Apostar num curso de persuasão traz os conhecimentos fundamentais para desenvolver a capacidade de expor o nosso ponto de vista da forma mais clara e objectiva. Todos os dias comunicamos com os que nos rodeiam, quer seja em casa, na escola ou nas organizações. Em geral, a maior parte das pessoas realiza este processo com um nível razoável de sucesso. Diremos que são pessoas expressivas e interessantes ao nível comunicativo, mas no local de trabalho ao enfrentar uma situação de comunicação pública ficam nervosas e passam por crises de confiança. Existem vários factores a ter em conta numa situação que exige exposição para obter sucesso na comunicação e ultrapassar todo o medo de comunicar em público. O mapa mental é uma das ferramentas que poderá tornar uma comunicação clara e eficaz, de forma a englobar as 3 fases de processo: o planeamento, o desenvolvimento e o balanço final da apresentação.
Destinatários
Gestores, Técnicos, Quadros, Formadores e todos os profissionais que necessitam de fazer apresentações em público para pequenas ou grandes audiências. Quadros comerciais que desejam desenvolver a qualidade da sua expressão oral para participar em reuniões (internas ou externas) e defender as suas ideias perante grupos (clientes, colegas ou prescritores e decisores).
Objetivos
Neste curso de persuasão, pretende-se ultrapassar a ansiedade inicial relacionada. Preparar e construir uma apresentação em função do tema, do objectivo e do auditório. Adquirir o controlo da comunicação verbal e não verbal nas apresentações em público. Apresentar uma exposição de forma firme, dinâmica e persuasiva. Captar e manter a atenção da audiência. Responder às questões colocadas durante uma apresentação.
Programa
A imagem do orador e as primeiras impressões.
A importância da congruência em comunicação: a comunicação verbal e não verbal.
Estar perante um grupo e lidar com o imprevisto.
A mobilização rápida das ideias.
Libertar-se das inibições e tensões que bloqueiam a comunicação.
Transformar o stresse inicial em energia estimulante.
Descobrir os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação.
Identificar os seus pontos fortes e fracos.
Comunicar para persuadir: adoptar uma linguagem e postura persuasiva.
Identificar o contexto da apresentação: ter em conta o público, o objectivo e a situação.
Perguntas chave para começar a preparação.
Critérios para organizar um discurso.
Desenvolver uma ideia distinguindo o essencial do acessório.
Planificar para gerir o tempo de forma eficaz.
Aplicar os mapas mentais no planeamento e durante a apresentação