Storytelling

Print Friendly, PDF & Email

Em pré-inscrição. Entre em contacto para obter mais informações.

Apresentação

O storytelling é uma capacidade cada vez mais apreciada no mundo das empresas. Ao contarem histórias de forma bem estruturada, as pessoas conseguem envolver, influenciar e comunicar claramente as mensagens que pretendem transmitir. Nos Estados Unidos da América, uma das mais competitivas indústrias do mundo foi desenvolvida com base nas histórias: a indústria do cinema e da televisão em Hollywood. No seio desta indústria, os meandros do ‘storytelling’ foram estudados intensivamente. Esta formação aborda os métodos e ferramentas usados por estes especialistas e enquadra-os no ‘storytelling’ comercial, ajudando as equipas a criarem argumentos de venda cada vez mais persuasivos.

Enquadramento 

O curso de Storytelling foca-se na arte de contar histórias de forma cativante, uma habilidade essencial no mundo corporativo e de marketing. O storytelling tem o poder de envolver, persuadir e criar uma conexão emocional com o público. Ao integrar técnicas de narrativa eficazes, os profissionais conseguem comunicar ideias de maneira mais memorável e impactante, seja em apresentações, campanhas ou vendas. 

Destinatários 

O curso de storytelling destina-se a profissionais de diversas áreas que desejam aprimorar as suas habilidades de comunicação, incluindo gestores, líderes de equipa, profissionais de vendas, marketing e comunicação, bem como qualquer pessoa interessada em contar histórias de forma eficaz. É particularmente útil para aqueles que pretendem influenciar, motivar e engajar audiências, seja em apresentações, campanhas de marketing ou interações diárias com clientes e colegas. 

Objetivo Geral  

Capacitar os participantes com as técnicas e ferramentas necessárias para estruturar e contar histórias persuasivas, que emocionam e inspiram, melhorando assim a comunicação e a influência nas suas atividades profissionais. 

Objetivos Específicos 

  • Compreender os princípios fundamentais do storytelling e a sua importância na comunicação empresarial.
  • Identificar e aplicar palavras-chave que potenciem o impacto das histórias.
  • Construir narrativas que envolvem e emocionam o público, utilizando exemplos práticos.
  • Explorar diferentes contextos e meios (como e-mails, redes sociais e apresentações) para contar histórias de forma eficaz.
  • Desenvolver um banco de histórias pessoais,  que possa ser utilizado em diversas situações profissionais.
  • Analisar a relação entre histórias e dados. 

Programa 

  • Palavras-chave para o Storytelling funcionar 
  • O que é Storytelling 
  • Qual o poder do Storyelling: exemplos 
  • Contar histórias porquê? Para quê? 
  • O que tem de acontecer para haver uma história 
  • O que uma história tem de nos fazer sentir 
  • Onde e quando podemos contar histórias? E-mails, guiões, publicações em redes sociais, artigos 
  • A importância dos bancos de histórias: criação de um 
  • Aprender pelo exemplo 
  • Estruturas de histórias: exemplo + exercício prático 
  • Fórmulas de Storytelling: exemplos + exercícios 
  • Storytelling vs Truthtelling vs Storydoing: exemplos 
  • Histórias e números são compatíveis? – exemplos + exercícios práticos 

 

Pedido de Informação