Desde a sua criação, as metodologias Ágeis têm ganho popularidade em diversos tipos de organizações e projetos.
Muitos gestores de projeto oriundos de abordagens tradicionais estão atualmente a fazer a transição para ambientes ágeis.
Esta formação responde às necessidades de quem atua em contextos de planeamento e gestão de projetos que exigem agilidade, explorando componentes, princípios e processos essenciais para atuar de forma eficaz num ambiente ágil.
As metodologias ágeis, originalmente aplicadas no desenvolvimento de software, expandiram-se para múltiplos setores devido à sua capacidade de promover flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor.
Num contexto em que organizações precisam de se adaptar rapidamente a mudanças, compreender como aplicar princípios ágeis à gestão de projetos tornou-se uma competência estratégica para gestores, equipas e stakeholders.
Dotar os participantes de conhecimentos, competências e ferramentas para gerir projetos de forma eficaz num ambiente ágil, compreendendo as diferenças face a métodos tradicionais e aplicando práticas que promovam colaboração, adaptação e entrega de valor contínuo.