Microlearning: A Revolução na Aprendizagem Moderna

Tempo de Leitura: 3 minutos

E se eu te dissesse, mesmo antes de ler este texto, que já tens experiência com Microlearning?

Pensa na última vez que precisaste de aprender algo novo de forma espontânea e rápida — seja dar o nó de gravata através de um tutorial no YouTube, a forma mais fácil de escalfar um ovo, ou uma macro particularmente útil no Excel.

Sem te aperceberes, adquiriste conhecimento em poucos minutos, de forma prática e direta.

Cada vez mais nos surge a necessidade de repensar a forma como aprendemos. Se antigamente o foco de aprendizagem era em sala (física ou virtual), hoje em dia faz sentido ter em conta que todo e qualquer momento do nosso dia-a-dia tem um potencial formativo, e que cabe aos responsáveis de formação de cada equipa e de cada empresa pensar e repensar como proporcionar momentos de aprendizagem aos seus colaboradores, continuando a ter em conta as necessidades do negócio, e que nem sempre as equipas podem dedicar grandes fatias do seu tempo à formação.

É assim que surge o Microlearning. É uma abordagem que envolve a aprendizagem em pequenas doses, e que se foca na transmissão de conteúdos breves e interativos. O objetivo aqui é absorver informação de forma rápida e prática, em qualquer lugar, facilitando a retenção de conhecimento e integrando de forma mais natural a aprendizagem na rotina diária.

Fonte: Jonas Leupe on Unsplash

O Microlearning não é sobre reduzir cursos ou em “cortá-los em pedaços”. Trata-se de focar o conteúdo no essencial que impacta diretamente o desempenho. O objetivo principal é ajudar as pessoas a absorver informações cruciais de maneira mais eficaz, reduzindo a carga cognitiva.

A teoria do Microlearning vem originalmente do trabalho de Hermann Ebbinghaus, um psicólogo alemão que estudou a memória. Desenvolveu a “curva do esquecimento”, que mostra a rapidez com que as pessoas esquecem novas informações. Sem uma revisão regular, a maioria de nós só se lembra de cerca de 21% do que aprendeu, depois de apenas um mês.

curva do esquecimento de ebbinghaus

O Microlearning ajuda a resolver isso, fornecendo informações em aulas pequenas e curtas. Ao dividir o conteúdo em pequenos pedaços e rever o mesmo regularmente, os alunos podem lembrar-se mais do que aprenderam. Essa abordagem “pouco e frequente” facilita a retenção de informações ao longo do tempo, ajudando os alunos manter-se atualizados sobre novas skills ou conhecimentos.

Características Principais do Microlearning

  1. Conteúdos micro: Os módulos são desenhados para serem consumidos em poucos minutos, geralmente entre 2 e 10 minutos.
  2. Um conceito de cada vez: Cada lição foca-se num único conceito ou habilidade específica, evitando sobrecarregar o formando.
  3. Multiformato: Os conteúdos podem ser apresentados em diferentes formatos: fotos, animações, vídeos, quizzes, infográficos, podcasts, textos curtos, etc.
  4. Mobilidade: Microlearning é ideal para ser consumido em dispositivos móveis, tornando-se possível aprender em qualquer lugar.
  5. Flexibilidade: Os formandos podem escolher quando e onde vão aceder ao conteúdo, personalizando o ritmo de estudo.

Benefícios do Microlearning

  • Alta Retenção de Conhecimento: Pequenas doses de informação aumentam a probabilidade de o conteúdo ser absorvido e retido.
  • Engagement Elevado: Ao consumir conteúdos curtos e interativos, os alunos envolvem-se mais e sobrecarregam-se menos.
  • Flexibilidade: O Microlearning permite integrar mais facilmente o estudo nas agendas diárias.

O Microlearning não tem como objetivo substituir a formação tradicional nem o elearning, mais sim complementá-los. Para além disso, traz alguns benefícios muito próprios:

Microlearning VS Formação Tradicional

MicrolearningFormação tradicional
FlexibilidadePode ser realizado a qualquer momento, em qualquer lugarExige estar num local e  num horário específicos, marcados previamente
TempoMódulos curtos, permite aprender sem comprometer longos períodos de tempoMódulos mais longos, requer um compromisso maior de tempo
RetençãoMais eficaz para a memorização e aplicação prática de conhecimentoPode levar à sobrecarga de informação e a uma menor retenção de conhecimento
PersonalizaçãoAdaptado às necessidades específicas do indivíduoAdaptado às necessidades de uma ou várias turmas
CustosElimina despesas de deslocação, materiais físicos e logísticaRequer despesas de deslocação, materiais físicos e logística

Microlearning VS elearning

MicrolearningElearning
ConteúdosMais específicos e diretosEnvolve cursos longos e densos
EngagementMantém mais facilmente a atenção dos participantesMais dificuldade em manter a atenção dos participantes
CompatibilidadeOptimizado para smartphones e tabletsNem sempre adaptado a dispositivos móveis
Taxa de desistênciaCursos menores reduzem a taxa de desistênciaCursos mais longos têm maiores taxas de desistência
AtualizaçõesTêm atualizações mais frequente e facilmenteAtualizar cursos mais longos é mais difícil e acontece com menos frequência

Em suma, o Microlearning é uma metodologia ágil, prática e orientada para resultados, um complemento ideal e necessário para os profissionais do mundo dinâmico e digital em que vivemos.

Este novo conceito tem sido amplamente utilizado por empresas que acreditam no potencial da formação contínua e da formação não formal e tem ganho cada vez mais preponderância na facilitação de competências essenciais de forma simples e rotineira.


Sabias que a Olisipo Learning também oferece soluções de Microlearning?

Fala connosco para saberes mais!

Referências: [1] [2] [3]

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs