PRINCE2® Practitioner

Print Friendly, PDF & Email

1.250

Laboral: 2 dias | 14 horas

Oferta do Exame de Certificação.

Apresentação

O PRINCE2® Practitioner proporciona aos participantes um conhecimento aprofundado da metodologia PRINCE2®, abrangendo os sete processos, sete temas e sete princípios fundamentais para a gestão eficaz de projetos segundo este método.
A conclusão bem-sucedida dos exames Foundation e Practitioner confere a qualificação reconhecida de PRINCE2® Practitioner, preparando os formandos para aplicar de forma prática o PRINCE2® na gestão de projetos no seu contexto profissional.

Enquadramento

O PRINCE2® é uma das metodologias de gestão de projetos mais utilizadas a nível global, proporcionando uma estrutura clara, escalável e adaptável a diferentes tipos de projetos e setores. A certificação Practitioner foca-se na aplicação prática dos conceitos, permitindo adaptar a metodologia a cenários específicos e contextos organizacionais distintos.

Destinatários

  • Gestores de projeto que pretendam aplicar PRINCE2® de forma prática no seu trabalho.
  • Membros de equipas de projeto, gestores de programas e outros profissionais envolvidos na gestão ou apoio a projetos.
  • Profissionais que já concluíram o PRINCE2® Foundation e pretendem avançar para o nível Practitioner.

Pré-requisitos

  • Certificação PRINCE2® Foundation (obrigatória) para realizar o exame Practitioner.

Objectivo geral

Capacitar os participantes para aplicar e adaptar a metodologia PRINCE2® a diferentes projetos e contextos, demonstrando competência prática na gestão de todas as fases de um projeto.

Objectivos específicos

  • Explicar detalhadamente todos os processos, temas e princípios do PRINCE2®, com exemplos práticos de aplicação.
  • Demonstrar compreensão das inter-relações entre processos, temas, princípios e produtos PRINCE2®.
  • Compreender as razões que sustentam os elementos-chave do PRINCE2®.
  • Aplicar e adaptar a metodologia a diferentes cenários e necessidades de projeto.
  • Identificar os produtos de gestão utilizados em cada processo e os seus conteúdos principais.
  • Estabelecer relações entre processos, entregáveis, papéis e dimensões de gestão de um projeto.
  • Preparar para aprovação no exame PRINCE2® Practitioner.
  • Compreender os níveis de responsabilidade, autoridade e prestação de contas no contexto de um projeto.
  • Orientar o projeto através de atividades controladas, bem geridas e transparentes para alcançar os resultados pretendidos.

Programa

  1. Revisão dos Fundamentos PRINCE2®
    • Princípios, temas e processos.
    • Produtos de gestão.
  2. Aplicação Prática da Metodologia
    • Adaptação a diferentes contextos.
    • Integração com ambientes de projeto específicos.
  3. Os Sete Processos
    • Início, Direção, Controlo, Gestão da entrega, Encerramento.
    • Transições entre processos.
  4. Os Sete Temas
    • Caso de Negócio.
    • Organização.
    • Qualidade.
    • Planos.
    • Risco.
    • Mudança.
    • Progresso.
  5. Os Sete Princípios
    • Justificação contínua do negócio.
    • Aprender com a experiência.
    • Papéis e responsabilidades definidos.
    • Gestão por fases.
    • Gestão por exceção.
    • Foco nos produtos.
    • Adaptação ao ambiente do projeto.
  6. Trabalho com Produtos PRINCE2®
    • Objetivo, conteúdo e utilização.
    • Inputs e outputs de cada processo.
  7. Preparação para o Exame Practitioner
    • Estrutura e critérios.
    • Simulações de exame e feedback

Pedido de Informação