Geração A, B, C… Z?

Tempo de Leitura: 2 minutos
VR

A cada nova geração atribuem-se nomes e características diferentes das anteriores.

Desde os Baby Boomers, passando pela Geração, X, Y (ou Millennial), chegamos agora ao fim do abecedário.

A geração que é hoje adolescente é, atualmente, apelidada de geração Z. É composta por pessoas que nasceram entre meados da década de 1990 até meados de 2010 e, portanto, cresceram juntamente com as Tecnologias de Informação e Comunicação, ou “depois do Google”. No entanto, o intervalo de tempo em que nasceram estes cidadãos não é consensual: várias fontes indicam entre 1994 e 2009, ou entre 1995 e 2010.

Esta geração encontra-se ainda em formação, mas podemos já destacar alguns dados que podem contribuir para uma visão geral, dado que detêm características próprias, inerente ao contexto social e económico em que cresceram.

Geração Z

A forma como se utilizam as tecnologias altera-se todos os dias, rapidamente, e inova à velocidade da luz: os estudos revelam que a internet é a principal fonte de informação dos mais pequenos para as suas atividades diárias, mas que a televisão é o meio de comunicação social preferido para obter informação política.

Em Portugal, os adolescentes, ou seja, pessoas com menos de 24 anos de idade, contam-se em 2.566.327, segundo dados da Pordata. As suas famílias caracterizam-se por serem menos convencionais e pela maior escolaridade dos seus elementos.

A maioria dos adolescentes da geração Z já possui telemóveis e comunicam através destes dispositivos, sendo que as suas compras online estão a deixar de ser feitas através de computadores e tablets, para passarem a ser realizadas em smartphones.

As redes sociais são outras das aplicações mais utilizadas nos telemóveis desta geração mas, independentemente da influência da Internet nas suas vidas, continuam a privilegiar a comunicação presencial.

Quanto ao futuro profissional, a Geração Z procura alternativas ao emprego tradicional — startups e cursos profissionais são algumas das escolhas, ou seja, procura dotar o mundo de invenções suas, criadas por si. No entanto, a crise financeira a que assistiu, sentida um pouco por todo o mundo, levou a que estes adolescentes começassem a questionar as carreiras e os padrões de sucesso vigentes.

Quanto às soft skills, a geração Z é considerada a mais tolerante e empática que já existiu, mas também a mais empreendedora, composta por cidadãos envolvidos e informados e mais focada em si própria. É também uma geração que procura a inovação mas que valoriza e preserva a sua individualidade e quer sentir-se realizada.

Dados estes factos, é importante conhecer e caracterizar esta geração no mercado de trabalho que, dentro de alguns anos, terá de se adaptar e oferecer condições para os novos colaboradores que irão integrar as empresas no futuro.

Esta adaptação por parte das empresas passa pela possibilidade de flexibilidade horária e pelo desenvolvimento do trabalho remoto. A geração Z pede ainda que haja bom ambiente, conciliação e desenvolvimento da carreira, o que será um desafio no que respeita à Gestão de Pessoas.

Num espaço de trabalho intergeracional é necessário desenvolver habilidades de liderança para os diferentes públicos internos e, externamente, o desafio é as empresas tornarem-se digitais e envolverem-se com os seus consumidores mais novos que, afinal, ditam o futuro e as tendências.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs

Disponível para novos projetos?

Envia-nos a tua candidatura!

Preferes escrever-nos um email? Envia a tua candidatura para: recrutamento@olisipo.pt