A arte do storytelling foca-se na capacidade de contar uma boa história, seja através da oralidade ou da escrita. Envolver os ouvintes na comunicação da mensagem é um fator relevante também para o sucesso na área das vendas, abrindo um novo potencial para o storytelling comercial.
Saber contar uma história
Enquanto ferramenta, a arte de contar histórias tem ganho cada vez maior destaque pela envolvência e poder de persuasão que tem sobre os ouvintes.
Trabalhar a capacidade de contar uma boa história para um discurso, apresentação ou até um email, pode ser muito benéfico no mundo profissional, quando o objetivo é transmitir de forma eficaz e persuasiva uma mensagem.
O storytelling inspira-se sobretudo na indústria de cinema de Hollywood, onde é imprescindível dominar esta capacidade de contar histórias. Através de diferentes técnicas, consegue alcançar-se o público com uma história relevante e que beneficia de várias formas quem a conta:
- gera identificação com a história contada
- cria maior conexão com a audiência
- conduz a audiência numa verdadeira viagem
- potencia a recetividade à mensagem
- aumenta poder de influência e persuasão na audiência
Storytelling comercial
Aproveitando os elementos mais tradicionais de construção de uma história e recorrendo a certas soft skills, é possível transmitir uma mensagem de forma a causar maior impacto.
Também a área de vendas pode utilizar o storytelling para melhor comunicar com a audiência. Durante um discurso, uma apresentação ou um pitch importante, esta ferramenta revela-se uma forma excelente de melhorar o argumento de vendas e tornar o momento inesquecível.
Para os profissionais que pretendem levar os resultados e vendas mais longe, é possível alcançar todo o potencial do storytelling comercial através da exploração de três pontos chave:
1. Construção da mensagem
Há diferentes aspetos a respeitar, onde a estrutura e o conteúdo têm um papel muito relevante. Todas as histórias têm um potencial de venda, mas é preciso construir de forma correta o modo como se contam aos interlocutores.
Neste sentido, é preciso ter em conta alguns elementos de marketing e key messages utilizadas em vendas. Através de diferentes recursos de estilo, elementos narrativos e descrições é possível transformar qualquer momento numa história cativante e persuasiva.
2. Atitude
O marketing moderno põe o foco no cliente e não no produto. É assim que toda a postura de quem conta a história deve ser trabalhada, de forma a colocar o público em 1º lugar para ter sucesso na sua venda.
Conta-se histórias para pessoas, sobre pessoas. Deste modo, a mensagem deve ser trabalhada tendo em conta quem a estará a recebê-la ou a ouvi-la.
3. Entrega do discurso
Há vários fatores que contribuem para o sucesso e eficácia da história contada. Entre esses, para além da mensagem bem construída, entram em jogo soft skills relevantes consoante o meio pelo qual se conta a história. É preciso ter em atenção tudo o que possa influenciar o discurso ou pitch a ser feito.
Trata-se, portanto, de aproveitar certas ferramentas já utilizadas para vendas, adaptando-as à história que se quer contar e ao seu objetivo, sem esquecer o público-alvo da mesma.
Próximos passos para explorar o storytelling
Assim como outras competências comportamentais, o storytelling comercial pode ser desenvolvido por qualquer profissional. Através de formação, trabalham-se as skills e os elementos essenciais na arte de contar histórias, contribuindo para o sucesso do discurso e das vendas.
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