Design Thinking

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500

16 Horas.

 

Apresentação

Dotar os participantes de competências teórico-práticas que lhes permitam descobrir novas formas de desenvolver a sua criatividade, conhecer o processo e ferramentas de Design Thinking e, especialmente, aplicar estas ferramentas à resolução de problemas enquadrados num case/negócio real.

Objetivos

No final deste curso os participantes saberão:

  • Identificar as principais fases do processo de Design Thinking.
  • Reconhecer e aplicar as principais ferramentas de Design Thinking.
  • Perceber a metodologia, aplicada a casos reais

Conteúdo Programático

  • Conceitos de Criatividade.
  • Fundamentos do Design Thinking.
  • Processo e Ferramentas de Empatia e Definição.
  • Processo e Ferramentas de Ideação.
  • Processos, Tipos e Ferramentas de Prototipagem.
  • Procedimentos de Gestão de Projeto Piloto.
  • Trabalho Final.
  • Revisão/Reflexão.

Documentação de Apoio

  • Manual de enquadramento do formando;
  • Colectânea de slides do formador;
  • Documentos de trabalho;
  • Enunciados com exercícios.

Destinatários

  • Empresários
  • Dirigentes
  • Quadros Superiores

Conteúdo Programático (em detalhe)

Conceitos de Criatividade:

  • Razões Para o Desenvolvimento dum Novo Produto/Serviço.
  • Quem Pode Aplicar o Desenvolvimento dum Novo
  • Produto/Serviço?
  • Porquê Novos Produtos/Serviços?
  • Áreas e Assuntos do Desenvolvimento de Produtos/Serviços.
  • Evolução do Desenvolvimento de Produtos/Serviços.
  • Inovação:
    • Enquadramento;
    • Tipos;
    • Tecnológica.
  • Produtos/Serviços Melhorados versus Produtos/Serviços
  • Inovadores.
  • Modelos de Inovação Tecnológica.
  • Porquê Inovar?
  • Processos de Inovação:
    • Modelo Geral.
    • Modelo de Booz, Allen & Hamilton.
    • Modelo Stage-Gate, Cooper.
  • Processos de Inovação Disruptiva.
  • Princípios da Análise da Cadeia de Valor (Porter).
  • Definição da Cadeia de Valor.
  • Processo de Desenvolvimento do Produto/Serviço.
  • Macroprocessos da Metodologia Agile Think ® Canvas.
  • Foco da Concepção do Produto/Serviço.

Fundamentos do Design Thinking:

  • Uma Abordagem Centrada no Ser Humano.
  • O Que É o “Design Thinking”.
  • Design Thinking Models:
    • Stanford Design School.
    • Modelo Duplo Diamante.
  • Stanford Design School vs Modelo Duplo Diamante.
  • Design Thinking:
  • Processos de Aprendizagem:
    • Benefícios.
    • Estudos de Caso.
    • Template.

Processo e Ferramentas de Empatia e Definição:

  • Etapas do Design Thinking – Modelo Duplo Diamante –
  • Descobrir.
  • Compreensão do Problema e Definição da Estratégia para a
  • Solução.
  • Imersão Preliminar & Imersão Profunda.
  • Etapas do Design Thinking – Modelo Duplo Diamante – Definir.
  • Cartões Insight.
  • Dos Cartões Insight ao Diagrama de Afinidades.
  • Diagrama de Afinidades:
    • O Que É?
    • Construção.
    • Exemplo.
  • Mapa de Convergência (Diagrama de Venn).
  • Mapa de Convergência (Diagrama de Venn) – Exemplo.
  • Mapa Grupo de Utilizadores.
  • Mapa Grupo de Utilizadores – Exemplo.
  • Jornada do Cliente/Utilizador.
  • Blueprint de Serviço.
  • Mapa de Stakeholders.
  • Mapa de Stakeholders – Exemplo.
  • Mapa da Empatia.
  • Mapa da Empatia – Simulação.
  • Point of View Statement.

Processo e Ferramentas de Ideação:

  • Etapas do Design Thinking – Modelo Duplo Diamante –
  • Desenvolver.
  • Geração de Ideias.
  • Objectos para o Mapeamento do Conhecimento e Geração de Ideias.
  • Sessões de Geração de Ideias.
  • Tomadas de Decisão – Six Thinking Hats.
  • Avaliação e Selecção de Ideias.
  • Avaliação e Selecção de Ideias – Exemplo.
  • Sessões de Design.
  • “Checklist Base”

Processos, Tipos e Ferramentas de Prototipagem:

  • Etapas do Design Thinking – Modelo Duplo Diamante – Entregar.
  • Compreensão do Cérebro – Modelos Mentais.
  • Modelos Mentais (Exemplo).
  • O Nosso Cérebro nos Modelos Visuais.
  • Concepção de Modelos Visuais.
  • O Cérebro, o Modelo de Negócio e o Quadro Canvas.
  • Modelo de Negócios Canvas – Princípios.
  • O Que é o Quadro do Modelo de Negócio Canvas?
  • Para Que se Usa o Quadro.
  • Construção do Modelo.
  • As Quatro Etapas de Construção.
  • Modelo de Negócios Canvas – Questões Fundamentais.
  • Modelos Visuais.
  • Criação de Protótipos – Objectivos.
  • O Uso de Protótipos.
  • Protótipos:
    • Apresentação do Esboço & Realização.
    • Tipos.
    • Processo.
    • Enquadramento dos Testes.
  • “Checklist Base”.
  • Testes:
    • Preparação.
    • Tipos.
    • Documentação.
    • Principais Insights.
  • Storyboard.
  • Wireframing.
  • Simulação.
  • “Checklist Base”.

Procedimentos de Gestão de Projecto Piloto:

  • Projecto Piloto.
  • Mapa da Experiência.
  • Mapa da Experiência – Exemplo.
  • Comunicação Oral (Estratégia).

Trabalho Final (Elaboração de um Caso Tipo).

Revisão/Reflexão

Pedido de Informação