Da Gestão do Desempenho à Avaliação da Formação

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Nível Inicial | 36 horas

Apresentação 

O curso Da Gestão do Desempenho à Avaliação da Formação tem como propósito proporcionar uma visão integrada e estratégica da gestão do desempenho e da formação profissional no contexto da gestão de recursos humanos.
Num ambiente organizacional cada vez mais competitivo e orientado para resultados, torna-se essencial alinhar o desempenho individual e coletivo com os objetivos globais da organização, bem como compreender a formação enquanto instrumento de desenvolvimento e de criação de valor.
Este curso apresenta uma abordagem completa ao ciclo de gestão do desempenho — desde a conceção e implementação de sistemas de avaliação até à análise dos resultados — e à sua ligação direta com o diagnóstico e a avaliação da formação. Pretende, assim, dotar os participantes de metodologias e ferramentas que permitam reforçar a eficácia das políticas de gestão de pessoas e maximizar o retorno do investimento (ROI) em formação. 

Enquadramento 

A gestão do desempenho e a formação profissional são pilares fundamentais na criação de equipas competentes, motivadas e alinhadas com os objetivos organizacionais.
Uma correta articulação entre ambos os sistemas potencia o desenvolvimento do talento interno, permite uma melhor identificação das necessidades formativas e contribui para a sustentabilidade e melhoria contínua da performance organizacional.
Este curso enquadra-se nas práticas modernas de gestão estratégica de recursos humanos, promovendo a ligação entre desempenho, competências, desenvolvimento individual e resultados empresariais. 

Destinatários 

Este curso destina-se a: 

  • Profissionais com responsabilidades na área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Desenvolvimento Organizacional;
  • Gestores e técnicos envolvidos em processos de avaliação e gestão de desempenho;
  • Profissionais responsáveis pela gestão e avaliação da formação;
  • Consultores e formadores que desejem reforçar competências na integração entre desempenho e formação.

Pré-requisitos 

  • Não existem pré-requisitos obrigatórios. 
  • Recomenda-se, contudo, que os participantes possuam conhecimentos básicos sobre gestão de recursos humanos e políticas de desenvolvimento de pessoas. 

Objectivo Geral 

Dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender os sistemas de avaliação e gestão de desempenho numa perspetiva integrada da gestão e avaliação da formação, desde o diagnóstico até à avaliação dos resultados, facilitando uma visão completa de todo o processo de desenvolvimento individual e organizacional.

Objectivos Específicos 

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de: 

  • Compreender o modelo de gestão e avaliação de desempenho e de competências; 
  • Alinhar os objetivos individuais com os objetivos e valores da organização; 
  • Desenhar e acompanhar um plano de desenvolvimento individual de competências;
  • Entender o papel estratégico da formação como instrumento de gestão e de desenvolvimento organizacional;
  • Identificar o Sistema de Gestão e de Avaliação de Desempenho como base para o diagnóstico de necessidades de formação;
  • Construir, coordenar e avaliar um processo de formação;
  • Relacionar estrategicamente a formação com as restantes áreas de gestão integrada de RH, garantindo um retorno do investimento (ROI) positivo.

Programa 

1. Papel estratégico da Avaliação de Desempenho na gestão dos recursos humanos 

Integrar a gestão e a avaliação de desempenho como instrumento de gestão organizacional 

Importância da avaliação para a organização e colaboradores 

Papel da avaliação de desempenho no diagnóstico de necessidades de formação e nos subsistemas de RH 

2. Construção de um Sistema de Avaliação de Desempenho 

Princípios e pressupostos do sistema 

Dimensões de performance: estratégica, operacional e individual 

Componentes e processos do sistema 

Avaliação por objetivos e de competências 

Escolha de fatores, critérios e indicadores 

Intervenientes, responsabilidades e formação dos avaliadores 

Sistemas de informação, comunicação e monitorização 

3. Implementar e formar para o Sistema de Avaliação de Desempenho 

Etapas de implementação 

Divulgação, gestão da mudança e sistema piloto 

Papel dos avaliadores e reuniões de avaliação 

Correções e ajustamentos do processo 

4. Resultados do desempenho profissional e potencial dos colaboradores 

Avaliação das competências das equipas 

Planeamento de necessidades e recursos 

Elaboração de planos de desenvolvimento individuais 

5. Papel estratégico da Gestão da Formação na gestão dos recursos humanos 

Integração da formação como instrumento de gestão e desenvolvimento 

Alinhamento estratégico da formação com os objetivos de negócio 

Formação como fator de crescimento e desenvolvimento organizacional 

6. Diagnóstico das necessidades de formação 

Ligação entre formação, estratégia e objetivos do negócio 

Papel da avaliação de desempenho no diagnóstico de necessidades 

Identificação de outras necessidades formativas 

7. Conceber e organizar o plano de formação 

Definição das ações, objetivos, destinatários, calendário e formas de execução 

Conceção dos conteúdos, objetivos pedagógicos e cargas horárias 

Preparação técnica, administrativa e orçamental 

8. Avaliação da Formação 

Avaliação da reação, aprendizagem, transferência e resultados 

Feedback e melhoria contínua 

Cálculo do retorno do investimento (ROI)

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