9 novas (e existentes) carreiras em IT com Inteligência Artificial

Tempo de Leitura: 7 minutos
9 Novas carreiras em IT com AI


Não há dúvidas que a IA (Inteligência Artificial) tem revolucionado o mundo das TI, abrindo novos caminhos para a inovação e transformação do mercado de trabalho. Conforme a IA vai ficando cada vez mais avançada, oportunidades interessantes de carreira em IT foram emergindo, e funções existentes dentro das TI foram começando a incorporar as tecnologias de IA.

Taxa de adoção da IA durante a COVID19 – Fonte: KPMG

Vamos então explorar algumas das novas carreiras em IT que surgiram, bem como algumas das que têm mais a ganhar com a incorporação da IA no seu dia-a-dia:

Novas carreiras de IT criadas pela IA

Fonte: Getty Images

AI Prompt Engineer

Os famosos prompt engineers são experts em perguntar aos chatbots de IA – que funcionam com base em grandes modelos de linguagem – questões que produzam as respostas desejadas. Ao contrário dos engenheiros tradicionais que escrevem código, os prompt engineers escrevem prosa para testar os sistemas de IA em busca de peculiaridades; experts em IA generativa contaram ao Washington Post que esta nova função é particularmente importante para desenvolver e melhorar os modelos de interação entre humanos e máquinas.

À medida que as ferramentas IA evoluem, os prompt engineers vão estar cá para nos ajudar a assegurar-nos que os chatbots são rigorosamente testados, que as suas respostas são reprodutíveis e que os protocolos de segurança são devidamente seguidos. Para além disso, são eles a linha de defesa contra a desinformação e o viés que naturalmente surgiram e muitas vezes são difíceis de identificar pelos utilizadores.

Fonte: CNN via research.aimultiple.com/ai-consulting/

Consultores de IA

Como as IA se continuam a expandir para todo o tipo de indústrias para além das TI, os consultores de IA têm um papel importante em guiar as organizações no seu processo de implementação de IA. Estes profissionais possuem uma forte compreensão das tecnologias, tendências da indústria, bem como melhores práticas. Trabalham em conjunto com as empresas para identificar oportunidades de IA, desenvolver estratégias e partilhar conhecimentos expert sobre implementação de IA, garantindo que as organizações conseguem maximizar o potencial de IA para alcançar os seus objetivos.

Approach de IA fiável da IBM. Fonte: IBM

AI Ethics Officer

Com a crescente penetração das tecnologias IA no mercado, é cada vez mais difícil e consequentemente mais importante assegurar práticas éticas e responsáveis. Os Ethics Officers desempenham um papel vital em guiar as organizações em direção a sistemas de IA que sejam justos, transparentes e imparciais. Estes profissionais identificam potenciais riscos de ética, desenvolvem guidelines e procedimentos de ética, e asseguram-se que estas normas são seguidas, através de regulamentações dentro das organizações. Os Ethics Officers ajudam assim as organizações a navegar o panorama complexo da ética, e a ganhar uma maior confiança nas tecnologias IA.

Arquitetos de infraestruturas de IA

Os arquitetos de infraestruturas de IA focam-se no design e implementação de infraestruturas tecnológicas necessárias para os sistemas de IA. São responsáveis por instalar plataformas IA escaláveis e eficientes, selecionando o hardware e software apropriados, e assegurando suficiente armazenamento de dados e capacidade de de processamento. Estes profissionais colaboram com os engenheiros de IA e Data Scientists para criar ambientes optimizados para o desenvolvimento e implementação de IA.

Carreiras de IT que vão beneficiar ao integrar a IA no seu dia-a-dia

Fonte: Unsplash

Software Engineer

Um@ software engineer pode integrar a IA e melhorar a sua performance e vida profissional de várias formas: Podem tirar partido da IA para automatizar tarefas repetitivas e demoradas. Ao desenvolver scripts baseados em IA ou ao utilizar ferramentas IA, estes profissionais conseguem automatizar processos de geração de código, testing e debugging, libertando assim tempo para aplicar a outros aspetos mais estratégicos e criativos do seu trabalho.

A IA pode auxiliar também na melhoria da qualidade do código: com técnicas de machine learning, os modelos de IA conseguem analisar padrões de código, identificar potenciais bugs e otimizar a performance do código. Ao incorporar ferramentas IA de análise de código no seu workflow, os software engineers passam a receber sugestões inteligentes, detecção de erros em tempo real, e recomendações de otimização de performance, resultando em soluções de software melhores e mais eficientes.

