A área de Testes de Software e QA tem ganho destaque nos últimos anos. Contudo, ainda há muitas organizações que não fazem investimento em Testes por não perceberem o valor real que trazem, enfrentando consequências graves que se podem evitar.
Na realidade, a área de Testes engloba tarefas que se estendem além da avaliação de código e da programação efetuada. A crescente utilização de software para responder às exigências tecnológicas no mercado trazem maior destaque às equipas de Testes e QA, essenciais para assegurar a qualidade do resultado final e para evitar graves perdas para a organização.
Perdas incontornáveis
Com o aumento exponencial de software e a digitalização de serviços e produtos, há processos que necessitam obrigatoriamente de maior atenção e investimento. Ignorar áreas fulcrais no desenvolvimento de software acarreta grandes riscos para qualquer organização. Entre esses, contamos:
- altos custos para resolução
- insatisfação do cliente e do utilizador final do software
- perda de confiança por parte dos clientes
- quebra de resultados
- prejuízo no volume de negócios
- em casos mais graves, possíveis ferimentos e mortes
Por um lado, o produto não está no ponto que a organização idealizou e não corresponderá ao que pretende. Por outro, o cliente irá detetar problemas e comprometer assim o negócio e a operação da empresa.
Comprometer a qualidade do software apresentado põe em causa a satisfação com o resultado apresentado, assim como a relação de negócios estabelecida que se quebra pela falta de confiança.
Para além disto, a resolução dos defeitos e falhas detetados terá um custo bastante superior em comparação ao investimento inicial em Testes de Software. Lançar o produto sem o testar acarreta um grande risco de grandes custos a nível de recursos financeiros, humanos e de tempo, que podem ser evitados apostando em QA.
Investir em Testes de Software
Valorizar a realização de testes é apostar na garantia de qualidade do produto que depois será lançado. Ao olhar para os Testes como uma fase essencial desde o início do ciclo de vida de desenvolvimento de um produto, há um maior controlo e resolução de defeitos que no futuro podem custar caro à organização.
Se o produto entregue está de acordo com as expetativas do cliente e apresenta elevada qualidade, então naturalmente há maior confiança da sua parte no trabalho da organização. Essa satisfação fará com que a popularidade do serviço prestado cresça, aumentando as hipóteses de conquistar novos clientes.
Uma das melhores formas de alcançar estes resultados é apostar nos profissionais e nas equipas responsáveis pelos Testes de Software. Hoje, um profissional da área de QA faz mais do que detetar bugs, contribuindo ativamente para a qualidade dos resultados, nas diversas etapas de desenvolvimento e processos.
Para garantir que as equipas estão capacitadas para dar resposta às exigências dos clientes e do mercado, há que investir na sua formação a par das tendências e ferramentas atualizadas.
Trabalhar de perto com um parceiro de formação permite assegurar que as necessidades formativas são colmatadas, como fazemos na Olisipo em conjunto com a SQS Portugal, referência na área de QA com os profissionais e formadores mais qualificados do mercado. Através da identificação de conhecimentos a desenvolver, é possível dar resposta adequada e à medida de cada equipa.
Através da evolução nos conhecimentos, ferramentas e técnicas, os colaboradores são dotados das competências essenciais a uma boa performance em Testes de Software.
Assim, conclui-se que os Testes são uma das formas mais eficazes de contribuir para o sucesso de um software e de toda a operação. Apostar nesta área é um investimento de grande relevância e que merece a atenção das organizações.