Gestão de Projetos com Microsoft Project

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Nível Iniciado | 21 horas | Laboral: 3 dias | Pós-Laboral: 6 dias

Apresentação

A gestão de projetos é uma área fundamental em qualquer empresa ou a nível individual. Este curso de Microsoft Project vai dotar os seus participantes com métodos e técnicas de gestão proativa, assente em procedimentos e técnicas específicas recorrendo ao programa desenhado pela Microsoft. Os alunos aprenderão, passo-a-passo, a planear e gerir cronogramas, tempo, custos, recursos humanos, acompanhar a sua evolução, tomar ações corretivas e conduzir o projeto ao sucesso.

Objetivos

Dotar os formandos dos conhecimentos necessários para gerir qualquer projeto com sucesso, independentemente da sua dimensão ou complexidade.

Destinatários

Este curso de Microsoft Project destina-se a todos os participantes que estejam interessados na profissão de Gestão de Projectos tais como: Directores, Gestores funcionais assim como qualquer pessoa com funções e responsabilidades de Gestão.

Pré-requisitos

Conhecimentos e prática com o ambiente Windows

Programa

  1. Contexto da Gestão de Projectos 1.1. Definição de Projecto e de Gestão de Projectos 1.2. Intervenientes num projecto 1.3. Quadrado dos objectivos concorrentes de um projecto 1.4. Factores de sucesso e de insucesso de um projecto 1.5.Ciclo de vida do Projecto 1.6. Grupos de Processos na Gestão de Projectos 1.7. Iniciação, Planeamento, Execução, Monitorização, Controlo e Encerramento 1.8.Curva de esforço 1.9.Apresentação das áreas de conhecimento 1.9.1. Gestão do Âmbito 1.9.2. Gestão do Custo 1.9.3. Gestão do Prazo 1.9.4. Gestão da Qualidade 1.9.5. Gestão dos Recursos Humanos 1.9.6. Gestão da Comunicação 1.9.7. Gestão do Risco 1.9.8. Gestão das Aquisições 1.9.9. Gestão da Integração do Projecto
  2. Iniciar um projecto 2.1. Termo de Abertura 2.2.Como nasce um projecto? 2.3.Conteúdo do termo de abertura 2.3.1. Determinação dos objectivos 2.3.2. Requisitos, entregas, restrições e pressupostos do Projecto 2.3.3. Descrição preliminar do âmbito do projecto 2.3.4. Publicação do termo de abertura
  3. Planear o Âmbito do Projecto 3.1. Descrição e planeamento do âmbito 3.1.1. Criação da Work BreakDown Structure (WBS)
  4. Planear a Qualidade do Projecto 4.1. Ferramentas e técnicas utilizadas 4.1.1. Análise custo/benefício 4.1.2. Benchmarking 4.2.Resultados e entregas 4.2.1. Plano de Gestão da Qualidade 4.2.2. Métricas da Qualidade 4.2.3. Plano de melhoria de processos
  5. Planear o Risco do Projecto 5.1. Planeamento da Gestão do Risco 5.2. Identificação dos Riscos 5.3.Análise qualitativa dos riscos 5.4. Planeamento das respostas aos riscos
  6. Planear a Comunicação no Projecto 6.1. Ferramentas e técnicas utilizadas 6.1.1. Modelos de comunicação 6.1.2. Necessidades de comunicação 6.1.3. Tecnologias de comunicação 6.2. Plano de Gestão da Comunicação
  7. Planear um Projecto 7.1.Aquisições 7.2. Planeamento e gestão das aquisições 7.2.1. Comprar ou Fazer? 7.2.2. Selecção dos fornecedores 7.3.Administração de contratos
  8. Criar o Plano do Projecto 8.1. Descrição e sequencia das actividades 8.1.1. Gráfico de Gantt 8.1.2. Diagrama de Rede 8.2. Estimar a duração das actividades 8.2.1. Método do Diagrama de Precedência 8.3.Caminho crítico 8.4.Relações de dependência entre actividades 8.5. Métodos para estimar duração das actividades 8.6. Estimação e planeamento dos recursos
  9. Gerir a Equipa do Projecto 9.1.Recrutar a equipa de Project 9.2. Gerir a equipa de projecto 9.2.1. Resolução de conflitos 9.3. Liderança e estilos de liderança 9.3.1. Teoria da liderança situacional, Teoria X e Teoria Y 9.4. Motivar a equipa de projecto 9.4.1. Perceber as necessidades da equipa 9.4.2. Pirâmide de Maslow, Teoria dos 2 factores, Teoria das expectativas, Teoria das necessidades adquiridas
  10. Planear as Alterações do Projecto 10.1. Controlo integrado de alterações 10.2. Controlo de alterações ao nível do âmbito, prazo e custos 10.3. Sistema de controlo de alterações 10.4. Controlo e garantia da qualidade
  11. O Desempenho do Projecto 11.1. Earned Values Management (EVM) 11.2. Resultados e Entregas 11.2.1. Relatórios de desempenho
  12. Encerrar o Projecto 12.1. Características do encerramento 12.2. Encerramento administrativo 12.3. Encerramento dos contratos 12.4. Lições aprendidas

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