Fonte: tycoonsuccess.com

Data Scientist

Os Data Scientists há muito que são players essenciais no campo das TI, mas com a emergência da IA, o seu papel evoluiu, bem como a necessidade de incorporar técnicas de IA no seu dia-a-dia. Os Data Scientists podem tirar partido dos algoritmos de Inteligência Artificial e dos modelos de machine learning para extrair insights de grandes quantidades de dados, possibilitando às organizações a tomada de decisões informadas. Estes profissionais analizam dados, desenvolvem modelos de previsão, e identificam padrões e tendências, tudo isto de forma mais eficiente graças à IA, o que leva a uma maior inovação e optimização das estratégias de negócio.

Product Manager

Fonte: emerj.com

Com uma enormíssima procura de produtos e serviços baseados em IA, os Product Managers de IA têm ganho uma incrível proeminência. Estes profissionais são a ponte entre a tecnologia e o negócio, compreendendo as necessidades do mercado e do cliente, e traduzindo as mesmas em requisitos de produtos de IA. Colaboram com equipas multifuncionais, incluindo engenheiros de IA e Data Scientists, para definir a visão do produto, priorizar características e assegurar lançamentos de produto com sucesso.

Fonte: ismguide.com

Big Data Engineer / Architect

Um@ Big Data Engineer ou Big Data Architect pode integrar a IA no seu dia-a-dia profissional de variadas formas: Pode tirar partido das técnicas de IA de processamento e limpeza de dados, reduzindo o esforço manual normalmente requerido para transformar e preparar grandes datasets para análise. Os algoritmos de IA podem ajudar a automatizar tarefas como a normalização de dados, detecção de outliers, e imputação de valores ausentes (missing value imputation), assegurando assim uma maior qualidade de dados para análise.

Para além disso, a IA pode ser usada para melhorar a eficiência e precisão da análise de dados. Os Big Data Engineers/Architects podem desenvolver e lançar modelos de IA que lidem com tarefas complexas de análise de dados, tais como modelos de previsão, detecção de anomalias, e reconhecimento de padrões. Estes modelos de IA podem revelar insights valiosos de quantidades vastas de dados, permitindo tomada de decisões baseadas em dados, e melhorando o processo geral de análise de dados.

Por último, a IA pode ajudar estes profissionais de Big Data a otimizar a armazenagem e recuperação de dados. Ao tirar partido dos algoritmos de IA, podem-se desenhar e implementar mecanismos inteligentes de armazenamento e recuperação de dados que priorizem dados mais frequentemente acedidos, otimizem a execução de queries, e melhorem a performance geral do sistema. Esta integração com IA ajuda a que se cheguem rapidamente a soluções de processamento e análise de dados mais eficientes e eficazes.

Fonte: linkedin.com

UX/UI & Graphic Designers

Apesar de crescentes preocupações por parte de artistas e Designers, é possível tirar-se partido das ferramentas de IA a seu favor, e não apenas recear que as mesmas venham roubar o emprego a profissionais humanos. As novas ferramentas de IA generativa da Adobe incluem, por exemplo, a capacidade de criação e recorte de imagens através de prompts (por exemplo, passar uma imagem de um alce na floresta, para uma paisagem citadina), ou preencher espaços vazios para expandir imagens, entre muitas outras. No entanto, tanto as opiniões das grandes empresas como da própria Adobe nos levam a crer que estas ferramentas foram feitas para melhorar a vida dos designers e profissionais da área, e não para os substituir. As ferramentas de IA vêm permitir aos designers automatizar certas tarefas repetitivas e principalmente tarefas demoradas, gerar opções alternativas de design, receber recomendações criativas inteligentes, fazer streamline do seu workflow, e potenciar a produtividade. Para além disso, certos dados analíticos permitem a estes designers ganhar certos insights sobre o comportamento dos utilizadores, as suas preferências e necessidades, dando-lhes a oportunidade de criar experiências ainda mais personalizadas e centradas no utilizador. Utilizando a IA, os designers podem melhorar a sua eficiência, criatividade e resultados no geral.

O rápido desenvolvimento da IA tem transformado o campo das TI, criando uma quantidade inacreditável de oportunidades de carreira. Desde Engenheiros de IA e Data Scientists a Consultores de IA e Product Managers de IA, os profissionais da indústria de IT têm vindo a abraçar cada vez mais as tecnologias de IA para para impulsionar a inovação e resolver desafios complexos. Com a IA a continuar a evoluir, novos papéis vão surgir, e papéis existentes vão continuar a ser obrigados a uma constante evolução e adaptação, tornando este campo de IT num domínio dinâmico e promissor para todos aqueles interessados em moldar o futuro através da IA.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs

Disponível para novos projetos?

Envia-nos a tua candidatura!

Preferes escrever-nos um email? Envia a tua candidatura para: recrutamento@olisipo.pt