O curso Gestão e Avaliação da Formação foi desenvolvido para dotar os participantes de uma visão completa, atualizada e integrada de todo o ciclo de gestão da formação — desde o diagnóstico das necessidades até à avaliação do impacto e do retorno do investimento (ROI).
Num contexto empresarial cada vez mais competitivo e orientado para resultados, a formação assume-se como um instrumento estratégico de desenvolvimento das pessoas e das organizações. Este curso proporciona aos profissionais de recursos humanos e gestores de formação as ferramentas e metodologias necessárias para planear, implementar, avaliar e melhorar continuamente os processos formativos, garantindo o alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.
Ao longo da formação, os participantes terão oportunidade de compreender o papel da formação como fator de transformação organizacional e de criação de valor, reforçando a sua capacidade para gerir programas eficazes, mensuráveis e sustentáveis.
A gestão e avaliação da formação constituem componentes essenciais na estratégia de desenvolvimento organizacional e na gestão integrada de recursos humanos.
Uma formação bem planeada e avaliada permite identificar lacunas de competências, apoiar a concretização dos objetivos estratégicos e potenciar o desempenho individual e coletivo.
O curso enquadra-se nas práticas modernas de gestão estratégica da formação, promovendo a utilização de metodologias que garantam a eficácia das ações formativas, a sua articulação com os restantes subsistemas de RH e a avaliação do impacto real da formação no negócio.
Este curso destina-se a:
Profissionais com responsabilidades na área de Recursos Humanos, Gestão da Formação ou Desenvolvimento Organizacional;
Técnicos de formação e responsáveis por planos de desenvolvimento de competências;
Coordenadores e gestores que participem na avaliação do desempenho e no diagnóstico de necessidades formativas;
Consultores e formadores que pretendam reforçar as suas competências na gestão e avaliação do processo formativo.
Não são exigidos pré-requisitos formais.
Recomenda-se, contudo, que os participantes possuam noções básicas de gestão de recursos humanos ou experiência em atividades de formação profissional.
Dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam compreender e aplicar metodologias eficazes de gestão e avaliação da formação, desde o diagnóstico até à análise de resultados e ROI, promovendo uma visão global e integrada de todo o processo formativo.
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
Compreender o papel estratégico da formação como instrumento de gestão e desenvolvimento organizacional;
Utilizar a formação como ferramenta de crescimento e melhoria contínua;
Identificar os passos metodológicos do diagnóstico de necessidades de formação;
Reconhecer as vantagens e limitações das diversas técnicas de diagnóstico e avaliação;
Construir, coordenar e monitorizar processos formativos;
Definir objetivos e estruturar programas de formação adequados às necessidades organizacionais;
Preparar e avaliar a formação de forma eficaz;
Relacionar estrategicamente a formação com outras áreas de gestão de recursos humanos, garantindo um retorno do investimento (ROI) positivo.
Papel estratégico da Gestão da Formação na gestão dos recursos humanos
Integrar a gestão da formação como instrumento indispensável à gestão e desenvolvimento da organização
Alinhamento estratégico da função formação com os objetivos de negócio
Missão, visão, valores e objetivos organizacionais
O ciclo de gestão e a articulação entre gestão de RH e gestão da formação
Importância da formação como fator de crescimento e desenvolvimento organizacional
Formação como instrumento de transmissão da estratégia a todos os colaboradores
Ligação da gestão e avaliação da formação aos subsistemas de RH
Diagnóstico das necessidades de formação
Relação entre formação, estratégia e objetivos do negócio
Ligação entre formação e avaliação de desempenho
Identificação do potencial interno e das necessidades de formação
Formação como fator de desenvolvimento organizacional
Conceber e organizar o plano de formação
Plano de formação:
Definição dos cursos a realizar
Objetivos, destinatários, local e calendarização
Divulgação e desenvolvimento do plano
Programas de formação:
Conceção dos conteúdos programáticos
Definição dos objetivos pedagógicos
Cargas horárias e cronogramas
Preparação, coordenação e controlo:
Suportes técnicos e administrativos
Orçamentação e custos
Avaliação da Formação
Preparar a avaliação:
Finalidades e objetivos da avaliação
Repercussões e planeamento da avaliação
Avaliação da formação:
Tipos de avaliação e métodos utilizados
Controlo e indicadores de desempenho
Avaliação da aprendizagem, impacto e resultados
Cálculo e análise do Retorno do Investimento (ROI)