5 Vantagens de apostar na certificação profissional em TI

Tempo de Leitura: 4 minutos
vantagens certificação em TI

A questão que se coloca é simples: porque é que eu ou a minha organização devemos apostar em Certificações em TI?

Em 2020 a empresa de recursos humanos xPT, que contabiliza os anúncios de emprego disponíveis nos principais portais nacionais, concluiu a existência de um intervalo entre 14 a 19 mil vagas por preencher no sector das Tecnologias de Informação. 

Estes dados não são uma novidade, confirmam apenas a tendência que já era uma realidade antes da pandemia. Em anos anteriores e consistentemente diversos estudos apontavam para uma falta de profissionais qualificados para responder às necessidades das empresas, com números compreendidos entre os 800 mil a um milhão. 

Em 2020 e 2021 há um agravamento deste cenário devido à crise provocada pela Covid 19, que acelerou e concentrou os projetos de transformação digital das organizações. Apesar de conscientes da sua inevitabilidade, as organizações não consideraram esta mudança anunciada como uma prioridade. Não estavam por isso preparadas quando perceberam que a digitalização dos seus processos e serviços seria a única solução para a coesão das suas equipas internas, manutenção de relações com clientes e fornecedores, garantia de continuação e aquisição de novos negócios, enfim, para garantir a sua sobrevivência.

Vantagens da certificação profissional em TI

Há diferentes fatores que contribuem para a valorização dos profissionais e das empresas no nosso mercado. Por um lado, temos os talentos que procuram distinguir-se dos seus pares através da demonstração efetiva da sua qualidade e das suas competências; por outro, as organizações que querem evoluir e destacar-se junto dos seus clientes, demonstrando a excelência dos seus serviços e a apresentação de resultados positivos.

A obtenção ou detenção de profissionais com certificações nas principais competências técnicas, de especialização e comportamentais ganham por isso grande destaque.

1. Aumento de competitividade da organização no mercado

É inegavelmente valioso para as empresas dotar os seus colaboradores de competências certificadas. A organização fica diferenciada entre as demais, dado que os seus talentos aprofundam e complementam a sua formação e conhecimentos segundo padrões internacionais. Com especialistas qualificados em diferentes matérias, há ainda um aumento da produtividade e do desempenho, os resultados globais crescem e a organização ganha maior poder competitivo.

2. Fator decisivo para contratações

Num estudo realizado pela CompTIA a mais de 400 empresas, é revelado que a decisão de contratação de novos colaboradores para as áreas de IT é baseada nas Certificações que estes possuem.

91% dos empregadores acreditam que as certificações em TI desempenham um papel fundamental no seu processo de Recrutamento e que são um forte indicador de sucesso das contratações efetuadas com base neste critério.

93% das organizações afirmam que encontrar profissionais com o perfil adequado para preencher as suas vagas na área das TI é um enorme desafio.

3. Prova de qualidade dos conhecimentos adquiridos

Após o usual investimento numa ação formativa para adquirir novos conhecimentos ou atualizar competências, obter a respetiva certificação é uma forma de comprovar, sobretudo, o rigor com que os conhecimentos foram efetivamente adquiridos. O mesmo estudo referido acima diz-nos que 95% das organizações sente maior segurança na contratação de profissionais certificados, uma vez que estas atestam a qualidade dos conhecimentos que possuem para exercer as suas funções.

4. Aumento na retenção de talento

O sentimento de “realização pessoal” refere-se ao desejo que as pessoas têm de uma realização significativa, por exemplo, ao sentirem que dominam competências profissionais, possuem auto-confiança, controlam a sua vida e querem atingir horizontes sempre mais longínquos ou que correspondam aos seus ideais.

No entanto, as organizações nem sempre reconhecem esta necessidade aos seus colaboradores e, quando não o fazem, isso pode causar-lhes frustrações. Faz sentido identificar estas pessoas fortemente motivadas e garantir que recebem os desafios e a formação continuada de que precisam para se manterem investidos nos seus projetos. Os colaboradores que estão satisfeitos são mais leais e a probabilidade de procurarem outras oportunidades é menor. Evita por isso a procura sempre difícil por substitutos, que demoram sempre algum tempo a adaptar-se ao trabalho e à equipa. E por falar em equipa, estes recursos contagiam ainda os seus colegas com a sua boa disposição e sentimento positivo com a organização, provocando uma sensação de bem-estar generalizada.

5. Evolução, reconhecimento e credibilidade

Por fim, e em linha com as vantagens anteriormente citadas, a certificação em TI promove a melhoria dos resultados individuais e globais.

No estudo IT Skills and Salary Report, mais de metade dos profissionais que têm certificações dizem que a qualidade do seu trabalho aumentou e 15% refere que comete menos erros.

Desta forma, os profissionais não só vêem o seu percurso reconhecido, diferenciando-se dos pares pela qualidade dos resultados, assim como esse aumento de competências e know-how eleva a performance dos projetos em que se encontram inseridos. Assistimos assim a um aumento da qualidade dos serviços prestados pelas suas entidades empregadoras, o que atrai mais clientes e melhores colaboradores.

Como se obtêm certificações?

Para testar conhecimentos e obter certificações sobre competências adquiridas existem centros de exames, certificados também eles para o efeito.

O centro de exames da Olisipo é certificado pela Pearson Vue, a maior entidade a nível mundial de acreditações tecnológicas, o que nos permite realizar exames de certificação da grande maioria dos fabricantes de software.

De modo a determinar quais as certificações mais indicadas, aquelas que pretende obter ou em que pretende certificar elementos da sua equipa, é importante avaliar pré-requisitos e eventuais necessidades de formação complementar. A equipa Olisipo está disponível para indicar, esclarecer e apresentar as soluções que mais se adequam às suas necessidades, projetos de evolução e crescimento organizacional. Em conjunto, analisamos as diferentes opções e definimos os passos seguintes.

Caso tenha já identificado quais os exames a realizar, contacte-nos para o agendamento. 

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