Programação Orientada a Objetos

Print Friendly, PDF & Email

Em pré-inscrição. Entre em contacto para obter mais informações.

Nível Intermédio | 14 horas | Laboral: 2 dias | Pós-Laboral: 4 dias

Apresentação

A Programação Orientada a Objetos (POO) foi criada para simular o mundo real em computador, utilizando objetos para representar entidades e conceitos. Cabe ao programador definir as interações entre esses objetos e os comportamentos que deverão realizar, de forma a criar aplicações estruturadas, reutilizáveis e mais próximas da realidade.

Enquadramento

A POO é um paradigma amplamente utilizado nas linguagens de programação modernas, como Java, C#, Python e outras, permitindo organizar o código de forma modular e mais fácil de manter. É essencial para o desenvolvimento de aplicações complexas e escaláveis, sendo também base de muitos frameworks e bibliotecas.

Destinatários

  • Pessoas que pretendam iniciar-se na programação orientada a objetos.
  • Profissionais ou estudantes que desejem compreender os conceitos básicos de programação e aplicá-los na criação de programas estruturados.

Pré-requisitos

  • Não são exigidos conhecimentos prévios avançados, embora noções básicas de informática sejam recomendadas.

Objetivo Geral

Dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos fundamentais de programação e programação orientada a objetos.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos serão capazes de:

  • Identificar programas e linguagens de programação.
  • Compreender o processo de desenvolvimento de um programa.
  • Explicar o conceito e as características de uma linguagem orientada a objetos.
  • Utilizar programação baseada em eventos.
  • Efetuar cálculos utilizando literais, operadores e funções.
  • Armazenar dados em variáveis e constantes.
  • Controlar a execução de um programa com estruturas de decisão e repetição.

Programa

  1. Introdução à Programação
    • Identificar programas e linguagens de programação.
    • Processo de desenvolvimento de um programa.
  2. Programação Orientada a Objetos (POO)
    • Conceito de OOP.
    • Características de uma linguagem orientada a objetos.
  3. Programação Baseada em Eventos
  4. Cálculos e Manipulação de Dados
    • Literais, operadores e funções.
    • Variáveis e constantes.
  5. Estruturas de Controlo
    • Estruturas de decisão (if, switch).
    • Estruturas de repetição (for, while, do…while).

Pedido de Informação