O curso Da Gestão do Desempenho à Avaliação da Formação tem como propósito proporcionar uma visão integrada e estratégica da gestão do desempenho e da formação profissional no contexto da gestão de recursos humanos.
Num ambiente organizacional cada vez mais competitivo e orientado para resultados, torna-se essencial alinhar o desempenho individual e coletivo com os objetivos globais da organização, bem como compreender a formação enquanto instrumento de desenvolvimento e de criação de valor.
Este curso apresenta uma abordagem completa ao ciclo de gestão do desempenho — desde a conceção e implementação de sistemas de avaliação até à análise dos resultados — e à sua ligação direta com o diagnóstico e a avaliação da formação. Pretende, assim, dotar os participantes de metodologias e ferramentas que permitam reforçar a eficácia das políticas de gestão de pessoas e maximizar o retorno do investimento (ROI) em formação.
A gestão do desempenho e a formação profissional são pilares fundamentais na criação de equipas competentes, motivadas e alinhadas com os objetivos organizacionais.
Uma correta articulação entre ambos os sistemas potencia o desenvolvimento do talento interno, permite uma melhor identificação das necessidades formativas e contribui para a sustentabilidade e melhoria contínua da performance organizacional.
Este curso enquadra-se nas práticas modernas de gestão estratégica de recursos humanos, promovendo a ligação entre desempenho, competências, desenvolvimento individual e resultados empresariais.
Este curso destina-se a:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender os sistemas de avaliação e gestão de desempenho numa perspetiva integrada da gestão e avaliação da formação, desde o diagnóstico até à avaliação dos resultados, facilitando uma visão completa de todo o processo de desenvolvimento individual e organizacional.
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
1. Papel estratégico da Avaliação de Desempenho na gestão dos recursos humanos
Integrar a gestão e a avaliação de desempenho como instrumento de gestão organizacional
Importância da avaliação para a organização e colaboradores
Papel da avaliação de desempenho no diagnóstico de necessidades de formação e nos subsistemas de RH
2. Construção de um Sistema de Avaliação de Desempenho
Princípios e pressupostos do sistema
Dimensões de performance: estratégica, operacional e individual
Componentes e processos do sistema
Avaliação por objetivos e de competências
Escolha de fatores, critérios e indicadores
Intervenientes, responsabilidades e formação dos avaliadores
Sistemas de informação, comunicação e monitorização
3. Implementar e formar para o Sistema de Avaliação de Desempenho
Etapas de implementação
Divulgação, gestão da mudança e sistema piloto
Papel dos avaliadores e reuniões de avaliação
Correções e ajustamentos do processo
4. Resultados do desempenho profissional e potencial dos colaboradores
Avaliação das competências das equipas
Planeamento de necessidades e recursos
Elaboração de planos de desenvolvimento individuais
5. Papel estratégico da Gestão da Formação na gestão dos recursos humanos
Integração da formação como instrumento de gestão e desenvolvimento
Alinhamento estratégico da formação com os objetivos de negócio
Formação como fator de crescimento e desenvolvimento organizacional
6. Diagnóstico das necessidades de formação
Ligação entre formação, estratégia e objetivos do negócio
Papel da avaliação de desempenho no diagnóstico de necessidades
Identificação de outras necessidades formativas
7. Conceber e organizar o plano de formação
Definição das ações, objetivos, destinatários, calendário e formas de execução
Conceção dos conteúdos, objetivos pedagógicos e cargas horárias
Preparação técnica, administrativa e orçamental
8. Avaliação da Formação
Avaliação da reação, aprendizagem, transferência e resultados
Feedback e melhoria contínua
Cálculo do retorno do investimento (ROI)