Já desenhou o seu plano de formação? É hora de agilizar a aprendizagem na organização

Tempo de Leitura: 4 minutos
formação para a organização

Sabemos que planear a formação para os talentos da organização por vezes parece um quebra cabeças. Mas tudo pode ser transformado quando se promove uma aprendizagem à medida e se envolve os colaboradores na sua especialização.

Numa organização de grande dimensão, com perfis técnicos diversificados e constantes desafios no mercado para ter em mente, o plano formativo merece ainda mais atenção. Na Olisipo, contamos com uma colaboração próxima com a nossa área de Learning para elaborar este plano de formação e agilizar a aprendizagem dos colaboradores.

Como conta Catarina Poeiras, HR Manager na Olisipo, “este plano formativo permite-nos levar a carreira dos colaboradores mais longe, enquanto eles mesmos escolhem o seu caminho de crescimento e melhoram os resultados a nível global”.

Por todas as vantagens que o investimento na formação dos talentos traz para a organização, torna-se imperativo olhar para os planos formativos como uma ferramenta de grande valor para alcançar com sucesso os objetivos das equipas e de toda a organização.

Um mix entre necessidades e desafios individuais

Na globalidade, a estratégia mais tradicional para a formação interna tem passado pelo levantamento de necessidades junto das equipas:

  • Quais são as urgências formativas?
  • Que certificações são úteis para aprofundar conhecimentos?
  • Que exigências surgem no mercado?
  • Que competências devem ser desenvolvidas para isso?

Mas com tantos desafios e transformação no mercado das TI, é preciso inovar. Olhar para o percurso de especialização dos colaboradores é uma estratégia cada vez mais valiosa, onde estes devem ter um papel ativo na definição dos seus desafios.

De acordo com um estudo do LinkedIn, 78% dos especialistas que apostam em formação identificam a necessidade de obter recomendações de cursos com base nos seus objetivos profissionais.

Na Olisipo, a estratégia passa exatamente por “agilizar o levantamento de necessidades e cruzar o que é procurado pelos colaboradores com o que o cliente nos pede”, conta Catarina Poeiras.

Também Catarina António, Learning Operations Manager na Olisipo, revela que “tem havido um maior cuidado no levantamento de necessidades, de acordo com o que os colaboradores necessitam para evoluir”.

A chave está, então, em enquadrar as formações no percurso com vista à evolução dos talentos. É importante que os especialistas e as suas organizações entendam o potencial que a formação e desenvolvimento têm para a evolução de todos.

Torne a aprendizagem flexível

Desde que a estratégia formativa na Olisipo passou a contemplar oportunidades de aprendizagem além da formação presencial, como Live Training e video learning, é notório que “há cada vez mais colaboradores a valorizar a sua formação e certificação, a participar nos diferentes formatos de aprendizagem”.

Os dados provam isso mesmo: de 2019 a 2021, a Olisipo viu um acréscimo de 61% nas horas de formação concluídas pelos colaboradores, entre formação Live Training, video learning, competências técnicas, desenvolvimento pessoal e profissional, preparação e realização de exames de certificação.

Entre a definição de um calendário formativo e o planeamento de percursos à medida, é cada vez mais relevante flexibilizar também as opções de formação dos seus especialistas. Destacamos aqui 5 dicas essenciais:

1. Invista em novas modalidades de aprendizagem

Não existe um modelo “one size fits all” na formação, pelo que é importante colocar à disposição dos seus colaboradores diferentes modalidades de formação. Entre as vantagens de cada uma, os especialistas podem escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e expetativas.

Com os constrangimentos causados pela pandemia, a Olisipo lançou a formação em direto e online, através do Live Training, que “veio responder ao facto de não conseguirmos fazer formação presencial e acabou por se assumir uma verdadeira modalidade para ficar”, revela Catarina António. 

2. Possibilite mais horários para formação

Nem todos os especialistas trabalham nos mesmos períodos do dia e é importante criar mais momentos para fazerem formação.

Catarina Poeiras conta que, por exemplo, “a aposta em formação pós-laboral dá a possibilidade de os colaboradores participarem sem comprometer os horários de trabalho”.

Por isso, preveja formações que se repetem ao longo de todo o ano e também em regimes horários diferentes, criando mais oportunidades para os seus talentos participarem nas formações.

3. Diversifique as competências a desenvolver

Sabemos que a formação on the job assume grande relevância no onboarding de novos talentos na organização. Mas nem por isso a formação além do trabalho deve perder importância.

Independentemente do tempo de experiência e área de atuação dos seus especialistas, invista na diversificação dos conhecimentos a adquirir e das competências a atualizar com um mix de hard skills e soft skills.

“Além das formações técnicas, damos destaque ao desenvolvimento pessoal e profissional. No plano inserimos cursos no âmbito da gestão de tempo, produtividade, comunicação… pela relevância que têm em todas as equipas e no seu trabalho diariamente”, conta Catarina Poeiras.

4. Utilize plataformas digitais

Com a realidade do trabalho remoto ou híbrido, recomendamos tirar partido das plataformas e ferramentas digitais para potenciar a formação na sua organização.

Para além dos softwares para realizar formação em direto e tempo real, o video learning é outra opção a explorar para:

  • Permitir realizar formação assíncrona, conforme disponibilidade dos colaboradores;
  • Dar a conhecer uma série de matérias e áreas de conhecimento diferentes;
  • Fomentar a formação de curta e longa duração;
  • Incentivar a realização de outros cursos de caráter obrigatório;
  • Desenvolver competências chave como pré-requisitos em determinadas formações presenciais.

5. Valorize a certificação

As tendências, frameworks, tecnologias e normas de trabalho estão em constante mutação no mundo das TI. Por isso mesmo, além de investir em formação para acompanhar as necessidades, incentive os seus especialistas para a obtenção de certificações.

Com grande valor para melhorar a performance dos colaboradores e trazer excelentes resultados para a organização, as certificações em TI são essenciais para destacar e distinguir a sua organização no mercado.

Para além de um centro de formação próprio, a Olisipo conta também com um centro de exames certificado pela Pearson Vue,

Ainda não pediu feedback aos seus colaboradores?

Está no momento de os envolver no desenho da sua carreira, destacando o seu papel no crescimento de toda a organização.

  • No início, para entender as suas expetativas e background, orientando o desenho da formação e preparando o formador;
  • No final, “para percebermos o que poderemos ter de melhorar, aproveitando esses inputs para outras formações correrem tão bem ou melhor”, revela Catarina António.

A partir do feedback dos talentos, deve haver uma estratégia concertada entre a organização e o parceiro de formação para compreender como vai a aprendizagem responder aos desafios identificados.

Valorize os seus especialistas e contribua para excelentes resultados através de uma estratégia de formação completa para a organização. Mesmo numa organização de grande dimensão, é possível criar modelos de aprendizagem com vista ao sucesso.

Além do levantamento de necessidades, observe tendências, identifique desafios e conheça as ambições dos seus profissionais. Aposte na formação das suas equipas e faça crescer os resultados da organização.

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