Implementing Cisco Collaboration Conferencing (CLCNF)

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Nível Professional | 35 horas | Laboral: 5 dias | Pós-laboral: 10 dias

Apresentação

O curso Implementing Cisco Collaboration Conferencing (CLCNF) foca-se na arquitetura e soluções de conferência on-premises da Cisco, capacitando os formandos para projetar, configurar e solucionar problemas em cenários de implementação comuns com o Cisco Meeting Server (CMS). Inclui a integração com sistemas de controlo de chamadas, como o Cisco Unified Communications Manager (CUCM) e o Cisco Expressway, bem como outros dispositivos de colaboração da Cisco.

O curso combina componentes teóricos e práticos, incluindo laboratórios hands-on, e prepara os participantes para o exame 300-825 Implementing Cisco Collaboration Conferencing (CLCNF).

Enquadramento

Com o crescimento do trabalho híbrido e a necessidade de soluções de videoconferência seguras e integradas, o Cisco Meeting Server surge como uma solução poderosa e flexível para ambientes empresariais. Este curso capacita profissionais de TI a gerir soluções de conferência locais, com integração total no ecossistema de colaboração da Cisco e interoperabilidade com plataformas como o Microsoft Skype for Business

Destinatários

Este curso é indicado para profissionais que desempenham funções técnicas e de implementação no domínio da colaboração empresarial, nomeadamente:

  • Engenheiros de Implementação
  • Engenheiros de Redes
  • Engenheiros Pré-Venda / Comerciais Técnicos

Pré-requisitos

Para uma melhor aprendizagem e aproveitamento do curso, é recomendável que os participantes tenham conhecimentos e competências nas seguintes áreas:

  • Competências básicas de utilização de PC
  • Adição e gestão de dispositivos e utilizadores no Cisco Unified Communications Manager
  • Fundamentos de sinalização SIP
  • Operação e configuração de terminais de vídeo
  • Gestão de recursos multimédia no Cisco Unified CM
  • Familiaridade com Cisco Expressway (desejável)
  • Familiaridade com APIs (desejável)

Objetivo Geral

Capacitar os formandos para implementar, integrar, configurar e solucionar problemas em soluções de videoconferência on-premises Cisco, com recurso ao Cisco Meeting Server, assegurando a interoperabilidade com outras soluções de colaboração.

Objetivos Específicos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Explicar a arquitetura de conferência Cisco, incluindo soluções cloud, híbridas e on-premises
  • Descrever os modelos de implementação física e virtual do Cisco Meeting Server (CMS 1000, 2000 e VM)
  • Configurar uma implementação combinada simples do Cisco Meeting Server com suporte WebRTC
  • Utilizar APIs (Postman e Webadmin API) para configurar perfis
  • Implementar uma arquitetura escalável e resiliente com três servidores CMS
  • Permitir conectividade SIP/WebRTC para utilizadores fora da organização
  • Configurar o CMS para gravação e transmissão de conferências
  • Integrar o CMS com o Cisco Unified CM para conferência Rendezvous, agendada e ad-hoc
  • Integrar o CMS com o Microsoft Skype for Business local
  • Instalar o Cisco TMS e TMSXE e integrá-los num ambiente Windows e SQL existente
  • Integrar o Cisco Meeting Management com o TMS e o CMS
  • Agendar e gerir conferências através do TMS e do Meeting Management
  • Capturar e analisar logs para diagnóstico de falhas (ex.: erros de ligação SIP)

Programa

  1. Arquitetura de Conferência Cisco
  • Visão geral da arquitetura: Cloud, híbrida e on-premises
  • Componentes do ecossistema de conferência
  1. Implementação Combinada Simples
  • Instalação e configuração do Cisco Meeting Server
  • Configuração de endpoints WebRTC internos
  1. Utilização de APIs com o Cisco Meeting Server
  • Introdução ao Webadmin API e Postman
  • Criação de perfis e automação de tarefas
  1. Implementação Escalável e Resiliente do Cisco Meeting Server
  • Cluster com 3 servidores CMS
  • Alta disponibilidade para endpoints WebRTC
  • Configuração de conectividade externa (SIP e WebRTC)
  1. Gravação e Transmissão de Conferências
  • Configuração de gravação e streaming de sessões
  1. Troubleshooting
  • Captura e análise de logs do CMS e Cisco Meeting Manager
  • Diagnóstico de erros SIP e falhas de comunicação
  1. Integração com Cisco Unified Communications Manager
  • Suporte a conferências Rendezvous, Ad-hoc e Agendadas
  1. Integração com Microsoft Skype for Business
  • Interoperabilidade com ambientes Microsoft locais
  1. Instalação e Operação do Cisco TMS e TMSXE
  • Instalação em servidor Windows 2012
  • Integração com base de dados SQL
  • Configuração com o Cisco Meeting Server
  1. Cisco Meeting Management
  • Instalação e integração com CMS e TMS
  • Agendamento e gestão de sessões

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