Gestão da Mudança

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Duração: 12 a 14 horas

Apresentação

A mudança, no cenário contemporâneo, é um dos factores mais relevantes do nosso quotidiano. Cabe aos gestores a tarefa de criar as condições que mitiguem os choques gerados (diminuindo os impactos negativos) e conduzir a empresa, de uma forma estruturada e consistente, nesse contexto de mudança.

Para tal, é necessária a existência de um instrumento de gestão capaz de orientar os esforços da organização na mesma direcção, visando a sua sobrevivência e a excelência contínua do seu desempenho.

Objetivos

  • Desenvolver e/ou aperfeiçoar competências específicas para a Gestão estruturada da Mudança.
  • Desenvolver competências subordinadas aos temas: Factores
    geradores da mudança; O que mudar e porquê? Adaptar,
    antecipar e liderar; Mudança, resistência e conflitos; O papel estratégico da liderança na gestão da mudança; A gestão da
    mudança e os obstáculos da prática.
  • Apresentar e tornar familiar, aos participantes do Curso, um
    modelo estruturado e integrado para a Gestão da Mudança
    (exemplo/caso prático).

Programa

  • Introdução/Conceitos Gerais.
    • Origens da Mudança.
    • Os Ventos da Mudança.
    • Principais Tipos de Mudança.
    • Resíduos das “Mudanças Anteriores”.
    • O Processo na Mudança.
    • Mudança e Resistência.
    • Organizações e Pessoas.
  • Fases e Preparação do Processo de Mudança.
    • Fases no Processo de Mudança Organizacional.
    • Preparação e Legitimação do Argumento de Mudança – Quadros Dirigentes.
    • Criação do Grupo Gestor e Líder do Processo.
    • Criação do Programa de Comunicação.
    • Implementação Concreta do Processo de Mudança.
    • Aperfeiçoamento Estrutural de Processos e de Quadros.
    • Criação e Implementação do Sistema de Gestão do Desempenho.
    • Incorporação das Novas Abordagens.
    • Consolidação das Melhorias, Planeamento de Novas Mudanças e Implementação de Inovações.
  • Directrizes no Processo de Mudança.
    • A Lógica da Gestão da Mudança.
    • Processo: Planeamento; Execução; Controlo.
    • Acção Correctiva.
  • A Liderança no Processo de Mudança.
    • Necessidades e Processos Motivacionais.
    • Maslow – A Hierarquia das Necessidades.
    • Reflexão Sobre Si/Equipa.
    • Motivação e Envolvimento das Pessoas.
    • Bases Motivacionais do Envolvimento.
    • Como Descobrir o que Motiva os Colaboradores.
    • O Horizonte da Desmotivação.
    • Condições Ideais Para o “Team Building”.
    • Eficácia de Um Grupo de Trabalho …
    • O “Meu Papel” no Team Building e/ou Team Work.
    • Factores Optimizadores da Eficácia.
    • Promoção de Relações Sólidas em Equipas.
    • Liderança: Enquadramento; Tipos (Modelos) de Liderança; Características de um Líder; Princípios de um Líder;
      Ser/Motivação de um Líder.
    • Orientações para Desenvolver Capacidades de Liderança.
    • Cenário Organizacional Contemporâneo – Questão e Orientações.
  • Processos de Planeamento e Controlo (Operacionalização).
    • Gestão Integrada da Mudança.
    • O Projecto Objectivo.
    • Plano de Actividades.
    • Principais Erros na Elaboração do Plano.
    • Refinamento do Conteúdo.
    • Modelo Básico Para Planear Actividades.
    • A Organização do Plano.
    • Definindo Prioridades.
    • Análise Ambiental.
    • Estrutura Ambiental: Modelo; Perspectiva Geral; Perspectiva Operacional; Perspectiva Interna.
    • Organização: Cultura da Empresa; Cultura da Empresa – Exemplo; Valores; Missão/Visão; Missão/Visão – Exemplos e Orientações.
    • Objectivos.
    • Formulação de Estratégias.
    • Tipos de Estratégias.
    • Implementando Estratégias.
    • Planeamento … Para Quê e Porquê?
    • Planeamento – Mapa Global.
    • Plano de Acção – 5W.2H.
    • Criação de Indicadores – Exemplos.
    • Matriz de Enquadramento Lógico (MEL).
  • Revisão/Reflexão.

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