Como vender boas histórias através do storytelling comercial

Tempo de Leitura: 2 minutos
comunicação

A arte do storytelling foca-se na capacidade de contar uma boa história, seja através da oralidade ou da escrita. Envolver os ouvintes na comunicação da mensagem é um fator relevante também para o sucesso na área das vendas, abrindo um novo potencial para o storytelling comercial.

Saber contar uma história

Enquanto ferramenta, a arte de contar histórias tem ganho cada vez maior destaque pela envolvência e poder de persuasão que tem sobre os ouvintes.

Trabalhar a capacidade de contar uma boa história para um discurso, apresentação ou até um email, pode ser muito benéfico no mundo profissional, quando o objetivo é transmitir de forma eficaz e persuasiva uma mensagem.

O storytelling inspira-se sobretudo na indústria de cinema de Hollywood, onde é imprescindível dominar esta capacidade de contar histórias. Através de diferentes técnicas, consegue alcançar-se o público com uma história relevante e que beneficia de várias formas quem a conta:

  • gera identificação com a história contada
  • cria maior conexão com a audiência
  • conduz a audiência numa verdadeira viagem
  • potencia a recetividade à mensagem
  • aumenta poder de influência e persuasão na audiência

Storytelling comercial

Aproveitando os elementos mais tradicionais de construção de uma história e recorrendo a certas soft skills, é possível transmitir uma mensagem de forma a causar maior impacto.

Também a área de vendas pode utilizar o storytelling para melhor comunicar com a audiência. Durante um discurso, uma apresentação ou um pitch importante, esta ferramenta revela-se uma forma excelente de melhorar o argumento de vendas e tornar o momento inesquecível.

Para os profissionais que pretendem levar os resultados e vendas mais longe, é possível alcançar todo o potencial do storytelling comercial através da exploração de três pontos chave:

1. Construção da mensagem

Há diferentes aspetos a respeitar, onde a estrutura e o conteúdo têm um papel muito relevante. Todas as histórias têm um potencial de venda, mas é preciso construir de forma correta o modo como se contam aos interlocutores.

Neste sentido, é preciso ter em conta alguns elementos de marketing e key messages utilizadas em vendas. Através de diferentes recursos de estilo, elementos narrativos e descrições é possível transformar qualquer momento numa história cativante e persuasiva.

2. Atitude

O marketing moderno põe o foco no cliente e não no produto. É assim que toda a postura de quem conta a história deve ser trabalhada, de forma a colocar o público em 1º lugar para ter sucesso na sua venda.

Conta-se histórias para pessoas, sobre pessoas. Deste modo, a mensagem deve ser trabalhada tendo em conta quem a estará a recebê-la ou a ouvi-la.

3. Entrega do discurso

Há vários fatores que contribuem para o sucesso e eficácia da história contada. Entre esses, para além da mensagem bem construída, entram em jogo soft skills relevantes consoante o meio pelo qual se conta a história. É preciso ter em atenção tudo o que possa influenciar o discurso ou pitch a ser feito.

Trata-se, portanto, de aproveitar certas ferramentas já utilizadas para vendas, adaptando-as à história que se quer contar e ao seu objetivo, sem esquecer o público-alvo da mesma.

Próximos passos para explorar o storytelling

Assim como outras competências comportamentais, o storytelling comercial pode ser desenvolvido por qualquer profissional. Através de formação, trabalham-se as skills e os elementos essenciais na arte de contar histórias, contribuindo para o sucesso do discurso e das vendas.

Conte com a Olisipo para potenciar as suas capacidades na arte de contar histórias e aposte em formação dedicada:

RECEBER OFERTAS DE FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs