O mercado de trabalho mudou e há desafios que se colocam à retenção de colaboradores nas organizações. É preciso identificar oportunidades de crescimento e potenciar o desenvolvimento profissional, contribuindo para a permanência de talento na empresa e otimização de resultados.
Os resultados alcançados pela aposta em Learning&Development (L&D) nem sempre são visíveis de forma direta ou facilmente mensuráveis. Contudo, o impacto sobre a retenção dos colaboradores nos projetos através de formação é inegável.
O investimento feito no desenvolvimento dos colaboradores é um boost no sentido de evoluir as suas skills, promovendo a sua satisfação com a organização e contribuindo para ótimos resultados na empresa.
Formação para retenção de colaboradores
Vivemos grandes mudanças no mercado de trabalho. Desde o recrutamento à retenção de talentos, passando pelos desafios do trabalho remoto e afastamento das equipas, as transformações são muitas.
A escassez de talento na área das TI traz uma panóplia de ofertas atrativas dos concorrentes no mercado, contribuindo para uma maior rotatividade de profissionais nas organizações. A retenção de colaboradores nesta área assume-se como um verdadeiro desafio para as empresas, que devem explorar estratégias e ferramentas para promover essa permanência.
Uma dessas estratégias passa por investir na formação dos colaboradores, contribuindo para a sua evolução e apresentação de ótimos resultados. A área de L&D está intrinsecamente relacionada tanto com o sucesso das equipas como com a retenção de talento.
Um estudo do LinkedIn refere que mais de 90% dos profissionais permanece mais tempo nos projetos quando a empresa investe na sua formação. O desenvolvimento profissional é a chave para qualificar colaboradores, promover bons resultados e trabalhar a sua permanência de longo prazo na empresa.
Através do aprofundamento e da atualização de conhecimentos, os profissionais veem as suas skills valorizadas e a sua competência reforçadas. Este investimento no desenvolvimento profissional é um fator de grande diferenciação face à concorrência, contribuindo para a retenção de colaboradores.
Otimização de recursos e melhoria de resultados
Apostar em L&D é uma forma de criar, dentro da organização, equipas com as skills necessárias para responder às exigências do mercado. Com formação à medida é possível colmatar as lacunas de conhecimentos essenciais ao progresso e a ótimos resultados.
Ao identificar as lacunas de conhecimento face ao objetivo a alcançar, o parceiro de formação pode sugerir as ações de formação mais acertadas para responder aos conhecimentos em falta.
Os recursos de tempo, humanos e financeiros da organização são assim rentabilizados, já que a formação é desenhada à medida dos colaboradores. Em estreita ligação, a área de L&D e o parceiro de formação desenvolvem um plano específico, de acordo com as necessidades da equipa e tendo em conta as suas restrições.
Por consequência, colaboradores dotados das mais recentes ferramentas de trabalho e com conhecimentos atualizados trazem um crescimento ótimo aos resultados da empresa.
A aposta na formação e no desenvolvimento profissional deverá ser parte da estratégia de longo prazo das organizações. A retenção de colaboradores, a produtividade e os bons resultados são potenciados precisamente pelo investimento em L&D, contribuindo para o sucesso da organização e dos seus talentos.