No IT Service Management (a gestão da prestação de serviços de TI) a qualidade é um dos requisitos que são mais valorizados pelos seus clientes.
Neste contexto a combinação da norma ISO 9000 e o ITIL resultou na nova norma ISO 20000 que especifica um conjunto de requisitos mínimos que todos os prestadores de serviços de TI devem cumprir, fornecendo a base a partir da qual se podem desenvolver todas as melhorias dessa prestação de serviços.
A ISO 20000 constitui pois um desafio para que os prestadores de serviços de TI, internos e/ou externos, possam demonstrar aos seus clientes que estão certificados num standard universalmente aceite, o que constituirá uma vantagem competitiva num mercado tão concorrencial.
Este curso ISO IEC 20000 Foundation oferece uma visão básica das especificações e código de prática da ISO 20000 e cobre a segunda edição da norma (ISO IEC 20000-1: 2011), que cancela e substitui a primeira edição. Este curso de três dias fornece um enfoque prático no desenvolvimento de competências para entender e aplicar a norma ISO 20000 dentro de uma organização, no sentido de obter conformidade e certificação.
Os alunos que participarão neste curso estão adequadamente preparados para realizar com sucesso o exame de certificação da ISO 20000 Foundation, um dos possíveis pré-requisitos para a qualificação ISO 20000 Practitioner.
Este curso deverá ser frequentado por profissionais com os seguintes perfis:
No final deste curso, o aluno será capaz de entender o âmbito, objetivos e requisitos de alto nível da norma ISO IEC 20000. Aprenderá como é usada numa organização típica de fornecedores de serviços de TI, juntamente com os principais elementos do processo de certificação. Especificamente, o aluno entenderá:
Este curso não apresenta pré-requisitos, no entanto recomenda-se que os participantes tenham alguns conhecimentos sobre os conceitos do Service Management.
ITIL
ISO 20000 – Parte 1
ISO 20000 – Parte 2