Os processos de Test Automation vêm auxiliar os bons resultados dos profissionais de testes na atualidade. A exigência crescente dos clientes por qualidade no software é alcançada com recurso à automação.
Os benefícios de Test Automation
De forma simples, a automação passa por tornar automático todo o processo de testes de um software, reduzindo a intervenção humana. Tal como os testes manuais, também os testes automatizados são um investimento que traz muito valor à organização.
A título de exemplo: enquanto os testes “tradicionais” exigem testes manuais para simular o que um utilizador faria, os testes automatizados recorrem a software especializado para efetuar esses mesmos testes.
Por um lado, a implementação de Test Automation vai diminuir as falhas que ocorrem em testes manuais. Por outro, vai rentabilizar melhor o tempo de trabalho.
Ao automatizar testes que consumiriam mais tempo quando executados manualmente, como os testes de regressão, a equipa fica disponível para se focar em tarefas com maior valor acrescentado, como os testes de explorat´órios.
Do mesmo modo que a automação otimiza o trabalho para maior produtividade, há outras vantagens em recorrer a Test Automation, como:
- esforço muito mais reduzido na repetição dos testes, tornando-os mais eficientes e, como consequência, mais ágeis
- eliminação de falhas humanas por reduzir de forma ativa e eficaz a sua participação no processo
- aumento da cobertura de testes aos sistemas
Apesar de existir uma possível vantagem em qualquer projeto, os benefícios dos procedimentos de automação são mais visíveis em projetos de grande escala, que necessitem de repetições de testes na mesma área e até projetos que já foram testados manualmente.
Além disso, deverá dar-se preferência a testes manuais quando é necessário retirar insights mais aprofundados e que estão mais dependentes do pensamento e da mente humana, algo que os testes automatizados não conseguem alcançar.
Preparar as equipas
Para preparar equipas capazes de implementar Test Automation deve haver uma aposta na formação e aquisição de conhecimentos. A atualização dos profissionais e o desenvolvimento das suas competências é essencial para dar resposta às exigências do mercado.
Nesse sentido, o curso Test Automation Fundamentals é o primeiro passo para que as equipas obtenham os conhecimentos necessários para iniciarem o seu percurso na área. Através da introdução do conceito de automação de testes, a formação guia os profissionais nos fundamentos desta prática e dota-os das ferramentas certas para planearem um projeto de automação de testes bem sucedido.
Por outro lado, para profissionais com experiência na área deverá apostar-se na certificação ISTQB Test Automation Engineer. Com este curso, os profissionais aprofundam os seus conhecimentos e adquirem as competências necessárias para guiar um processo de testes automatizados.
A área de Test Automation está a crescer, acrescentando valor ao trabalho entregue e modificando os processos de trabalho. Desse modo, as equipas responsáveis pelos processos de testes de software devem estar a par das práticas e ferramentas mais atualizadas, de forma a alcançar uma performance mais elevada e trazer melhores resultados à organização. As formações disponíveis nesta área são uma importante ferramenta neste sentido.