A Programação Orientada a Objetos (POO) foi criada para simular o mundo real em computador, utilizando objetos para representar entidades e conceitos. Cabe ao programador definir as interações entre esses objetos e os comportamentos que deverão realizar, de forma a criar aplicações estruturadas, reutilizáveis e mais próximas da realidade.
Enquadramento
A POO é um paradigma amplamente utilizado nas linguagens de programação modernas, como Java, C#, Python e outras, permitindo organizar o código de forma modular e mais fácil de manter. É essencial para o desenvolvimento de aplicações complexas e escaláveis, sendo também base de muitos frameworks e bibliotecas.
Destinatários
Pessoas que pretendam iniciar-se na programação orientada a objetos.
Profissionais ou estudantes que desejem compreender os conceitos básicos de programação e aplicá-los na criação de programas estruturados.
Pré-requisitos
Não são exigidos conhecimentos prévios avançados, embora noções básicas de informática sejam recomendadas.
Objetivo Geral
Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos fundamentais de programação e programação orientada a objetos.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos serão capazes de:
Identificar programas e linguagens de programação.
Compreender o processo de desenvolvimento de um programa.
Explicar o conceito e as características de uma linguagem orientada a objetos.
Utilizar programação baseada em eventos.
Efetuar cálculos utilizando literais, operadores e funções.
Armazenar dados em variáveis e constantes.
Controlar a execução de um programa com estruturas de decisão e repetição.
Programa
Introdução à Programação
Identificar programas e linguagens de programação.
Processo de desenvolvimento de um programa.
Programação Orientada a Objetos (POO)
Conceito de OOP.
Características de uma linguagem orientada a objetos.