Fundamentos de Gestão de Projeto

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Nível Iniciado | 21 horas | Laboral: 3 dias | Pós-Laboral: 6 dias

Apresentação

O curso pretende dotar os profissionais envolvidos em projetos com conhecimentos e boas práticas baseadas em metodologias de referência mundial em gestão de projetos. A formação combina conceitos fundamentais com técnicas avançadas, permitindo aplicar processos, ferramentas e métodos reconhecidos internacionalmente, adequados a diferentes tipos e contextos de projetos.

Enquadramento

Num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a gestão de projetos requer competências sólidas que permitam garantir a entrega de valor, cumprir prazos, controlar custos e assegurar qualidade. Esta formação abrange as áreas de conhecimento e grupos de processos preconizados pelas metodologias de referência, oferecendo uma abordagem prática e aplicada que reflete diferentes realidades organizacionais, como projetos de TI, organizacionais ou processuais.

Destinatários

  • Membros de equipas de projeto.
  • Gestores de projeto.
  • Profissionais com experiência em projetos que pretendam atualizar ou aprofundar conhecimentos.
  • Participantes que desejem adquirir técnicas avançadas de gestão de projetos.

Pré-requisitos

  • Experiência prévia em projetos (recomendado).
  • Conhecimento de uma ferramenta de apoio à gestão de projetos (vantajoso).

Objectivo geral

Capacitar os participantes para gerir eficazmente todas as fases e áreas de um projeto, aplicando processos, técnicas e ferramentas reconhecidas internacionalmente, garantindo a entrega de projetos de forma eficiente e alinhada com os objetivos organizacionais.

Objectivos específicos

  • Aplicar processos adequados na gestão de projetos.
  • Identificar e analisar fases e características de um projeto.
  • Elaborar e gerir cronogramas e orçamentos.
  • Gerir o âmbito, problemas, comunicação e riscos.
  • Assegurar a qualidade adequada de um projeto.
  • Definir métricas para otimizar processos e avaliar desempenho.
  • Integrar conhecimentos adquiridos através de exercícios práticos (use cases).

Programa

  1. Introdução à Gestão de Projetos
    • Conceitos e fases de um projeto.
    • Analogias com diferentes tipos de projetos (TI, organizacionais, processuais).
  2. Áreas de Conhecimento e Funções do Gestor de Projeto
    • As 10 áreas de conhecimento em gestão de projetos.
    • Paradigma organizacional e responsabilidades do gestor de projeto.
  3. Ciclo de Vida e Stakeholders
    • Fases do projeto e envolvimento dos stakeholders.
    • Estruturas organizacionais e alinhamento estratégico.
  4. Grupos de Processos
    • Iniciação, Planeamento, Execução, Monitorização/Controlo e Fecho.
    • Principais entregáveis (Project Charter, Project Management Plan, Risk Register, Status Report, etc.).
  5. Gestão do Âmbito
    • Definição, pressupostos, constrangimentos e fora de âmbito.
    • Gestão de requisitos e rastreabilidade.
    • Work Breakdown Structure (WBS) e indicadores de performance.
  6. Gestão do Tempo
    • Planeamento, definição de atividades e dependências.
    • Caminho crítico e indicadores de gestão temporal.
  7. Gestão de Custos
    • Estimativas, orçamento e controlo.
    • Indicadores financeiros (ROI, TIR, Payback) e Earned Value Management.
  8. Gestão da Qualidade
    • Planeamento, requisitos e indicadores de qualidade.
    • Metodologias e técnicas de controlo.
  9. Gestão de Recursos Humanos
    • Planeamento, desenvolvimento e gestão de equipas.
    • Avaliação e otimização de desempenho.
  10. Gestão da Comunicação
    • Estratégias e necessidades de comunicação.
    • Técnicas de envolvimento e matrizes de responsabilidades.
  11. Gestão de Riscos
    • Identificação, análise qualitativa e quantitativa.
    • Planeamento e monitorização de respostas.
  12. Gestão de Aquisições e Contratos
    • Tipos de contratos, seleção de fornecedores e alinhamento estratégico.
  13. Gestão de Stakeholders
    • Identificação, análise e planeamento de envolvimento.
    • Ferramentas de mapeamento e acompanhamento.
  14. Exercício Prático Integrado
    Aplicação dos conceitos a um caso prático abrangendo todas as áreas abordadas.

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