Apresentação
Neste workshop de social media vais tornar-te um verdadeiro pro em redes sociais!
Ser YouTuber é uma profissão que não existia até há poucos anos atrás.
Neste momento, o fenómeno é mundial e há YouTubers com milhões de assinantes nos seus canais, onde os proprietários são jovens como tu, muitos deles com mais audiência do que alguns programas da televisão tradicional.
O YouTuber de sucesso deve ser comunicativo, mas também precisa de conhecer as técnicas para melhorar a qualidade dos seus vídeos e ganhar mais subscritores para o seu canal.
O Instagram é uma rede social em forma de aplicação gratuita, neste momento a mais popular em Portugal e no Mundo para conteúdos visuais. Através desta aplicação podes “postar” fotos e vídeos, adicionar filtros que mudam a aparência da foto original, desenhar em imagens, acompanhar celebridades e amigos e enviar mensagens. Pertence ao Facebook, mas tem um formato de photo-forward, o que a torna, dizem alguns, mais atraente.
Este curso decorre online e com uma duração total de 20 horas (10h Live online + 10h desenvolvimento individual de projeto).
Destinatários
Este workshop de social media destina-se a jovens dos 11 aos 13 anos, que estejam a iniciar ou pretendam reforçar os seus conhecimentos na criação e divulgação dos seus canais YouTube e nas suas contas de Instagram.
Workshop Social Media – Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Windows.
Smartphone com Instagram.
Programa
História e evolução do YouTube
- Motivação, criação e configuração do canal;
- Estruturar e planear o canal;
- Personalização e temas do canal;
- Apresentação da interface do canal (YouTube);
- Tipos de Vídeos;
- Briefing e Objetivos;
- Público alvo e identidade;
- Frequência;
Conteúdo: produção e pós-produção
- Realização dos projetos: Produção, guião, utilização de texto, títulos, imagens, vídeos, música, transições, efeitos de vídeo e ficha técnica;
- Realização e edição de uma intro;
- Definições para a “renderização”;
- Renderização dos projetos;
- Upload dos vídeos;
- Criação de miniaturas no YouTube (capa dos vídeos);
- Direitos autorais
- Informações gerais
Análise de Resultados
- Configurações gerais
- Audiência e retenção do público
- Visualizações e subscritores;
- Meios de divulgação do canal.
O que é o Instagram?
- Como instalar – telefone e desktop
- Criar a tua conta
- Informação da Bio
- Explicação do “Ligar ao Facebook”
- Explicação do “Encontrar contactos”
- Escolha da foto de perfil
- Encontrar pessoas
- O teu primeiro post
Criar conteúdos
- Encontrar conteúdos
- Criar os teus próprios conteúdos
- Câmara fotográfica
- Luz
- Enquadramento
- Edição
- Imagens sem direitos de autor
- Conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC)
- Como postar
- Hashtags
- Repostar e creditar o dono do post original
Estratégias de Posts
- Variância
- Horas para postar
- Frequência
- Stories
- Ao vivo
- Highlights
Influenciadores
- Os diferentes tipos de influenciadores
- Exemplos dos mais cotados influenciadores
- A tua estratégia
- Gestão da tua rede
Cuidados com o Instagram
- Regras de conteúdos
- Tempos online
- Regras de contexto