Gestão e Avaliação da Formação

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Nível Inicial | 24 horas

Apresentação

O curso Gestão e Avaliação da Formação foi desenvolvido para dotar os participantes de uma visão completa, atualizada e integrada de todo o ciclo de gestão da formação — desde o diagnóstico das necessidades até à avaliação do impacto e do retorno do investimento (ROI).
Num contexto empresarial cada vez mais competitivo e orientado para resultados, a formação assume-se como um instrumento estratégico de desenvolvimento das pessoas e das organizações. Este curso proporciona aos profissionais de recursos humanos e gestores de formação as ferramentas e metodologias necessárias para planear, implementar, avaliar e melhorar continuamente os processos formativos, garantindo o alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.
Ao longo da formação, os participantes terão oportunidade de compreender o papel da formação como fator de transformação organizacional e de criação de valor, reforçando a sua capacidade para gerir programas eficazes, mensuráveis e sustentáveis.

Enquadramento

A gestão e avaliação da formação constituem componentes essenciais na estratégia de desenvolvimento organizacional e na gestão integrada de recursos humanos.
Uma formação bem planeada e avaliada permite identificar lacunas de competências, apoiar a concretização dos objetivos estratégicos e potenciar o desempenho individual e coletivo.
O curso enquadra-se nas práticas modernas de gestão estratégica da formação, promovendo a utilização de metodologias que garantam a eficácia das ações formativas, a sua articulação com os restantes subsistemas de RH e a avaliação do impacto real da formação no negócio.

Destinatários

Este curso destina-se a:

  • Profissionais com responsabilidades na área de Recursos Humanos, Gestão da Formação ou Desenvolvimento Organizacional;

  • Técnicos de formação e responsáveis por planos de desenvolvimento de competências;

  • Coordenadores e gestores que participem na avaliação do desempenho e no diagnóstico de necessidades formativas;

  • Consultores e formadores que pretendam reforçar as suas competências na gestão e avaliação do processo formativo.

Pré-requisitos

  • Não são exigidos pré-requisitos formais.

  • Recomenda-se, contudo, que os participantes possuam noções básicas de gestão de recursos humanos ou experiência em atividades de formação profissional.

Objectivo Geral

Dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender e aplicar metodologias eficazes de gestão e avaliação da formação, desde o diagnóstico até à análise de resultados e ROI, promovendo uma visão global e integrada de todo o processo formativo.

Objectivos Específicos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o papel estratégico da formação como instrumento de gestão e desenvolvimento organizacional;

  • Utilizar a formação como ferramenta de crescimento e melhoria contínua;

  • Identificar os passos metodológicos do diagnóstico de necessidades de formação;

  • Reconhecer as vantagens e limitações das diversas técnicas de diagnóstico e avaliação;

  • Construir, coordenar e monitorizar processos formativos;

  • Definir objetivos e estruturar programas de formação adequados às necessidades organizacionais;

  • Preparar e avaliar a formação de forma eficaz;

  • Relacionar estrategicamente a formação com outras áreas de gestão de recursos humanos, garantindo um retorno do investimento (ROI) positivo.

Programa

  1. Papel estratégico da Gestão da Formação na gestão dos recursos humanos

    • Integrar a gestão da formação como instrumento indispensável à gestão e desenvolvimento da organização

    • Alinhamento estratégico da função formação com os objetivos de negócio

    • Missão, visão, valores e objetivos organizacionais

    • O ciclo de gestão e a articulação entre gestão de RH e gestão da formação

    • Importância da formação como fator de crescimento e desenvolvimento organizacional

    • Formação como instrumento de transmissão da estratégia a todos os colaboradores

    • Ligação da gestão e avaliação da formação aos subsistemas de RH

  2. Diagnóstico das necessidades de formação

    • Relação entre formação, estratégia e objetivos do negócio

    • Ligação entre formação e avaliação de desempenho

    • Identificação do potencial interno e das necessidades de formação

    • Formação como fator de desenvolvimento organizacional

  3. Conceber e organizar o plano de formação

    • Plano de formação:

      • Definição dos cursos a realizar

      • Objetivos, destinatários, local e calendarização

      • Divulgação e desenvolvimento do plano

    • Programas de formação:

      • Conceção dos conteúdos programáticos

      • Definição dos objetivos pedagógicos

      • Cargas horárias e cronogramas

    • Preparação, coordenação e controlo:

      • Suportes técnicos e administrativos

      • Orçamentação e custos

  4. Avaliação da Formação

    • Preparar a avaliação:

      • Finalidades e objetivos da avaliação

      • Repercussões e planeamento da avaliação

    • Avaliação da formação:

      • Tipos de avaliação e métodos utilizados

      • Controlo e indicadores de desempenho

      • Avaliação da aprendizagem, impacto e resultados

      • Cálculo e análise do Retorno do Investimento (ROI)

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