ITIL® 4 Specialist: Drive Stakeholder Value

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Price range: 1.350€ through 2.100€

Nível Avançado | 21 horas

Apresentação

O ITIL® 4 Drive Stakeholder Value (DSV) foca-se na gestão do envolvimento e interação entre o prestador de serviços e os seus clientes, utilizadores, fornecedores e parceiros, com o objetivo de converter a procura em valor através de serviços habilitados por TI.

Este curso explora conceitos-chave de Customer Experience (CX), User Experience (UX) e journey mapping, baseados no Service Value System (SVS) do ITIL® 4.

Destinatários

  • Profissionais em progressão na gestão de serviços (ITSM).
  • Gestores e aspirantes a gestores de ITSM.
  • Profissionais responsáveis por integrar stakeholders, gerir a jornada e experiência do cliente e manter relações com parceiros e fornecedores.

Pré-requisitos

  • Possuir a certificação ITIL® 4 Foundation

Objectivo Geral

Capacitar os participantes para gerir de forma eficaz o ciclo completo de interação e colaboração com stakeholders, desde a identificação de mercados até à validação de valor, alinhando expectativas e garantindo co-criação de valor contínua.

Objectivos Específicos

No final do curso, o participante será capaz de:

  • Desenhar e melhorar jornadas do cliente para maximizar valor e satisfação.
  • Segmentar mercados e stakeholders e compreender as suas necessidades.
  • Fomentar relações de confiança com clientes, utilizadores, fornecedores e parceiros.
  • Definir e alinhar ofertas de serviço de forma clara e mensurável.
  • Gerir onboarding e offboarding de clientes e utilizadores de forma eficiente.
  • Assegurar co-criação de valor contínua na entrega e consumo de serviços.
  • Medir e validar o valor gerado pelos serviços prestados.

Programa

  1. Desenho da Jornada do Cliente
  • Conceito e importância da jornada do cliente.
  • Métodos de desenho e melhoria da experiência.
  1. Segmentação de Mercados e Stakeholders
  • Características de mercados e técnicas de marketing.
  • Identificação de necessidades e fatores externos.
  • Proposta de valor do prestador de serviços.
  1. Fomento de Relações com Stakeholders
  • Prontidão mútua e maturidade.
  • Tipos de relações com fornecedores e parceiros.
  • Aplicação das práticas de Relationship Management e Supplier Management.
  1. Gestão da Procura e Definição de Ofertas
  • Design de serviços digitais centrados no valor e no utilizador.
  • Captação e gestão de oportunidades.
  • Aplicação da prática de Business Analysis.
  1. Alinhamento de Expectativas e Acordos de Serviço
  • Planeamento para co-criação de valor.
  • Negociação e acordo de utilidade, garantia e experiência.
  • Aplicação de Service Level Management.
  1. Onboarding e Offboarding de Clientes e Utilizadores
  • Atividades-chave de transição.
  • Planos de onboarding/offboarding e canais de entrega.
  • Aplicação de Service Catalogue Management e Service Desk.
  1. Co-criação Contínua de Valor
  • Métodos de solicitação e gestão de pedidos.
  • Fomento de comunidades de utilizadores e cultura de serviço.
  • Aplicação de Service Request Management.
  1. Realização e Validação do Valor
  • Medição de utilização, experiência e satisfação.
  • Monitorização de valor (resultados, riscos, custos e recursos).
  • Relatórios e mecanismos de cobrança.
  • Aplicação de Portfolio Management

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