Data Transformation, Strategy and Governance

Print Friendly, PDF & Email

Em pré-inscrição. Entre em contacto para obter mais informações.

Nível iniciado | 4 horas

Apresentação

Este curso oferece uma imersão completa na construção de uma estratégia de dados eficaz, abordando sistemas inteligentes e processos de business intelligence (BI) com o objetivo de maximizar o valor dos dados. Os participantes irão explorar a forma como dados bem estruturados e analisados podem otimizar relações com clientes e stakeholders, reduzir custos, aumentar receitas e melhorar a rentabilidade.

Enquadramento

Numa era orientada por dados, as organizações necessitam de estratégias sólidas para transformar informação em valor real. Este curso apresenta práticas, ferramentas e decisões estratégicas para alinhar a gestão de dados com objetivos organizacionais, incorporando também considerações éticas e de privacidade.

Destinatários

Profissionais que desejam compreender e aplicar estratégias de dados para otimização de processos e tomada de decisão, incluindo:

  • Gestores e diretores de área
  • Profissionais de análise de dados e BI
  • Consultores de tecnologia e transformação digital
  • Empreendedores e responsáveis por inovaçã

Pré-requisitos

Não são necessários conhecimentos técnicos avançados, mas é recomendada experiência profissional em análise de negócios, gestão ou áreas afins.

Objectivo Geral

Capacitar os participantes para desenvolver e implementar estratégias de dados que alinhem as necessidades da organização com as melhores práticas de inteligência de negócios, maximizando valor e resultados.

Objectivos Específicos

  • Compreender o papel dos sistemas inteligentes na estratégia de dados.
  • Transformar dados brutos em informações sintéticas e acionáveis.
  • Aplicar conceitos matemáticos e estatísticos para análise e interpretação de dados.
  • Alinhar requisitos do negócio com requisitos informacionais.
  • Avaliar benefícios, custos e riscos de projetos de BI.
  • Criar dashboards e visualizações impactantes para líderes e decisores.
  • Integrar princípios de privacidade e ética na gestão de dados.

Programa

  1. A Estratégia dos Dados e Sistemas Inteligentes
    • Conceitos e aplicações de sistemas inteligentes no contexto empresarial
    • Como otimizar valor de dados para clientes e stakeholders
  2. Informações Sintéticas e Acionáveis
    • Técnicas para simplificar e tornar dados relevantes para a decisão
    • Casos práticos de extração de insights
  3. O Poder da Matemática e Estatística
    • Fundamentos estatísticos aplicados a BI
    • Métodos de transformação de dados
  4. Transformação de Dados e Estratégia Organizacional
    • Integração da estratégia de dados com os objetivos de negócio
    • Modelos de maturidade analítica
  5. Questões-Chave do Negócio e Fontes de Informação
    • Identificação das questões estratégicas para análise
    • Seleção e validação de fontes de dados
  6. Requisitos do Negócio vs. Requisitos Informacionais
    • Metodologias para alinhar necessidades organizacionais com dados disponíveis
  7. Potenciais Benefícios e Criação de Valor
    • Identificação de oportunidades de otimização
    • Medição do impacto de estratégias de dados
  8. Decisões Make or Buy
    • Avaliação de desenvolvimento interno vs. aquisição de soluções externas
  9. Projetos de BI e Análise Custo x Benefício
    • Gestão de projetos e priorização de iniciativas
    • Avaliação económica e de risco
  10. Tomada de Decisão e Dashboards
    • Criação de visualizações impactantes
    • Técnicas de apresentação para líderes e decisores
  11. Privacidade, Ética e Organização de Dados
    • Boas práticas e regulamentações
    • Governança de dados

 

Este curso é desenvolvido em parceria com a Utech.

 

Pedido de Informação