Implementação de um Project Management Office (PMO)

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Nível Avançado | 14 horas | Laboral: 2 dias | Pós-Laboral: 4 dias

Apresentação

O Project Management Office (PMO) assegura que os procedimentos, práticas e operações dentro de uma empresa seguem o plano pré-estabelecido. É uma das estruturas organizacionais emergentes mais rápidas e  concentra-se nos desafios que são importantes para gerir com eficiência os ambientes de projeto intensos. Explora as melhores práticas para melhorar a comunicação, reduzir custos e otimizar a utilização de recursos.

Forneça um maior foco, padronização e controlo aos projetos da sua organização, construindo um Project Management Office (PMO) eficaz.

Destinatários

Este curso destina-se a gestores de projecto, gestores funcionais e outras pessoas com responsabilidades actuais ou futuras num PMO.

Objetivos

Neste curso, os participantes obtêm as competências necessárias para estruturar um PMO – incluindo como analisar o sucesso do portfólio de projeto, implementar um modelo de governança, conduzindo e aplicando as lições aprendidas:

  • Avaliar as vantagens da constituição de um Project Management Office;
  • Conhecer e aplicar uma avaliação do desempenho de projectos;
  • Acompanhar o ciclo de vida da implementação de um PMO;
  • Elaborar o business case de um PMO;
  • Efectuar o planeamento da implementação de um PMO.

Pré-requisitos

Embora não seja obrigatório, os participantes que possuam conhecimentos prévios em Gestão de Projetos, beneficiarão mais dos ensinamentos deste curso.

Programa

  1. Enquadramento da gestão de projetos. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  2. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  3. Funções típicas de um PMO
    • Interface entre o PMO e os gestores de projeto;
    • Desenvolvimento de normas e métodos de gestão de projetos;
    • Apoio a projetos e consultoria a projetos em dificuldades;
    • Análise do desempenho dos projetos;
    • Implementação e suporte da ferramenta de planeamento e controlo de projetos
  4. Implementação de um PMO
    • Envolvimento dos stakeholders;
    • Avaliação da maturidade organizacional;
    • Plano de implementação do PMO;
    • Instalação do PMO;
    • Encorajar a certificação em gestão de projetos.
  5. Implementação da Mudança
    • Implementar uma mudança controlada para uma adoção positiva;
    • Promover uma imagem e uma cultura de gestão de projetos.
    • Evolução da framework de maturidade do PMO
  6. Melhoria Contínua
    • Incorporar as melhores práticas
    • Conduzir e implementar as lições aprendidas
  7. Caso prático em grupo
    • Elaboração do business case de um PMO;
    • Planeamento de um PMO

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