Testes de Software são custo ou investimento?

Tempo de Leitura: 2 minutos
student

A área de Testes de Software e QA tem ganho destaque nos últimos anos. Contudo, ainda há muitas organizações que não fazem investimento em Testes por não perceberem o valor real que trazem, enfrentando consequências graves que se podem evitar.

Na realidade, a área de Testes engloba tarefas que se estendem além da avaliação de código e da programação efetuada. A crescente utilização de software para responder às exigências tecnológicas no mercado trazem maior destaque às equipas de Testes e QA, essenciais para assegurar a qualidade do resultado final e para evitar graves perdas para a organização.

Perdas incontornáveis

Com o aumento exponencial de software e a digitalização de serviços e produtos, há processos que necessitam obrigatoriamente de maior atenção e investimento. Ignorar áreas fulcrais no desenvolvimento de software acarreta grandes riscos para qualquer organização. Entre esses, contamos:

  • altos custos para resolução
  • insatisfação do cliente e do utilizador final do software
  • perda de confiança por parte dos clientes
  • quebra de resultados
  • prejuízo no volume de negócios
  • em casos mais graves, possíveis ferimentos e mortes

Por um lado, o produto não está no ponto que a organização idealizou e não corresponderá ao que pretende. Por outro, o cliente irá detetar problemas e comprometer assim o negócio e a operação da empresa.

Comprometer a qualidade do software apresentado põe em causa a satisfação com o resultado apresentado, assim como a relação de negócios estabelecida que se quebra pela falta de confiança.

Para além disto, a resolução dos defeitos e falhas detetados terá um custo bastante superior em comparação ao investimento inicial em Testes de Software. Lançar o produto sem o testar acarreta um grande risco de grandes custos a nível de recursos financeiros, humanos e de tempo, que podem ser evitados apostando em QA.

Investir em Testes de Software

Valorizar a realização de testes é apostar na garantia de qualidade do produto que depois será lançado. Ao olhar para os Testes como uma fase essencial desde o início do ciclo de vida de desenvolvimento de um produto, há um maior controlo e resolução de defeitos que no futuro podem custar caro à organização.

Se o produto entregue está de acordo com as expetativas do cliente e apresenta elevada qualidade, então naturalmente há maior confiança da sua parte no trabalho da organização. Essa satisfação fará com que a popularidade do serviço prestado cresça, aumentando as hipóteses de conquistar novos clientes.

Uma das melhores formas de alcançar estes resultados é apostar nos profissionais e nas equipas responsáveis pelos Testes de Software. Hoje, um profissional da área de QA faz mais do que detetar bugs, contribuindo ativamente para a qualidade dos resultados, nas diversas etapas de desenvolvimento e processos.

Para garantir que as equipas estão capacitadas para dar resposta às exigências dos clientes e do mercado, há que investir na sua formação a par das tendências e ferramentas atualizadas.

Trabalhar de perto com um parceiro de formação permite assegurar que as necessidades formativas são colmatadas, como fazemos na Olisipo em conjunto com a SQS Portugal, referência na área de QA com os profissionais e formadores mais qualificados do mercado. Através da identificação de conhecimentos a desenvolver, é possível dar resposta adequada e à medida de cada equipa.

Através da evolução nos conhecimentos, ferramentas e técnicas, os colaboradores são dotados das competências essenciais a uma boa performance em Testes de Software.

Assim, conclui-se que os Testes são uma das formas mais eficazes de contribuir para o sucesso de um software e de toda a operação. Apostar nesta área é um investimento de grande relevância e que merece a atenção das organizações.

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs