Este curso tem como objetivo formar Administradores de Bases de Dados Oracle, dotando-os dos conhecimentos necessários para instalar e configurar bases de dados Oracle, gerir a sua estrutura e segurança, efetuar operações de backup e recuperação, bem como preparar os formandos para a Certificação. Pretende ainda aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho.
Enquadramento
A administração de bases de dados é uma função crítica em qualquer organização que utilize grandes volumes de informação. O curso oferece uma abordagem prática e orientada para a realidade empresarial, com foco nas versões Oracle 10g e 11g, proporcionando as competências essenciais para gerir eficazmente ambientes Oracle e assegurar a sua disponibilidade, segurança e performance.
Destinatários
Administradores de Bases de Dados que necessitem adquirir ou aprofundar conhecimentos em Oracle.
Programadores que pretendam evoluir para uma carreira de Administração de Bases de Dados Oracle.
Pré-requisitos
Conhecimentos prévios de PL/SQL e de sistemas operativos (preferencialmente Linux).
Domínio da língua inglesa.
Este curso possibilita a obtenção de certificação Oracle.
Objectivo Geral
Capacitar os formandos para administrar de forma eficiente bases de dados Oracle, incluindo a instalação, configuração, monitorização, segurança, backup e recuperação de dados.
Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
Instalar, criar e administrar bases de dados Oracle 10g e 11g.
Configurar a base de dados para suportar aplicações.
Aplicar procedimentos básicos de monitorização e gestão de performance.
Implementar estratégias de backup e recuperação.
Utilizar funcionalidades de “flashback” para recuperação de dados.
Gerir utilizadores, permissões e segurança.
Mover dados entre bases de dados e ficheiros.
Programa
Introdução
Instalação do Software da Base de Dados
Criação de uma Base de Dados
Gestão de uma Instância de Base de Dados
Gestão das Estruturas de Armazenamento da Base de Dados