Implementação de um Project Management Office (PMO)

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Nível Avançado | 14 horas | Laboral: 2 dias ou 4 dias (tardes) | Pós-Laboral: 4 dias

Apresentação

O Project Management Office (PMO) assegura que os procedimentos, práticas e operações dentro de uma empresa seguem o plano pré-estabelecido. É uma das estruturas organizacionais emergentes de crescimento mais rápido, focada nos desafios essenciais para gerir com eficiência ambientes de projeto intensos.
Este curso explora as melhores práticas para melhorar a comunicação, reduzir custos e otimizar a utilização de recursos.
O objetivo é fornecer maior foco, padronização e controlo aos projetos da organização, construindo um PMO eficaz.

Enquadramento

O PMO surge como resposta à necessidade crescente de estruturas que suportem a execução de projetos de forma consistente, garantindo alinhamento com a estratégia organizacional e aumentando a taxa de sucesso.

Destinatários

Gestores de projeto, gestores funcionais e outros profissionais com responsabilidades actuais ou futuras num PMO.

Pré-requisitos

Não obrigatórios. No entanto, participantes com conhecimentos prévios em Gestão de Projetos beneficiarão mais dos ensinamentos.

Objectivo geral

Dotar os participantes de competências para estruturar e implementar um PMO, avaliar a sua eficácia e promover uma cultura organizacional orientada para a gestão profissional de projetos.

Objectivos específicos

  • Avaliar as vantagens da constituição de um Project Management Office.
  • Conhecer e aplicar uma avaliação do desempenho de projetos.
  • Acompanhar o ciclo de vida da implementação de um PMO.
  • Elaborar o business case de um PMO.
  • Efectuar o planeamento da implementação de um PMO.

Programa

  1. Enquadramento da gestão de projetos. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  2. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  3. Funções típicas de um PMO
    • Interface entre o PMO e os gestores de projeto;
    • Desenvolvimento de normas e métodos de gestão de projetos;
    • Apoio a projetos e consultoria a projetos em dificuldades;
    • Análise do desempenho dos projetos;
    • Implementação e suporte da ferramenta de planeamento e controlo de projetos
  4. Implementação de um PMO
    • Envolvimento dos stakeholders;
    • Avaliação da maturidade organizacional;
    • Plano de implementação do PMO;
    • Instalação do PMO;
    • Encorajar a certificação em gestão de projetos.
  5. Implementação da Mudança
    • Implementar uma mudança controlada para uma adoção positiva;
    • Promover uma imagem e uma cultura de gestão de projetos.
    • Evolução da framework de maturidade do PMO
  6. Melhoria Contínua
    • Incorporar as melhores práticas
    • Conduzir e implementar as lições aprendidas
  7. Caso prático em grupo
    • Elaboração do business case de um PMO
    • Planeamento de um PMO

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