A gestão de conflitos é essencial no dia a dia. O conflito é uma situação a que todos nós constantemente estamos sujeitos nas mais variadas situações e contextos pessoais e profissionais. As noções e técnicas de conflito, negociação e decisão permitem diagnosticar com clareza a situação e reagir de forma adequada às várias situações.
Por que razão viver em permanente incerteza e indecisão, se a negociação é vantajosa? Sendo a negociação um processo que envolve partes, onde cada uma tem qualquer coisa que a outra quer, é necessário chegar a um acordo após uma fase de discussão. Importa saber qual a melhor forma de conduzir este processo negocial e que hipóteses temos de o concretizar com sucesso.
Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que necessitem frequentemente de se relacionar/comunicar com outras pessoas (clientes, colaboradores, colegas ou fornecedores).
Adquirir atitudes e comportamentos para evitar os bloqueios e sair das situações de conflitos. Utilizar um processo de negociação partilhada e equilibrada, focalizada na procura de soluções. Construir relações de confiança com os colaboradores para encontro facilitado de soluções.as fontes de avaliação de desempenho. Resolver situações de desacordo. Aplicar grelhas de avaliação.