Gestão Avançada de Projetos

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Em pré-inscrição. Entre em contacto para obter mais informações.

Nível Avançado | 35 horas | Laboral: 5 dias | Pós-Laboral: 10 dias

Destinatários

Membros de equipas de projecto, gestores de projecto e outros profissionais com experiência de projectos, que desejem refrescar conhecimentos, bem como aprender técnicas avançadas de gestão de projectos.

Este curso está registado no PMI e proporciona 35 PDUs (Professional Development Units) a quem se queira candidatar ao exame de certificação PMP ®, ou queira renovar a sua certificação.

Objetivos

Ensinar metodologias e técnicas avançadas de gestão de projecto, em conformidade com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente e as recomendações do PMBOK ® Guide Fifth Edition; Aplicar as técnicas e ferramentas aprendidas a um caso prático a ser resolvido durante o curso (role play).

Pré-requesitos

É vantajoso que os formandos possuam experiência de projectos e conhecimento de uma ferramenta de apoio à gestão de projectos.

Programa

Visão Global da Moderna Gestão de Projectos

  • Características e contexto dos projectos.
  • Normalização da gestão de projectos– de acordo com o PMI e o PMBOK ®.
  • Ciclo de vida dos projectos.
  • Actividades da gestão de projectos.
  • Grupos de processos e áreas de conhecimento da gestão de projectos.

Justificação do Projecto

  • Escolha estratégica de projectos.
  • Justificação financeira e técnica de projectos – metodologias e ferramentas.
  • Exercícios de avaliação de projectos.

Planeamento Detalhado do Projecto

  • Planeamento do âmbito e elaboração da WBS (Estrutura de Decomposição do Trabalho).
  • Estimar prazos, custos e recursos.
  • Diagramas de Rede.
  • Técnicas de compressão do prazo e de nivelamento de recursos.
  • Definição dos marcos ( milestones ) do projecto.

Gestão da Qualidade do Projecto

  • Custos da qualidade.
  • Política da qualidade.
  • Processos de gestão da qualidade – planeamento, controlo e garantia da qualidade.

Gestão dos Aprovisionamentos para o Projecto

  • Processos da gestão de aprovisionamentos.
  • Selecção de fornecedores.
  • Inclusão das actividades de aquisição de bens e serviços no plano do projecto.

Gestão Integrada de Alterações ao Projecto

  • Objectivos.
  • Standards, templates e processo de implementação.
  • Gestão da configuração.
  • Gestão do Risco
  • O papel da gestão do risco na gestão de projectos.
  • Modelo de Gestão Integrada do Risco.
  • Gestão do risco em equipa cliente–fornecedor.
  • Estudo de caso.

Monitorização e Controlo do Projecto

  • Objectivos e equilíbrio do sistema de controlo.
  • Revisões, testes e auditorias.
  • Relatórios de progresso.
  • Escalada de problemas.

Gestão Valor Ganho (Earned Value Management)

  • Conceito e aplicabilidade do valor ganho.
  • Desvios do prazo e do custo.
  • Índices de desempenho do prazo e do custo.
  • Exercícios de aplicação da técnica.

Encerramento do Projecto

  • Encerramento administrativo.
  • Encerramento técnico.
  • Relações com utilizadores e fornecedores.
  • Conteúdo do relatório de encerramento.

Gestão de Equipa

  • Motivação – natureza e modelos explicativos.
  • Liderança – factores de liderança e líderes eficazes. Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo.
  • Delegação – vantagens, barreiras e técnicas de delegação. Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo.
  • Gestão de conflitos – sintomas do conflito e estratégias de resolução.
  • Trabalho individual (questionário) e discussão em grupo.

Pedido de Informação