sem sentido, BDUF (Big Design Up Front) e técnicas que são normalmente mal-interpretadas como User Stories e User Story Points.

4- Práticas derivadas do XP e as suas vantagens
Numa equipa Scrum, os Developers não são apenas pessoas programadoras. Qualquer pessoa que contribua para o desenvolvimento do produto de alguma forma é considerada um developer. Os participantes praticam TDD (Test Driven Development), Pair Programming, Refactoring e Integração contínua através de práticas com ferramentas modernas e utilizadas no mundo real.

Obs: embora grande parte da formação discuta aspectos técnicos mais ligados à programação, nenhum conhecimento prévio é exigido para a formação.

Pedido de Informação