Inteligência Emocional

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Nível Iniciado | 14 horas | Laboral: 2 dias | Pós-Laboral: 4 dias

Apresentação

Já ponderaste a importância da Inteligência Emocional no ambiente profissional?

Como colaborador@ de uma organização, és antes de mais um Ser Humano, e como todos os Seres Humanos, é um organismo biopsicosocial, isto é, constituído por um corpo, guiado por uma psico – mente – e que interage em sociedade com outros Seres Humanos.

É essencial que o Profissional se assuma como Ser Humano completo e que adquira auto consciência não só da sua parte cognitiva, mas também da sua parte emocional. Quanto mais o seu auto consciente estiver desenvolvido, melhor se conhecerá e saberá como diminuir ou até mesmo eliminar as suas fraquezas emocionais. Hoje em dia, quando abrimos o jornal e nos deparamos com os anúncios de emprego, somos confrontados com uma realidade diferente da que estávamos habituados.

O quociente de Inteligência continua a ser importante, é aliás, a base de tudo o resto, todavia o coeficiente emocional é o que marca a diferença. Ao anúncio, responderiam talvez dezenas de candidatos, possuindo os factores descritos no primeiro exemplo de anúncio, isto é, com as habilitações literárias, os conhecimentos – o Q.I. pretendido, mas o que determinaria a sua escolha, seria a forma como se iria desenrolar a entrevista e as competências – o Q.E que o candidato mostraria possuir.

Enquadramento 

A Inteligência Emocional (IE) é uma competência essencial no ambiente profissional contemporâneo. Compreender e gerenciar as próprias emoções, assim como as dos outros, é crucial para o sucesso pessoal e organizacional. Este curso visa capacitar os participantes a desenvolverem uma maior consciência emocional, reconhecendo a importância da IE nas interações e decisões diárias, permitindo uma convivência mais harmoniosa e produtiva no trabalho. 

Destinatários  

Este curso é direcionado a profissionais de todas as áreas que desejam aprimorar suas competências emocionais e, assim, melhorar a sua interação no ambiente de trabalho. É especialmente útil para líderes, gestores e colaboradores que lidam diretamente com equipas e clientes. 

Objetivo Geral 

Desenvolver competências de IE que permitam aos participantes identificar, compreender e gerir as suas emoções e as dos outros, melhorando assim a comunicação e a colaboração no ambiente profissional. 

 Objetivo Específicos  

  • Conhecer as competências emocionais valorizadas pelos empregadores. 
  • Identificar as competências a desenvolver no contexto pessoal e profissional. 
  • Distinguir diferentes traços e dimensões da Inteligência Emocional. 
  • Desenvolver e aplicar competências emocionais em situações do dia a dia. 

Programa

  • Problemas físicos causados pela emoção
  • Onde se situa a Inteligência Intelectual e Emocional
  • Noções erradas sobre a Inteligência Emocional
  • Como se desenvolve a Inteligência Emocional?
  • Capacidades preferenciais referidas pelos empregadores
  • Competências pessoais e sociais
  • Escalas usadas para avaliar os dois extremos de cada área
  • Os 26 tipos (extremos) básicos da Inteligência Emocional
  • Problemas e benefícios da Inteligência emocional
  • QE no Recrutamento e Selecção e Avaliação de desempenho
  • Auto-diagnóstico

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