O valor da Ciber Segurança nas organizações

Tempo de Leitura: 2 minutos
cyber security

As pessoas numa organização são a maior ferramenta no combate às ameaças de Ciber Segurança. Ao mesmo tempo, são também a porta de entrada para inúmeras falhas pela falta de formação e informação sobre o assunto.

O tema da Ciber Segurança está em constante atualização e sempre em voga pela importância que assume em qualquer organização, independentemente da sua dimensão. Para além das dúvidas regulares que possam surgir, torna-se relevante identificar como a formação ajuda a combater o erro.

O conhecimento como poder

Não são apenas os técnicos informáticos que devem apostar em saber mais sobre Ciber Segurança. Na verdade, qualquer colaborador está sujeito às fragilidades que o meio digital traz, logo é relevante que todos estejam a par das melhores práticas nesta matéria.

Apostar na aprendizagem contínua e atualização de conhecimentos é uma das melhores estratégias para limitar problemas de segurança informática. Quando as equipas estão em sintonia com os procedimentos mais corretos, previne-se desde o primeiro momento ameaças de relevo para o funcionamento da organização.

Em simultâneo, devem comunicar-se os comportamentos a adotar em situações que se verifiquem de risco ou em que se detetam essas mesmas falhas na ciber segurança.

Acrescentar valor à organização

A passagem das atividades económicas para o digital aumentou significativamente a dependência dos meios online. Para consumidores e organizações, qualquer falha na ciber segurança compromete de forma significativa a confiança na marca e, por consequência, impacta a faturação.

Neste âmbito, os Testes de Segurança assumem-se como a única disciplina que ajuda a identificar falhas e vulnerabilidades na organização, potenciando a partir daí a criação de medidas de correção.

O investimento nesta área deverá ser tido como prioritário em qualquer organização, de maior ou menor dimensão. De facto, a crença de que só grandes empresas devem ter essa preocupação é um mito. Assim as empresas mais pequenas precisam assumir a Ciber Segurança como um tema de grande relevo, de forma a consolidar a confiança do cliente e garantir a viabilidade do seu negócio.

Soluções Olisipo

Como referência no mercado de formação em Portugal, na Olisipo mantemos um olhar atento sobre as matérias de Ciber Segurança. Para responder às tendências e necessidades do mercado, focamo-nos em criar uma oferta formativa completa nesta área e assim assegurar às organizações um trabalho com maior segurança no meio digital.

Demos um importante passo nessa direção em 2016, ao sermos a primeira entidade em Portugal a trazer o acesso à certificação CyberSec First Responder. Dedicado aos profissionais em segurança informática, este curso prepara-os para serem a primeira linha de defesa contra ciber-ataques.

De forma a levarmos mais longe este objetivo, lançamos diversos cursos, workshops e palestras para responder às questões dos profissionais e às necessidades do mercado.

Entre em contacto connosco e fique a conhecer com maior detalhe esta oferta e o melhor percurso formativo para profissionais e equipas.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs