Apresentação
O crescimento profissional como gestor de projetos acompanha a crescente necessidade global de gestão de projetos. Estudos indicam que, até 2027, as organizações precisarão de preencher cerca de 2,2 milhões de novas funções orientadas a projetos por ano, criando uma forte procura de gestores de projeto qualificados.
A certificação Project Management Professional (PMP®) é reconhecida mundialmente como um indicador de competência comprovada na gestão de projetos, valorizada por organizações, colegas e pelo mercado global.
Após concluir esta formação e obter a certificação PMP®, o participante fará parte de um grupo restrito de profissionais altamente qualificados, com domínio nas três principais áreas do desempenho profissional em gestão de projetos:
- Pessoas: competências essenciais para liderar equipas de forma eficaz em ambientes de constante mudança.
- Processo: domínio técnico para gerir projetos com sucesso.
- Ambiente de Negócios/Corporativo: capacidade para alinhar projetos com a estratégia organizacional.
A certificação PMP® atesta competências de liderança, conhecimento técnico e capacidade para impulsionar resultados e aumentar o impacto organizacional a nível global.
A formação está alinhada com o PMBOK® Guide e o Agile Practice Guide, preparando o participante para o exame PMP® do PMI®. Inclui três abordagens principais:
Enquadramento
A função de gestor de projetos exige hoje domínio de metodologias tradicionais, ágeis e híbridas. Este curso combina estas abordagens, garantindo que o participante domina não apenas as ferramentas e técnicas, mas também a linguagem e as boas práticas reconhecidas internacionalmente pelo PMI®.
Destinatários
Profissionais que pretendam preparar-se para a certificação PMP®, consolidar competências e evoluir na carreira como gestores de projeto.
Pré-requisitos para a certificação PMP®:
- Opção 1:
- Experiência mínima de 36 meses em ambiente de projeto.
- Licenciatura ou equivalente.
- 35 horas de formação em gestão de projetos concluídas até à data do exame ou certificação CAPM®.
- Opção 2:
- Experiência mínima de 60 meses em ambiente de projeto.
- Ensino Secundário Completo ou equivalente.
- 35 horas de formação em gestão de projetos concluídas até à data do exame ou certificação CAPM®.
Objectivo geral
Preparar os participantes para o exame de certificação PMP®, dotando-os de conhecimentos e competências robustas em gestão de projetos, aplicáveis a diferentes contextos e setores.
Objectivos específicos
- Desenvolver competências de gestão de projetos alinhadas com o padrão global do PMI®.
- Aplicar uma abordagem formal baseada nas melhores práticas internacionais.
- Selecionar e adaptar processos, técnicas e ferramentas a diferentes contextos de projeto.
- Reforçar capacidades de liderança, gestão de equipas e alinhamento estratégico.
Programa
- Criar uma equipa de alto desempenho
- Construir a equipa.
- Definir regras básicas da equipa.
- Negociar acordos de projeto.
- Dar autonomia a membros da equipa e stakeholders.
- Formar membros da equipa e stakeholders.
- Envolver e apoiar equipas virtuais.
- Criar entendimento partilhado sobre o projeto.
- Iniciar o projeto
- Determinar a metodologia, métodos e práticas adequados.
- Planear e gerir o âmbito (scope).
- Planear e gerir orçamento e recursos.
- Planear e gerir o cronograma.
- Planear e gerir a qualidade dos produtos e entregas.
- Integrar atividades de planeamento do projeto.
- Planear e gerir aquisições.
- Estabelecer a estrutura de governação do projeto.
- Planear e gerir o encerramento do projeto/fase.
- Executar o trabalho
- Avaliar e gerir riscos.
- Executar o projeto para entregar valor de negócio.
- Gerir comunicações.
- Envolver stakeholders.
- Criar artefactos do projeto.
- Gerir alterações do projeto.
- Gerir questões do projeto.
- Assegurar a transferência de conhecimento para continuidade.
- Manter a equipa no rumo certo
- Liderar a equipa.
- Apoiar o desempenho da equipa.
- Resolver impedimentos, obstáculos e bloqueios.
- Gerir conflitos.
- Colaborar com stakeholders.
- Orientar (mentorar) stakeholders relevantes.
- Aplicar inteligência emocional para promover o desempenho da equipa.
- Manter o foco no negócio
- Gerir requisitos de conformidade.
- Avaliar e entregar benefícios e valor do projeto.
- Avaliar e responder a alterações no ambiente interno e externo.
- Apoiar mudanças organizacionais.
- Promover a melhoria contínua dos processos.